PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Gracia e José Garcia Duarte” I, neste site.

 

ANTONIO DA SILVA DUARTE

Testamento e Inventário

e

INÁCIA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1796

Caixa: 42

Nº de Páginas: 106

Testador: Antonio da Silva Duarte

Testamenteira: Ignacia Maria de Jesus

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 06 - Testamento

 

Eu Antonio da Silva Duarte por me achar adiantado em anos e molesto, porem em meu perfeito juízo e não saber o dia e hora em que Deus me chamará a contas quero fazer meu Testamento o qual faço na forma seguinte:

Declaro que nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Ignacia Maria de Jesus, em segundo lugar a Marçal da Silva Ferreira, em terceiro lugar a José Garcia do Rio Grande, e em quarto lugar a Antonio Rodrigues da Fonseca.

Declaro que sou natural de Nossa Senhora das Angustias, Freguesia da Ilha do Fayal Bispado de Angra, filho legítimo de Antonio Garcia e de Maria Josefa.

Declaro que sou casado com Ignacia Maria de Jesus de quem não tenho filhos.

Meu corpo será envolto no Hábito de São Francisco e sepultado na Capela de São Miguel do Cajurú ou onde mais cômodo for (...)

(....)

Declaro, nomeio e instituo por meu herdeiro universal de tudo o que depois de pagas as minhas dividas e cumpridos meus legados restar de minha fazenda a minha mulher Ignacia Maria de Jesus , e a minha terça disponho da forma seguinte.

Declaro que deixo cem mil réis para a minha sobrinha Ana, filha de minha irmã Maria, casada que seja com pessoa de sua igualha.

A meu sobrinho João, filho da mesma Maria, deixo cinquenta mil réis.

(...)

Declaro que se da minha terça, pagas as minhas dividas, satisfeitos os meus legados, sobrar alguma coisa deixo cinquenta mil réis a meu irmão Francisco José e o mais em missas.

(....)

Cachoeira, 06 de Outubro de 1791

Antonio da Silva Duarte

 

fls. 08 - Abertura

Aos cinco dias do mês de Dezembro de mil setecentos e noventa e um anos (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Antonio da Silva Duarte (...).

 

fls. 28 -

Diz Maria Antonia, viúva que ficou por falecimento de Marçal da Silva Ferreira, que falecendo da vida presente Antonio da Silva Duarte (seu irmão) (...).

 

fls. 42 - Inventário anexado

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio da Silva Duarte de quem é Testamenteira sua mulher Ignacia Maria de Jesus

Data: 02 de Agosto de 1792

Local: Vila de São João del Rei

 

fls. 42v.

(...) presente Ignacia Maria de Jesus, viúva que ficou por falecimento de Antonio da Silva Duarte que faleceu na sua Fazenda da Cachoeira do Rio Grande, aplicado da Capela de São Miguel do Cajurú com seu solene Testamento.

 

fls. 47v. - Bens de Raiz

- uma Fazenda sita na Cachoeira da Aplicação de São Miguel do Cajurú, filial da Matriz da Vila de São João del Rei, que se compõem de casas de vivenda coberta de telha, seu monjolo e senzalas cobertas de capim, com seu quinta com vários arvoredos e bananeiras, que parte com o Tenente João Garcia Duarte por uma banda e pela outra com a Fazenda do Saco:  450$000

 

fls. 47v. - Divida Ativa

- José Garcia  10$050

 

Monte Mor  4:917$490

 

INÁCIA MARIA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1810

Caixa: 116

Nº de Páginas: 30

Inventariada: Inácia Maria de Jesus

Inventariante: Francisco Carvalho Duarte

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - Inventário dos bens da falecida Inácia Maria de Jesus de quem é Testamenteiro e Inventariante o Capitão Francisco Carvalho Duarte.

Data: 08 de Novembro de 1810

Local: Vila de São João del Rei.

 

fls. 03 - Diz o Capitão Francisco Carvalho Duarte, morador no Distrito de São Miguel do Cajurú, Termo desta Vila, como Testamenteiro de Inácia Maria de Jesus, falecida em o mesmo Distrito (...) quer se faça Inventário neste Juízo, não obstante ser o herdeiro presente (...).

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- um sítio denominado a Cachoeira que se compõem de casas de vivenda, assoalhadas, cozinha, moinho cobertos de telha, monjolo e outras oficinas cobertas de capim, com o seu quintal de vários arvoredos frutíferos, terras de cultura, campos de criar (...)  800$000

 

fls. 08 - Testamento

 

Eu Inácia Maria de Jesus por me achar molesta, mas em meu perfeito juízo e não sabendo quando Deus Nosso Senhor me chamará a contas faço o meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou natural da Ilha das Flores e porque de lá vim sendo criança em companhia de meus pais não sei o nome da Freguesia e Bispado, filha legítima de Antonio Furtado Raposo e de Isabel Pimentel de Sá, já falecidos, e agora sou moradora nesta Paragem chamada Cachoeira, digo nesta Aplicação de São Miguel do Cajurú, Freguesia de São João del Rei, Bispado de Mariana.

Declaro que fui casada com Antonio da Silva Duarte e por falecimento deste fui casada com Thomás Francisco Villa Nova e de ambos os matrimônios não tive filhos alguns, e hoje sou viúva por morte de meu segundo marido dito Thomás Francisco Villa Nova.

Declaro e nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar ao Capitão Francisco Carvalho Duarte, em segundo lugar a meu sobrinho Silvério Luís que se acha em minha companhia, filho de meu cunhado Francisco Luís da Cunha. Em terceiro lugar ao Capitão Luís José de Paiva.

Declaro nomeio e instituo por meu universal herdeiro de todos os bens ao dito meu sobrinho Silvério Luís, meu segundo Testamenteiro.

Declaro que as minhas disposições ficam em carta fechada dentro deste meu Testamento (...).

(.......)

(...) assinei depois de me ser lido pelo Padre Isidoro Correa de Carvalho a quem pedi me escrevesse.

Cachoeira, 06 de Junho de 1807

Inácia Maria de Jesus.

 

fls. 09 - Abertura

Aos vinte de Julho de mil oitocentos e nove anos faleceu Inácia Maria de Jesus (...) abri este Testamento (...).