PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO DIAS DE CARVALHO

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 46

Nº de fls.: 13

Ano: 1787

Data: 19-01-1787

Inventariado: Antonio Dias de Carvalho.

Inventariante: Ponciano Ferreira da Silva.

Local : Arraial da Campanha do Rio Verde de Santo Antonio do Vale da Piedade.

Testamento data: ... fevereiro de 17...

Óbito: 08-01-1787

Transcrito por: Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

Fl. 01v.

... Inventariante declarou que o falecido Antonio Dias de Carvalho era solteiro que assim constava o testamento com que falecera e que falecera o mesmo no dia oito deste presente mês, segunda feira, com seu solene testamento.

 

Fl. 02v. – HERDEIROS

01- o Reverendo Manoel Dias seu irmão morador no lugar de Vinho , Bispado da Cidade de (Gonda ?).

02- José irmão do dito falecido morador no dito lugar do Vinho.

03- Pedro também irmão do mesmo falecido morado no dito lugar de Vinho.

04- Maria irmã do dito falecido moradora no dito lugar do Vinho.

05- Luiza irmã também do dito falecido moradora no dito lugar.

 

Fl. 03 – ESCRAVOS: 03

 

Fl. 04v. – BENS DE RAIZ

Declarou ele inventariante haver umas casas sitas na rua de trás deste Arraial, cobertas de telha com seu quintal de adobas, os mais pertences visto e avaliado tudo pelos ditos avaliadores tudo em cento e vinte e um mil réis 121$000.

 

Fl. 05 – DIVIDAS ATIVAS

01- Capitão Luiz Dias de Almeida, morador no Rio de Janeiro:800$000.

02- Domingos Rodrigues Afonso: 336$000.

03- Tenente Francisco Lopes da Silva: 129$392.

04- Manoel de Paiva e Silva: 15$900.

05- Sargento mor Manoel de Souza Portugal: 23$400.

06- José Barbosa Pires: 13$162 ½

07- Ivam de Souza: 11$550.

08- José Francisco de Faria: 5$400.

09- Cirurgião Mor Laureano de Palhares Cardoso: 31$200.

 

Fl. 06

TESTAMENTO

Em nome da Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro. Amém. Eu Antonio Dias de Carvalho assistente nesta freguesia de Santo Antonio da Vila de Piedade da Campanha do Rio Verde, Comarca do Rio das Mortes, Bispado de Mariana, filho legitimo de José Domingues e de Luzia Jorge ambos já defuntos, natural e batizado na freguesia (fl. 06v) de Nossa Senhora da (...) termo da Vila de Gouvea como cada cidadão aguarda como verdadeiro cristão e sempre com (...) da Santa fé Católica ordeno este meu testamento pela maneira seguinte. Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a Basilio Gonçalves de Siqueira, em segundo lugar a Ponciano Ferreira da Silva, em terceiro lugar a Antonio de Melo Pereira substituindo  uns aos outros ...

Meu corpo será amortalhado em hábito de São Francisco e acompanhado a sepultura pelo meu Reverendo Pároco e os mais reverendos padres que se acharem ... e se dará de esmola a minha comadre Maria de tal mulher de Francisco Teixeira quatro oitavas de ouro, assim mais se dará a algum pobre necessitado a minha farda de pano fino com o chapéu (fl. 07) (...) privilegiado havendo-o e não havendo em outro qualquer as quais dirá meu irmão o Padre Manoel Dias sendo vivo e sendo morto as dirão quaisquer padres meus parentes havendo-os ... mando se dê de esmola quatro oitavas de ouro a viúva do falecido Bernardo da Cunha Cobra para vestuário de uma sua filha aleijada e muda que tem em sua companhia e assim mais se dará de esmola a Maria filha de Joana Buena dez oitavas de ouro para ajuda de seu casamento vivendo ela honrada e caso proceda sem honra e honestidade nada se lhe dê. Declaro que não tenho herdeiro algum que forçado seja e por essa razão disponho do resto dos meus bens satisfeito o que dito fica na forma seguinte. Quero que todo o liquido que ficar de meus bens  satisfeito todo o sobredito e pagas as minhas dívidas seja remetido ao  dito Padre Manoel Dias meu Irmão para este repartir entre si, meu irmão José, meu irmão Pedro, minha irmã Maria e minha irmã Luiza todos cinco em igual parte. ... Declaro que os bens que ao presente possuo são os seguintes: uma morada de casas com seu quintal em que moro, três escravos por nomes Domingos congo (fl. 07v.) (...) (Obs: segue relação de credores e pedido de missas) (fl. 08) (...) ... E esta é minha ultima vontade que quero se cumpra ... e por ser verdade este mandei escrever por José da Costa Godinho e o assinei com o meu nome. Campanha do Rio Verde (fl. 08v) (...) fevereiro de mil setecentos (...).

 

Fl. 11v. – Monte Mor    2:478$024