PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

As Três Ilhoas vol. 1º, fls. 438, 3-9 Caetana Maria Duarte c.c. Antonio Correa Noronha

Nota: não os encontramos em prova documental. São informações de Ari Florenzano, reproduzidas por Ricardo G. Daunt.

 


Família “os Carvalho Duarte no Sul de Minas” II- Cap. 11º, neste site.

 

ANTONIO CORREA DE NORONHA

e

CAETANA MARIA DUARTE

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1815

Caixa: 304

Inventariado: Antonio Correa de Noronha

Inventariante: Caetana Maria Duarte

Local: São João del Rei

Transcrito por Ângela Márcia Chaves a pedido de Bartyra Sette

 

fls. 02 e ss - Auto de Inventário

Data: 04-09-1815

Local: Fazenda chamada o Paraíso, Termo da Vila de São João del Rei, em casas de morada de Dona Catarina (conforme a discrição do documento fls. 1 e 2) Maria Duarte, viúva, testamenteira e herdeira do falecido Antonio Correa Duarte (sic).

 

fls. 09v. e ss. - BENS

- Seis carros de milho em palha (cada carro 2$400) 14$400

- oito alqueires de feijão: 3$000

- três alqueires de arroz: $600

- seis partes na fazenda do Rio das Mortes Pequeno (e) Cajurú, denominada do Pascoal Alves Ferreira Rodrigues, que as houve por títulos de compra a vários herdeiros daquele Rodrigues,com casas de vivenda e seus pertences, que foi tudo visto e examinado pelos dito avaliadores e em razão de se acharem todas as capoeiras deterioradas e muito danificadas, por estar a mesma fazenda aberta, com os valos discacerados (?) uns e outros possuidores da mesma terem lançado os gados de criar dentro das mesmas terras, acharam valer tudo a quantia de um conto duzentos e trinta e cinco mil réis: 1:235$000

- uma parte de terras de cultura e campos na fazenda do Amara, que houve por título de compra a um herdeiro Mathias Gonçalves.

 

fls. 12 e ss - Testamento:

 

“Sou natural da Freguesia de São Christovão de Nogueira, Comarca e Bispado de Lamego, filho legitimo de Manuel Correa de Noronha e de Quitéria Ignacia de Mello (...), sou casado com Catherina (sic) Maria Duarte de cujo matrimônio não temos filhos nem herdeiros ascendentes ou a descendentes e nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a dita minha mulher, em segundo o Capitão Jerônimo José Martins,em terceiro o Silvestre Correa de Carvalho, que sucederão uns aos outros pela ordem da nomeação até findar a conta (...).

Quero ser sepultado na capela de minha Venerável Ordem Terceira de São Francisco, desta vila, amortalhado no meu competente hábito (...).

(...) satisfeitas minhas dívidas e cumpridas minhas disposições instituo por universal herdeira de todo o remanescente de meus bens a predita minha mulher Caetana Maria Duarte (...)

Vila de São João del Rei aos quatro de Dezembro de mil e oitocentos e onze.”

 

fls. 13 e v. - Termo de Abertura -

“Termo de abertura aos quinze dias do mês de Abril de mil e oitocentos e quinze anos, nesta Vila de São João del Rei, Minas e Comarca (...) em casas de morada do Capitão Pedro Pereira da Silva Fogaça, cidadão vereador mais velho da Comarca desta mesma vila e seu Termo, Juiz de Fora e Órfãos (...) aonde eu Tabelião ao diante nomeado fui vindo para efeito de por ele Ministro ser aberto este testamento que se achava fechado, cozido e lacrado digo fui vindo aí por ele dito Ministro foi aberto este testamento que se achava fechado (...)”.

 

 

CAETANA MARIA DUARTE

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 339

Ano: 1819

Nº de páginas: 28

Inventariada: Caetana Maria Duarte

Inventariante: Januário da Silva Sabino

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira.

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram de Dona Caetana Maria Duarte de quem é Testamenteiro herdeiro e Inventariante Januário da Silva Sabino.

Data: 23 de abril de 1819

Local: Fazenda chamada o Paraíso, do Terno da Vila de São João del Rei.

 

fls. 03 - Testamento.

 

Testamento de Dona Caetana Maria Duarte.

Declaro que sou natural desta freguesia de São João del Rei, filha legítima de Caetano de Carvalho Duarte e Catherina de São José, já falecidos, viúva de Antonio Correia de Noronha de quem não tive filhos nem tenho herdeiros forçados.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a meu compadre Januário da Silva Sabino em segundo lugar a meu sobrinho o Capitão Jerônimo José Martins em terceiro lugar a meu compadre José de Faria de Sá (...).;

Meu corpo depois do meu falecimento será envolto em Hábito Franciscano da qual ordem sou irmã terceira e será sepultado na Capela de São Francisco desta Vila (...).

(..........................)

Instituo por meu universal herdeiro dos remanescentes de meus bens ao meu primeiro testamenteiro nomeado Januário da Silva Sabino e na sua falta a seus filhos e sua mulher.

(..........................)

(...) pedi ao Padre João Ventura Leite que este por mim escrevesse (...).

Vila de São João del Rei, 24 de Setembro de 1817

Caetana Maria Duarte.

 

fls. 04: Aprovação

Data: 24 de Setembro de 1817

Local: Vila de São João del Rei.

(...) apareceu presente a testadora Dona Caetana Maria Duarte, moradora em sua fazenda do Paraíso, Aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, Freguesia e Termo desta Vila de São João del Rei (...).

 

fls. 08 - Abertura

Aos vinte e seis do mês de Março de mil oitocentos e dezenove anos (...) foi aberto este testamento com que faleceu a Testadora Dona Caetana Maria Duarte (...).

 

fls. 09 - Bens de Raiz

- partes na fazenda do Rio das Mortes e Cajurú denominada Paschoal Alves Rodrigues que as houve por título de compra a vários herdeiros, com casas de vivenda e seus pertences citas no Rio das Mortes.  1:200$000

- uma parte de terras de cultura e campos na fazenda do Amaral que houve por título de compra a Mathias Gonçalves e Moinho 64$800.

- a casa de vivenda onde morava a Testadora, cita nesta paragem, chamada o Paraíso, com paiol, moinho e monjolo, cozinha e várias casas de despejo, senzalas, tudo coberto de telhas, quintais cercados com vários arvoredos de espinhos, jaboticabeiras, bananais e cafés, com todos os mais seus pertences que tudo se acha edificado em terras dos herdeiros do falecido Gonçalo Correa Neto. 250$000.

 

Dividas Ativas:

- o Alferes Silvestre Correa de Carvalho: 674$834

- Dona Isabel Antonio da Conceição 53$913

- Capitão Francisco Carvalho Duarte 18$624

- Capitão Jeronimo José Martins 195$175

- Manoel Jacinto de Carvalho 77$000