PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana e Mineira:

 

 

João Gonçalves Lanhoso e Joana Cardoso, já falecidos em 1802, tiveram, pelo menos, os filhos:

 

1- José Gonçalves Cardoso, casado com Ângela Francisca das Neves, filha de Francisco Antonio e Ana das Neves de Moraes (SL. 5º, 130, 5-8). Moradores nas vizinhanças de Mogi das Cruzes-SP em 1802.

2- Inácio Gonçalves Cardoso, casado com Josefa Maria de Jesus, irmã de Ângela Francisca supra (SL. 5, 130, 5-6). Idem.

3- Tomé Gonçalves Lanhoso, em 1802 era morador na Freguesia dos Guarulhos em São Paulo.

4- Margarida Cardoso de Jesus, já falecida em 1802, seus filhos receberam legados do irmão Antonio:

4-1 Antonio José Cardoso, padre.

4-2 Luiza Maria de Jesus, viúva de Raimundo da Cunha Leite, que fora morador nas cabeceiras do Rio das Velhas. Em 1802 Luiza morava em Goiás. Recebeu de legado 50$000 réis “para ajudar a casar uma filha única que tem”, e os filhos Joaquim José Cardoso e Anacleto da Cunha Luiz receberam 9$600 réis cada um.

4-3 João José da Costa, recebeu de legado 12$000 réis.

 

5- Antonio Gonçalves Cardoso, natural de Congonhas do Campo-MG, faleceu solteiro com testamento redigido em 20-02-1802, onde deixa legados pios aos pobres e a inúmeros sobrinhos, inclusa a sobrinha:

- Maria Francisca dos Anjos, casada com Tomás da Maia Brito, moradores em Congonhas do Campo-MG.

 

ANTONIO GONÇALVES CARDOSO

Testamento

 

Museu Regional de São João Del Rei- Testamentos cx: R-18

Data: 1809

Testador: Antonio Gonçalves Cardoso

Testamenteiro – Jose Joaquim Correa

Local – Vila de São João Del Rei

Data – escrito em 20 de fevereiro de 1802

Transcrição e disponibilizado  – Moacyr Villela - 2006

 

Eu Antonio Gonçalves Cardoso, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Congonhas do Campo, Termo da Comarca de Vila Rica, filho legitimo de João Gonçalves Lanhoso e de Joana Cardosa já falecidos, morador nesta Vila de São João Del Rei...Instituo por meu primeiro testamenteiro ao Reverendo Marçal da Cunha e Matos, mestre régio; Segundo – João Paulo Carneiro; Terceiro – Manoel Luis Dias; Quarto – Capitão Jose Joaquim Correa, todos moradores nesta Vila. Quinto – meu compadre Capitão Luis da Silva Vale morador em Vila Rica; Sexto – Tenente Manoel Jorge Ribeiro morador na Vila de São Jose; Sétimo – meu sobrinho Reverendo Antonio Jose Cardoso, morador na Freguesia de Congonhas do Campo.

Declaro que sou solteiro e não tenho herdeiros por modo algum.

Pede acompanhamento de 25 padres em seu enterro. Nomeando- ...Meu Reverendo pároco ou seu coadjutor, sacerdotes – Dr. Pedro Jose Pereira de Castro, vigário da Vara, Manoel Antonio de Castro, Agostinho Fernandes da Costa, João da Costa Guimarães, João Peixoto do Amaral, Joaquim Jose Pereira, Marçal da Cunha e Matos, Antonio Moreira Pires, Joaquim Jose de Souza Lira, Jose Albano Nogueira, Luis Pereira Gonzaga, Jose da Silva P...., Manoel Lourenço de Oliveira, Francisco Xavier Portes, Manoel Jose Correia, ....Alvarenga, Manoel Moreira Prudente, Felisberto de tal, Manoel Jose Dias, Anacleto de Tal, Manoel Joaquim Nogueira, Joaquim Jose Alves, Jose Florêncio, Antonio Joaquim de Arantes e os irmãos de minha ordem do Carmo, da venerável ordem terceira de São Francisco, Santíssimo e Almas e mais sacerdotes de fora que estiverem na Vila,  receberão esmola de uma oitava , cada um .

Rogo as irmandades dos Passos, N. Sra. Da Boa Morte, São Gonçalo Garcia, Mercês e Rosário que acompanhem e a cada uma será dado de esmola 5 oitavas de ouro.

No dia de meu enterro se Dara ao carcereiro 16.800 reis para serem distribuídos aos presos, brancos, pardos e pretos, forros e cativos, mulheres e homens, em mantimentos ou em ouro como eles quiserem.

Aos pobres mendicantes presentes será distribuído 45.600 reis;

Mais 45.600 reis para pobres pardos ou brancos, casados ou solteiros que vivam bem;

Aos pobres lázaros e entrevados que não podem sair de casa 24.000, meia pataca de ouro a cada um.

A varias capelas e altares – 156.600 reis

Total de 530 missas em vários locais (entre eles Santo Antonio no Rio de Janeiro, São Francisco em Taubaté, N. Sra Aparecida em Guaratinguetá.) de esmola de meia oitava de ouro.

12 missas pela minha irmã Margarida Cardoso de Jesus, mãe do reverendo Antonio Jose Cardoso;

Os bens que estão assinalados em meu livro de razão deverão serem entregues a meus irmãos Jose Gonçalves Cardoso e Inácio Gonçalves Cardoso moradores nas vizinhanças de Mogi das Cruzes em São Paulo.

Deixo a minha sobrinha Luiza Maria de Jesus, filha de minha irmã Margarida Cardosa de Jesus e viúva de Raimundo da Cunha Leite morador nas cabeceiras do Rio das Velhas, freguesia de Nossa Senhora do Desterro do Desemboque, Capitania de Goiás – 50.000 para ajudar a casar uma filha única que tem.

Deixo a meu sobrinho irmão da anterior chamado Jose João da Costa – 12.000;

Deixo ao compadre Capitão Luis da Silva Valle morador na Vila Rica – 350.000 para o dote de suas filhas solteiras., sendo 76.000 ao meu afilhado Maximiliano Candido filho do mesmo.

Deixo a minha sobrinha Maria Francisca dos Anjos casada com Tomas da Maia Brito moradores em Congonhas do Campo 34.000;

Deixo a Joaquim Jose Cardoso e Anacleto da Cunha Luiz, ambos filhos de minha sobrinha Luiza Maria de Jesus – 9.600 reis a cada um;

Declaro que tenho uma divida com meu irmão Tomé Gonçalves Lanhoso morador na Freguesia dos Guarulhos em São Paulo.

 

Conta de pagamento dos legados soma – 2:666$934.

 

Dizem Dona Sabina Flavia Domitila da Silva e outros filhos do Capitão Luis da Silva Vale, falecido, casado que foi com Margarida Francisca de Santa Rosa, do qual ficaram 7 filhos.....(em 1828)