PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Alves Pedrosa” Cap. 2º, neste site.

 

ANTONIO DIAS DE GOUVEIA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1790

Caixa: 100

Nº de Páginas: 78

Inventariado: Antonio Dias de Gouveia

Inventariante: Ana Teresa de Jesus

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Dias de Gouveia de quem foi Inventariante a viúva sua mulher Ana Teresa de Jesus.

Data: 04-06-1790

Local: Paragem chamada a Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Ana Theresa de Jesus, viúva do inventariado.

 

fls. 02v. Declaração

(...) declarou a Inventariante que o seu marido havia falecido no dia vinte e sete de Junho do ano de mil setecentos e oitenta e nove e que faleceu com o seu solene testamento (...)

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Maria, de vinte e dois anos.

02- João, de vinte e um anos.

03- Ana, de dezoito anos.

04- Francisco, de dezesseis anos.

05- Manoel, de quatorze anos.

06- Theresa, de doze anos.

07- José, de dez anos

08- Francisca, de oito anos.

09- Martinho de quatro anos.

10- Antonio, de dois anos.

 

fls. 09 - Bens de Raiz:- uma fazenda de cultura sita nesta Paragem chamada a Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, a qual se compõem de casas de vivenda em que vive e mora a viúva cabeça do casal com os herdeiros seus filhos, cobertas de telha, com seu paiol coberto do mesmo, com seu monjolo e algumas senzalas cobertas de capim, com seu pomar o qual tem algumas árvores de espinhos, matos virgens, capoeiras, campos e seus logradouros, que de uma banda parte com fazenda de João Francisco de Carvalho e com a fazenda chamada a dos Barreiros  1:900$000

 

fls. 10 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo Amém.

Eu Antonio Dias de Gouveia estando enfermo de doença crônica mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor Jesus Cristo foi servido dar-me, temendo-me a morte e a conta que hei de dar no Tribunal divino faço este meu Testamento na forma seguinte:

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Ana Theresa de Jesus, em segundo a meu filho João Dias de Gouveia e em terceiro a Manoel Dias de Gouveia meu filho (...).

Declaro que sou natural da Freguesia de São Pedro de Roriz do Lugar de Lamana Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Dias de Gouveia e de Maria Álvares Barbosa já defuntos, e sou casado em legítimo matrimônio com Ana Theresa de Jesus de quem ao presente temos dez filhos.

Declaro que é minha vontade ser amortalhado no Hábito de meu Seráfico Padre São Francisco de quem sou filho terceiro (...).

(..............)

(...) do que ficar de meus bens se repartirão em duas partes, uma é de minha mulher e a que me pertence duas partes são de meus filhos que vivos forem, e a minha terça a deixo a minha mulher (...).

(..............)

(...) pedi a Francisco Ignacio Botelho que este por mim fizesse (...).

Arraial das Lavras do Funil, 24 de Março de 1789

Antonio Dias de Gouveia

 

fls. 11 - Abertura

Certifico que abri este Testamento aos vinte e sete do mês de Junho de mil setecentos e oitenta e nove (...) com que faleceu o Testador Antonio Dias de Gouveia (...).

 

Monte Mor  5:321$400

 

fls. 31 - Auto de Contas

Data: 06 de Setembro de 1797

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: João Dias de Gouveia (irmão dos órfãos)

Dos Órfãos:

- a órfã Ana havia se casado com José Ferreira há quatro anos, pessoa de igual condição e haveres (...) cujo José Pereira falecera há poucos meses de uma facada que lhe dera um escravo do casal, chamado Pedro, deixando dois filhos que estão vivendo em companhia da viúva sua mãe na fazenda do casal.

- (...) a órfã Maria se acha com vinte e oito anos.

- (...) o Tutor João Dias de Gouveia se acha com vinte e sete anos de idade.

- (...) Francisco com vinte e dois.

- (...) Manoel com vinte.

- (...) Theresa com dezoito.

- (...) José com dezesseis.

- (...) Francisca com quatorze

- (...) Martinho com dez

- (...) Antonio com seis.

Todos se acham vivendo na Fazenda deste casal na companhia da viúva sua mãe, os machos com muita obediência a dita viúva sua mãe e Tutor, trabalhando na lavoura e as fêmeas da mesma forma com muita virtude, honestidade e recolhimento (...).