PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Pedro de Almeida de Oliveira”, neste site.

 

ANTONIO DE FREITAS GUIMARÃES

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1780

Caixa: 120

Inventariado: Antonio de Freitas Guimarães

Inventariante: Ignacia Maria da Conceição

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls.01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio de Freitas Guimarães de quem é inventariante a viúva sua mulher Dona Ignacia Maria da Conceição.

Data: Julho de 1780

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

 

fls.01v. - Declaração

E logo declarou a inventariante que o falecido inventariado havia morrido em o dia dois do mês de [-- parte danificada --] do corrente ano de mil setecentos e oitenta, sem testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Maria da Conceição, de idade de dezesseis anos.

02- Manoel, de idade de quinze anos (depois morreu)

03- André, de idade de treze anos

04- Antonio, de idade de nove anos

 

Monte Mor  374$330

 

fls.17

Diz João Antonio que foi notificado por este Juízo para assinar Termo de Tutela dos órfãos de Antonio de Freitas Guimarães e como o suplicante não é parente deste casal onde há varias moças donzelas e tem seus tios que moram ao pé que são: Manoel Barbosa da Cunha, o Sargento Mor Luis Dias de Almeida, e Silvestre D(?) irmãos da viúva que são os que devem assinar a Tutela (...) e o suplicante além de morar longe é soldado de cavalaria (...).

 

fls. 20

Diz Manoel Barbosa da Cunha que foi notificado por este Juízo para assinar Termo de Tutela dos órfãos seus sobrinhos (...) mas o suplicante é homem velho e doente e tem sua lavoura de minerar que não pode desamparar (...) porém tem seu sobrinho Manoel Barbosa de Almeida, já maior de trinta nos, primo dos ditos órfãos que pode aceitar o dito cargo (...).

 

fls. 26

Diz Ignacia Maria da Conceição,viúva que ficou de Antonio de Freitas Guimarães, que entre os mais herdeiros órfãos que ficara do dito seu marido foi um por nome Manoel, o qual é falecido da vida presente (...).

 

fls. 27 - Paróquia de São João del Rei

Certifico que no Livro atual de assentos de Óbitos das Capelas a folha 99v. está o do teor seguinte:

Aos oito de Janeiro de mil setecentos e oitenta e quatro faleceu sem sacramentos apressadamente - Manoel de Freitas, filho legítimo de Antonio de Freitas Guimarães e de Ignacia Maria da Conceição. Foi encomendado e sepultado dentro da Capela de Nazaré desta freguesia.

O Coadjutor Joaquim Pinto da Silveira

 

fls.32 -Procuração

Data: 25-09-1786

Local: Paragem da Lavra Velha Distrito de Nazaré

Que Faz: a viúva Dona Ignacia Maria da Conceição.

Procuradores Nomeados: Doutor Manoel José Dias, Dr. João Antonio Ferreira da Costa ou José Luis de Abreu.

 

Diz D. Ignacia Maria da Conceição, viúva que ficou de Antonio de Freitas Guimarães, para rematar as limitadas legítimas de seus filhos a cada um tocou quarenta e tantos mil réis sendo que a suplicante é mulher doente e moradora no Distrito de Nazaré (...).

 

Auto de Contas:

Data: 07-08-1788

Local: Vila de São João del Rei

Tutor: Manoel Barbosa de Almeida

Dos Órfãos:

- a órfã Maria da Conceição tem de idade presentemente pouco mais ou menos vinte e cinco anos e que a mesma se acha no estado de solteira, vivendo em companhia da viúva sua mãe Ignacia Maria da Conceição e que sabe cozer e fiar e tecer e tudo o mais que é prometida as pessoas daquele sexo e que é muito honesta e muito bem inclinada aos bons costumes e santo temor de Deus.

- o órfão Manoel é falecido da vida presente

- o órfão André presentemente tem de idade pouco mais ou menos vinte e um anos, e que o mesmo sabe ler, escrever e alguma coisa contar e que vive no estado de solteiro, vivendo em companhia da viúva sua mãe Ignacia Maria da Conceição e que o mesmo é bem inclinado aos bons costumes e santo temor de Deus.

- o órfão Antonio presentemente tem de idade pouco mais ou menos dezenove anos que o mesmo vive no estado de solteiro, vivendo em companhia da viúva sua mãe Ignacia Maria da Conceição, e que o mesmo sabe escrever, ler e contar, que o mesmo é muito bem inclinado aos bons costumes e santo temor a Deus.

 

Justificação

Justificante: Ignacia Maria da Conceição, viúva de Antonio de Freitas Guimarães.

Justificado: o Tutor dos órfãos

Data: 11-10-1785

Local: Vila de São João del Rei

Da Assentada de Testemunhas:

- Antonio Jose Theixeira, homem branco, natural e batizado na freguesia de São Romão de Rendofe Termo da vila de Guimarães Arcebispado da cidade de Braga, morador na Vila de São João del Rei, vive do seu negócio: disse ser primo de Manoel José.