PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Capitão José Lourenço Dias”, neste site.

 

ANTONIO BALBINO NEGREIROS DE CARVALHO

Inventário

 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1867

Caixa: 45

Nº de Páginas: 154

Inventariado: Antonio Balbino Negreiros de Carvalho

Inventariante: Domingos José da Cunha

local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Antonio Balbino Negreiros de Carvalho de quem é inventariante seu testamenteiro o Doutor Domingos José da Cunha.

Data: 26 de Novembro de 1867

Local: São João del Rei.

 

fls. 02

Diz o Doutor Domingos José da Cunha testamenteiro de seu sogro Antonio Balbino Negreiros de Carvalho falecido no dia dezesseis de outubro do corrente ano de mil oitocentos e sessenta e sete (...)

 

fls. 10 - Testamento

 

Jesus, Maria, José.

Eu Antonio Balbino Negreiros de Carvalho achando-me adoentado porém em meu perfeito juízo ordeno o meu Testamento e minha última vontade pela maneira seguinte:

Sou católico romano em cuja fé tenho vivido e protesto viver e morrer.

Fui casado com Claudina Maria da Silva, já falecida, de cujo matrimônio tive dois filhos: Balbina, casada com o Doutor Domingos José da Cunha, e João, que faleceu, tendo sido casado com Francisca Eleodora de Jesus, de cujo matrimônio existem duas filhas: Maria, casada hoje com Inocencio Josefino Pereira, e Carlota, ainda hoje solteira, que como minhas netas representam seu pai, cujas minha filha e netas são meus únicos e legítimos herdeiros.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu genro Doutor Domingos José da Cunha, em segundo a sua mulher minha filha Balbina, em terceiro a meu Doutor Balbino Cândido da Cunha e em quarto a meu amigo Domingos da Silva Alves (...).

(......)

O meu cadáver será sepultado no cemitério da Ordem Terceira de São Francisco, desta cidade, da qual sou indigno irmão.

Meu testamenteiro mandará celebrar por minha alma dez missas, pela de minha mulher dez, pela de meu filho João cinco, pela de meu neto Augusto, cinco, (...).

(......)

Deixo o meu oratório com todas as suas imagens e ornatos a minha filha Balbina.

Há anos fiz doação, por um título particular a meu neto Ernesto Frederico da Cunha, do meu escravo Fernando, pardo, sendo então de idade de seis anos pouco mais ou menos e cujo título entreguei logo a sua mãe, e cuja doação agora revalido para sua inteira validade e o valor que se lhe der será imputado a minha terça para não prejudicar a meus herdeiros.

Declaro que dando-me no Inventário, meu genro Doutor Domingos José da Cunha, quitação geral de todos os bens que tocaram em partilha a sua mulher, o fez generosamente, pois somente havia recebido os bens móveis e submoventes e as partes das dívidas miúdas em pagamento do que devia seu filho Antonio como há de constar no recibo que passei no crédito deste, não tendo recebido até hoje a parte que lhe coube na dívida de Francisco de Assis Paes que se lhe deve por minha morte (...).

Declaro que tambem não receberam as partes das mesmas dividas a viúva e filhos de meu filho João como eles declararam na quitação que me deram no inventário.

Declaro finalmente que a divida de Francisco Joaquim Pereira da Silva se perdeu toda e já estava quando se fez o Inventário e por isso nada dela tenho que pagar a meus herdeiros.

Os remanescentes de minha terça deixo a Cristina e Mariana filhas naturais de Maria Carolina, filha de Francisco Antonio da Rosa, moradores no Morro do Bom Fim, desta cidade.

(......)

(...) o qual vai por mim escrito e assinado, nesta cidade de São João del Rei aos 28 de Novembro de 1866

Antonio Balbino Negreiros de Carvalho

 

fls. 14 - abertura

Aos dezesseis dias do mês de Outubro do ano de mil oitocentos e sessenta e sete (...) foi apresentado este testamento com que faleceu nesta cidade Antonio Balbino Negreiros de Carvalho (...).

 

fls. 20 - Bens de Raiz

- metade da casa de sobrado e quintal situada na Rua dos Voluntários desta cidade, que divide por um lado com o Beco e por outro com casas do Capitão Pedro Alves de Andrade:  1:250$000

 

Titulo, Dividas, Dinheiro:

- metade de uma apólice numero dez. da sociedade em seu ----- do Teatro desta cidade: 87$500

- dinheiro encontrado em uma caixinha vermelha, na gaveta, em notas:  910$000

- mais dinheiro em outra caixinha:  617$000

- que deve Francisco de Assis Paes:  1:810$929

- Francisco Joaquim Pereira da Silva: 357$942

 

fls. 21 - Dividas Passivas

- ao inventariante por cabeça de sua mulher:  1:677$328

- Francisco Joaquim Pereira da Silva: 30$327

- Capitão Mor João Quintino:  150$000

- a Dona Francisca Eleodora, viuva do falecido João Antonio de Negreiros:  418$872

- Dona Maria Balbina de Nazaré, casada com Inocencio Josefino Pereira:  774$620

- Custódio de Almeida Magalhães:  592$978

- Ordem Terceira do Carmo:  20$600

- Ordem Terceira de São Francisco:  19$900

- Irmandade do Santíssimo Sacramento:  2$000

- a Botica de Cristino José Ferreira:  78$000

 

Monte Mor:  10:477$527

 

fls. 55

Diz Joaquim Elisiário de Oliveira Dias, casado com Dona Carlota Augusta de Negreiros, uma das herdeiras do finado seu avô Antonio Balbino Negreiros de Carvalho (...).

 

fls. 56

Certifico que de um Livro de Assentos de Casamentos desta Freguesia a folhas 380 verso consta:

Aos quatro de Julho de mil oitocentos e sessenta e oito, depois de dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau de linha transversal igual, receberam-se em matrimônio por palavras de presente os contraentes Joaquim Elisiário Dias e Dona Carlota Augusta de Negreiros e receberam as bênçãos conforme o Ritual Romano. Este ato teve lugar em Oratório particular em casa de Cândido José Dias às sete horas da noite.

Foram testemunhas Joaquim José Dias, Tenente José Carneiro e outros que assistiram.

O Cônego Francisco Amancio de Assis.

 

fls. 57

Certifico que de um dos Livros de Assentos de Batizados desta Freguesia a folhas 129 consta:

Aos dois dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e quarenta e sete, nesta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade da cidade de São João del Rei, o Reverendo Coadjutor Bernardino de Souza Caldas batizou solenemente e pos os santos óleos a Carlota, inocente, branca, filha legítima de João Antonio Negreiros de Carvalho e Dona Francisca Eleodora de Faria, nascida há um mês.

Foram padrinhos o Doutor Domingos José da Cunha e sua mulher Dona Balbina Cândida da Cunha, todos desta freguesia.

O Vigário Luís José Dias Custódio.