PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos Antonio Pereira”, neste site.

 

ANTONIO FERREIRA MARTINS

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1800

Caixa: 80

Nº de Páginas: 50

Testador: Antonio Ferreira Martins

Testamenteiro: Joaquim Antonio Ferreira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro em quem creio e em cuja fé espero salvar a minha alma.

Eu Antonio Ferreira Martins aos vinte e quatro de Dezembro de mil setecentos e noventa e dois anos nesta Aplicação de Nossa Senhora de Nazaré filial da Matriz da Vila de São João del Rei estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus me deu e temendo-me da morte faço este meu Testamento na forma seguinte:

Primeiramente nomeio por meus testamenteiros universais em primeiro lugar a meu filho Joaquim Antonio Ferreira; em segundo lugar nomeio a minha mulher Maria Gertrudes; em terceiro lugar nomeio a Manoel Caetano do Nascimento (...).

(..........)

Declaro que sou natural da Freguesia de São Martinho de Leitonis Termo de Guimarães e na mesma dita Freguesia fui batizado Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Martins e de Catharina Ferreira já falecidos.

Declaro que sou casado com Maria Gertrudes e dela tive cinco filhos a saber: Joaquim; Antonio; Narcisa Maria que já está casada com José Gomes do Nascimento; Maria Gertrudes que também está casada com Manoel Caetano do Nascimento, e Ana Joaquina solteira na ocasião presente.

(..........)

Ordeno que o meu corpo seja envolto em Hábito de São Francisco e sepultado na Capela ou Matriz onde suceder meu falecimento dentro da Capela (...).

Declaro que deixo da minha terça à minha neta Narcisa, filha de minha filha Narcisa Maria, vinte mil réis, e a outra neta, filha de minha filha Maria Gertrudes, e esta neta se chama Maria Joaquina deixo também vinte mil réis.

(..........)

Declaro que passei procuração ao Capitão João Leite, assistente na cidade do Porto, para cobrar a herança que me pertencia do falecido meu pai e esta procuração foi remetida pelo Capitão Luís Cardoso.

Declaro que instituo por meus herdeiros aos ditos meus filhos Joaquim; Antonio; Narcisa; Maria Gertrudes e Ana Joaquina.

(..........)

(...) pedi e roguei ao Padre Anacleto Pereira da Silva que escrevesse este meu Testamento (...).

22 de Dezembro de 1792

Ant. Ferr.ª M.es

 

fls. 04 - Aprovação

Data: 25-12-1792

Local: Paragem chamada o Ribeiro Fundo Aplicação de Nossa Senhora de Nazaré Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casa de Antonio Ferreira Martins (...).

 

fls. 04v. - Abertura

Aos vinte e sete do mês de Outubro de mil setecentos e noventa e cinco abri este Testamento com que faleceu o Testador Antonio Ferreira Martins (...).

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1795

Caixa: 152

Nº de Páginas: 152

Inventariado: Antonio Ferreira Martins

Inventariante: Joaquim Antonio Ferreira

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Ferr.ª Mariz de quem ficou viúva sua mulher M.ª Gertrudes e de quem foi inventariante, por se achar esta cega, seu filho tttro. Joaquim Antonio Ferreira.

Local: Paragem chamada a Nazaré Freguesia e Termo da Vila de São João del Rei.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou o inventariante que seu falecido pai faleceu com solene Testamento em o dia vinte e sete do mês de Outubro do presente ano de mil setecentos e noventa e cinco (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Antonio Ferreira Martins, solteiro de idade de trinta e dois anos.

02- Narcisa Maria de Nazaré, casada com José Gomes do Nascimento.

03- Joaquim Antonio Ferreira, solteiro, de idade de vinte e seis anos.

04- Maria Gertrudes do Nascimento casada com Manoel Caetano do Nascimento.

05- Ana Joaquina solteira, de idade de vinte anos pouco mais.

 

fls. 04v. - Bens de Raiz.

- um sitio sito na Paragem da Cachoeira do Ribeirão da Canjica que se compõem de paiol coberto de telha, capoeiras e seus logradouros  180$000

 

Monte Mor - 2:378$042

 

fls. 43

Certifico que revendo o Livro que atualmente serve para os Assentos dos Casamentos desta Freguesia nele a f. 8 está o assento do teor seguinte:

Aos vinte e oito de Fevereiro de mil setecentos e noventa e sete na Ermida de Santo Anacleto desta Freguesia de São João del Rei feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara da Comarca e em presença das testemunhas o Reverendo José Custódio Dias e Manoel Lopes da Silva, o Reverendo Anacleto Pereira da Silva de licença administrou o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebraram Manoel Joaquim Villas Boas, filho legítimo de João de Abreu Villas Boas e de Josefa Maria de Jesus = com Ana Joaquina Ferreira, filha legítima de Antonio Ferreira Martins e de Maria Gertrudes, naturais e batizados nesta Freguesia e logo lhes deu as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano.