PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Viveiros” e “João Rodrigues Villa Verde”, neste site.

 

ANTONIO DE VIVEIROS DE OLIVEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1759

Caixa: 179

Inventariado: Antonio de Viveiros de Oliveira

Inventariante: Quitéria da Cunha Pontes

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: --

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Paola Dias

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio de Viveiros de Oliveira, inventariante a viúva sua mulher Quitéria da Cunha Pontes.

 

fls. 03v. - Filhos:

01- Rita,

02- Ana (quando o Inventariado morreu ainda estava grávida).

 

Declarou mais que seu marido havia tido de seu primeiro matrimônio que contraíra com Genebra Machada, duas filhas:

01- Maria de Viveiros de Oliveira, que foi casada com Manoel Antonio, teve filhos e hoje é falecida.

02- Escolástica de Viveiros Machada, que foi casada com João Fernandes de Freitas de quem teve filhos que existem depois do falecimento de sua mãe.

 

fls. 14 - Bens de Raiz

- quinhentos carros de milho colhido, no paiol  25$000

- cinco alqueires de planta, plantado na roça este ano  36$000

- a meação deste sítio chamado a Boa Vista, com sua casa de vivenda e capela cobertas de telha e mais ranchos e senzalas e cozinhas cobertas de capim, por estar dividida entre os herdeiros a outra meação:  400$000

- pertence mais a este casal a herança que a seu falecido esposo pertence por morte de sua neta Maria Josefa de Jesus, que foi casada com Lourenço Dias Bravo (...) o que constar da Partilha que no Juízo dos ausentes se fizer nos bens inventariados pelo dito Lourenço Dias Bravo, esposo da dita falecida e neta do dito falecido seu marido.

 

fls. 20 - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho, Espírito Santo três pessoas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Instrumento virem que no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e cinquenta e nove anos, aos nove dias do mês de Junho da dita era neste sítio da Boa Vista, eu Antonio de Viveiros Oliveira estando doente mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte e desejando por minha alma no caminho da salvação por não saber o que Deus quererá dispor de mim e quando será servido de me levar para si faço este meu Testamento na forma seguinte:

(............)

Declaro que sou natural da Ilha Terceira, digo da Ilha de São Miguel, Bispado de Angra, Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação do Lugar das Capelas, filho legítimo de Sebastião de Oliveira e de sua mulher Maria de Bernardes Travaco, já defuntos.

Declaro que sou casado com Quitéria da Cunha Pontes do qual matrimônio tivemos uma filha por nome Rita que é minha herdeira forçada.

Peço e rogo a João de Mello de Viveiros, meu sobrinho, em primeiro lugar; em segundo ao Senhor João Pereira Dias; e em terceiro a meu cunhado Manoel Vieira de Amores queiram, por serviço de Deus e por me fazerem mercê, serem meus Testamenteiros (...)

(............)

Declaro que as dívidas que devo por crédito se paguem como também as que não o tem que são as seguintes: por ora devo ao Reverendo Padre Matheus Machado dezenove mil e quinhentos e quarenta.

Devo a Manoel Antonio, fora de crédito, a este sem crédito não lhe devo nada.

Declaro que entre os bens que possuo são um sítio da Boa Vista, com uma capela, com treze escravos entre pequenos e grandes, com gados e porcos e os mais bens que se acharem.

Declaro que tenho uma herança que herdar para o que já me habilitei por sentença cuja sentença se acha na Vila de São João del Rei no Juízo dos Órfãos para se proceder as Partilhas a qual herança é de uma minha neta por nome Maria Josefa, mulher que foi de Lourenço Dias Bravo.

(............)

Deixo a minha cunhada Luíza Maria dez mil réis.

(............)

Declaro que devo a Luíza Machado, mulher de Antonio Furtado de Vargas, quarenta mil réis.

(............)

Quero que o meu corpo seja amortalhado em o Hábito de meu Padre São Francisco havendo, e não o havendo no melhor manto que puder ser e sepultado nesta Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

(............)

Declaro que Antonio Francisco Lisboa me deve dez mil réis os quais aplico para reparar a Capela de Nossa Senhora da Penha de França.

(............)

(...) por não saber ler nem escrever roguei a Leonel Rodrigues Simões que este por mim fizesse e eu me assinei (...).

Sítio da Boa Vista, 09 de Junho de 1759

Antonio de Viveiros de Oliveira

 

fls. 26 - Abertura

Aos dezenove de Junho de mil setecentos e cinquenta e nove abri este Testamento com que faleceu Antonio de Viveiros de Oliveira (...)