PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “ Antonio Gracia e João Garcia Duarte” II, neste site.

 


ANTONIA MARIA DA BOA NOVA

Inventário e Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 39, folhas 41

Data de abertura do inventário – 22-07-1758

Data do óbito: 23-05-1758

Local: Paragem Ribeirão do Araújo

Inventariante: João Garcia Duarte

Transcrito por Flavio Marcos Passos a pedido de Regina Junqueira

 

Fl 03v: ESCRAVOS: 14 no valor total de 1:420$00

 

BENS DE RAIZ

Sitio com casa de vivenda, senzalas confrontando com Manoel Pereira do Amaral e José de Araújo ... 400$000

 

Fl 09- TESTAMENTO

 

Saibam quantos este instrumentos virem que sendo no ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e cincoenta e oito aos dezessete dias de Maio do dito ano , nesta vila de São João del rei Comarca do Rio das Mortes donde eu Antonia Maria da Boa Nova de presente me acho gravemente enferma estando em meu perfeito juízo e entendimento etc....faço este meu testamento na forma seguinte:

Primeiramente ... (encaminhamento da alma, invocações pias)

Declaro que sou natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora das Angustias da Ilha do Fayal, do Bispado de Angra, filha legitima de Antonio da Costa da Fonseca e de sua mulher Maria da Boa Nova já defuntos, sou casada com João Garcia Duarte de cujo matrimonio tenho dois filhos José e João os quais instituo por meus legítimos herdeiros nas duas partes dos meus bens.

Nomeia para testamenteiros pela ordem: o marido, o Compadre Francisco do Valle e Luiz Correa Lourenço.

Declarou ser irmã terceira da Ordem do Carmo a quem pediu que acompanhasse seu corpo à Capela da Ordem Terceira do Carmo onde queria ser sepultada.

Deixou ao arbítrio do marido os serviços fúnebres e missas por sua alma.

Deixou ao Testamenteiro 15 oitavas de ouro pelo serviço e 4 anos para prestação de contas da testamentária. Deixou 20 oitavas à Ordem Terceira do Carmo e nomeou sua alma como herdeira do restante da terça, para que fossem rezadas missas.

......

... e roguei ao Ajudante João Cosme Vieira que este me escrevesse e comigo como testemunha se assinasse e eu me assinei com meu sinal que uso que é uma cruz.

......

João Cosme Vieira

 

Meação do viúvo....1:275$430

A cada um dos órfãos: 425$143 1/3

 

Bloco 2, fl 02

Diz José Garcia Duarte filho legítimo de João Garcia Duarte e de Antonia Maria já defuntos que se acha casado a face da Igreja com licença deste juízo com Ana Maria Duarte filha legitima de Caetano de Carvalho Duarte e de Catarina de São José e como o suplicante é maior de vinte anos como consta da certidão junta....

 

CERTIDÃO DE BATISMO

Aos dezessete dias do mês de Agosto de mil setecentos e quarenta anos batizou de minha licença o Reverendo bento Gomes da Silva na capela de São Miguel do Cajuru filial desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei a José filho legitimo de João Garcia e sua mulher Antonia Maria e lhe poz os Santos Óleos e foram padrinhos José de Araújo Martins e sua mulher Joaquina Maria da Fonseca todos moradores desta freguesia.

O Vigário Doutor Manoel da Rosa Coutinho

 

Fl 06

CERTIDÃO DE CASAMENTO

 

Francisco Xavier da Costa Fialho, sacerdote do hábito de São Pedro e capelão da capela de São Miguel do Cajuru certifico em como nesta capela de São Miguel, filial da Matriz de São João del Rei e com licença do Reverendo Pároco assisti ao matrimonio que de palavras de presente celebraram os contraentes José Garcia Duarte e Ana Maria Duarte e lhes dei as bênçãos na forma do ritual romano, estando as testemunhas presentes Diogo Garcia, João Francisco Junqueira, José Rebelo e todas destas freguesia e para constar passei esta e se necessário for a juro in verbo sacerdotis.

Capela de São Miguel do Cajuru aos 9 de Maio de 1762

 

 

Bloco 3, fl 04

CERTIDÃO DE CASAMENTO

 

Passada pelo Padre João de Resende Costa Coadjutor da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, de que no livro desta Igreja a fls 56v encontrava-se o a termo de casamento de João Garcia Duarte, filho legitimo de João Garcia Duarte e Antonia Maria, já defuntos e Antonia Maria de Jesus, natural de Prados, filha de Miguel Pereira Luiz e sua mulher Maria de Jesus, sem impedimento algum, aos 18-10-1762 na Capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada. Por testemunhas: Liborio Pereira e João Garcia.