PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO GARCIA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Caixa: 55

Ano: 1789

Nº de Páginas: 90

Testador: Antonio Garcia

Testamenteiro: João Luis Coelho de Garre

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo, Amém.

Saibam quantos este meu Testamento virem que sendo no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e oitenta e um anos, aos doze dias do mês de Março do dito ano nesta fazenda do Barroso, Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes aonde eu na dita Aplicação da Capela do Barroso sou morador, em a minha fazenda chamada o Campinho, tudo freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, eu Antonio Gracia estando em meu juízo perfeito que Deus me conserva e desejando dispor dos meus bens e coisas respectivas a minha salvação faço este meu Testamento na forma seguinte:

(.......................)

Meu corpo será envolto em o Hábito de São Francisco ou de Santo Antonio (...) e sepultado dentro da dita Matriz (...).

Rogo a João Luis Coelho de Garre em primeiro lugar e em segundo lugar a Manoel de Araújo e em terceiro ao Capitão Vicente José dos Santos este morador em a Vila de São José e em quarto a Domingos da Silva Loures este e os mais moradores nesta Freguesia, sejam meus Testamenteiros (...).

Sou natural e batizado na Freguesia de São Bartolomeu da Ilha Terceira, Bispado de Angra, filho legítimo de Antonio Garcia e de Josefa do Espírito Santo, já falecidos, sou solteiro e nunca fui casado e não tenho herdeiros forçados ascendentes ou descendentes por cujo motivo instituo a minha alma por minha universal herdeira.

Os bens que possuo é a dita minha fazenda chamada o Campinho e escravos e criações e bens móveis e tudo o mais que se achar por meu falecimento e as dívidas que devo e se me devem constarão por meu falecimento.

(.......................)

Deixo por legado e esmola a Ana, filha legítima de João Luis Coelho Garre quatrocentos mil réis que assim entregarão ao dito seu pai ou a quem a reger por ser de presente ainda de menor idade e com quitação do dito servirá de descarga a meu Testamenteiro e se a dita Ana for falecida antes do meu falecimento neste caso a dita quantia deixo por legado e esmola a Luiza Maria e Rosa filhas legítimas do dito João Luis Coelho para se repartir esta quantia a cada uma o que lhe tocar (...).

(.......................)

E pagas as minhas dividas e cumpridos todos estes meus legados o resto que ficar de meus bens e fazenda em que hei instituída a minha alma por herdeira (...).

(.......................)

(...) por não saber ler, nem escrever, pedi a Gaspar Alves Ferreira me escrevesse (...) e pedi a Felicio da Costa Pires por mim assinasse (...).

Antonio Garcia

 

fls. 05- Aprovação

Data: 01-06-1781

Local: Fazenda chamada o Barroso, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo Termo da Vila de São José Comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de João Luis Coelho de Garre.

 

fls. 06 - Abertura

Aos três dias do mês de Agosto de mil setecentos e oitenta e um anos, por falecimento de Antonio Garcia me foi entregue este Testamento que o abri (...).