PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Amaro da Silveira”, neste site.

 

MÁXIMA JESUÍNA DA SILVEIRA

e

ANASTÁCIO JOSÉ DE SOUZA

Inventários

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1793

Caixa: 372

Inventariada: Máxima Jesuína da Silveira

Inventariante: Anastácio José de Souza

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Máxima Jesuína da Silveira de quem foi inventariante o viúvo seu marido Anastácio José de Souza.

Data: 07-10-1793

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Anastácio José de Souza.

 

fls. 01v. Declaração

Declarou o viúvo inventariante que a inventariada sua mulher falecera em o dia vinte e sete do mês de Janeiro do presente ano sem testamento (...).

 

fls. 02 -Filhos:

01- Dona Joaquina, casada com o Cirurgião Mor Bernardo José Gomes da Silva Flores.

02- José Venâncio de Souza, de idade de 25 anos.

03- Luís Carlos de Souza, de idade de 23 anos.

04- Dona Ana, casada com João Bartolo da Costa.

05- Thomás José de Souza, de idade de 19 anos.

06- Joaquim Pedro de Souza, de idade de 17 anos.

07- Antonio, de idade de 15 anos.

08- Dona Maria Custódia, de idade de 14 anos.

09- Dona Máxima, de idade de 11 anos.

10- Anastácio José de Souza, de idade de 10 anos.

 

fls. 06 - Bens de Raiz:

- uma morada de casas de sobrado sitas ao pé da Capela de São Francisco desta vila, que se compõem com seu quintal, quatro moinhos, arvoredos de várias qualidades, com rego de água, que parte de uma banda com casas de seu genro o Cirurgião Mor Bernardo José Gomes da Silva Flores (...)  2:400$000

 

Dividas Ativas:

-o herdeiro Luís Carlos de Souza 71$013

 

fls. 20

Diz José Venâncio de Souza, Presbítero Secular,que haverá três para quatro anos, faleceu da vida presente sua mãe Máxima Jesuína da Silveira (...) sendo inventariante seu pai Anastácio José de Souza (...) o suplicante se acha emancipado e ordenado sacerdote há muitos anos (...).

 

fls. 28

Certifico que a falecida Dona Máxima Jesuína da Silveira foi envolta em hábito como de franciscana e sepultada na Igreja matriz desta vila (...).

 

fls. 37 -Procuração:

Procuradores Nomeados: João Felisberto Gomes do Couto, Gomes da Silva Pereira, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva, Furriel Luís Antonio da Silva Rodarte e Francisco Soares da Graça.

Data: 02-01-1797

Local: São João del Rei

Que Faz: Anastácio José de Souza.

 

fls. 38

Ainda que o Reverendo José Venâncio de Souza queira persuadir no Requerimento a folha 34 que essa despesa de 198$ réis ou 190$ réis com que o viúvo seu pai lhe assistira quando ele foi para Portugal não deve ser imputada na sua legítima materna, por ser despesa que o mesmo fizera para os seus estudos na Universidade, os quais ele não continuara por falta da precisa assistência que seu pai lhe negara, sem que tivesse queixa do seu procedimento, e que estando quatro anos em Portugal nada com ele despendera o dito seu pai em vestuário, por cujo motivo acha que não deve a mesma quantia ser imputada na sua legítima (...).

 

É certo que o Reverendo suplicante foi para Portugal com o destino de seguir os estudos da Universidade, para esse fim o preparou seu pai de vestidos e mais roupas, lençóis, camisas, toalhas, guardanapos, talher de prata, tudo com decência e grandeza, dando-lhe também um cavalo selado e enfreado com ordem para que ele o vendesse (como vendeu) no Rio de Janeiro e se aproveitasse do seu produto (...) no que despendeu seu pai de despesa no total 400$000 a mais.

 

Logo que o Reverendo suplicante chegou a cidade do porto recebeu os ditos 150$000 réis e ali gastou todos, ou pouco menos nos seus divertimentos, de sorte que nem chegou a matricular-se na Universidade nem seguiu os estudos dela para que fora destinado.

Tendo seu pai disto notícia, não lhe assistiu com mais coisa alguma.

 

fls. 41 - Procuração

Procuradores Nomeados: Dr. José Abreu do Coito Saraiva, Capitão Francisco Xavier Pereira da Silva

Data: 30-01-1797

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Padre José Venâncio de Souza

 

fls. 49

Os herdeiros o Reverendo José Venâncio de Souza, Luís Carlos de Souza, Thomás Carlos Joaquim Pedro de Souza e Antonio Carlos se acham de presente assistindo em o Termo do Julgado de Jacuí (...).

São João, 30 de Março de 1797

 

fls. 51

Diz Bernardo José Gomes da Silva Flores que ele alcançou sentença contra o casal de seu sogro Anastácio José de Souza, pela quantia de trezentos e noventa mil e tantos réis de principal, e a maior parte da sobredita quantia pertencia ao suplicante de dote que o dito seu sogro, da falecida sua sogra, pai da mulher do suplicante tinha prometido (...).

 

fls. 59

Diz Bernardo José Gomes da Silva Flores que no inventário a que se procedeu por falecimento de Dona Máxima Jesuína da Silveira, sogra do suplicante, de quem foi inventariante seu compadre e sogro Anastácio José de Souza (...).

 

Monte Mor:  6:996$372

 

fls. 89

Diz o Cabo da Esquadra da Tropa Regular destas Minas João Bartholo da Costa Ribeiro, por cabeça de sua mulher Dona Ana, filha legítima de Anastácio José de Souza e sua mulher, ambos falecidos (...).

 

*Anexo ao Inventário uma Justificação de Dívidas:

Justificantes: Coronel Severino Ribeiro e outros credores do casal de Anastácio José de Souza e da falecida sua mulher Dona Máxima Jesuína da Silveira.

Justificados: Anastácio José de Souza e outros, viúvo e herdeiros da dita Máxima Jesuína da Silveira.

Data: 11-04-1796

Local: Vila de São João del Rei

Testemunhas:

- Bernardo José Gomes da Silva Flores (capitão), homem branco, natural da Freguesia de São Thiago de Lobão, Bispado do Porto e morador nesta vila, que vive de sua arte de Cirurgião Médico, 43 anos; -disse ser um dos herdeiros da falecida Máxima Jesuína da Silveira, casada com o Justificado Anastácio José de Souza, por ser casado com uma filha destes.

 

Diz João Bartholo da Costa Ribeiro, como herdeiro do casal de Anastácio José de Souza, por falecimento de sua sogra Dona Máxima Jesus da Silveira, mulher que foi do dito Souza, que nos Autos de Inventário que se fez por falecimento da dita sua sogra (...) se acha declarado os bens que o dito seu sogro deu a sua filha, mulher do suplicante, um cavalo (...) é certo que seu sogro Anastácio José de Souza mandou de mimo ao quartel desta vila, nas casas da Intendência, donde o suplicante é destacado (...).

 

 

ANASTÁCIO JOSÉ DE SOUZA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1805

Caixa: 265

Inventariado: Anastácio José de Souza

Inventariante: Luís Carlos de Souza

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Anastácio José de Souza, viúvo que foi de Dona Máxima Jesuína da Silveira, falecida, do qual é inventariante e testamenteiro seu filho o Alferes Luís Carlos de Souza.

Data: 30-03-1805

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes,em casas de morada do falecido Anastácio José de Souza.

 

fls. 01v. Declaração

Declarou o inventariante que o inventariado seu pai faleceu a onze do corrente mês de Março com seu solene testamento (...).

fls.02 - Filhos:

01- Dona Joaquina Bernarda, casada com o Capitão Bernardo José Gomes.

02- o Alferes Luiz Carlos de Souza,solteiro, de idade de 34 anos.

03- Dona Ana Bernarda da Silveira, casada com João Bortolo.

04- Dona Maria Custódia, solteira de idade de 25 anos pouco mais ou menos.

05- Thomás Carlos de Souza, casado.

06- Joaquim Pedro de Souza, casado.

07- Antonio Carlos de Souza, casado

08- Anastácio José de Souza, moço solteiro, de idade de 22 anos.

09- Dona Máxima, casada com o Alferes Joaquim Rodrigues Pacheco.

10- Maria, de idade de três meses pouco mais ou menos.

 

Bens de Raiz:

- uma morada de casas de sobrado sitas ao pé da Capela da Ordem Terceira de São Francisco, desta vila, com o seu quintal em o qual tem um moinho coberto de telha e várias árvores de espinhos, com um grande rego de água dentro, e com terras ainda por cultivar  2:000$000

 

Declarou o testamenteiro inventariante que o falecido testador seu pai vendeu ao Capitão Caetano José de Almeida, uma porção de terras que pertenciam as casas acima há anos  598$490

Ao Alferes José Pedro da Costa Batista de vários pedaços de terra  221$000

A Aniceto de Tal, pardo, de uma porção de terras que lhe vendeu  204$000

Umas terras sitas no Bengo, subúrbios desta vila, de minerar que é a quarta parte em que é sócio a mulher do Sargento Mor Joaquim José da Silveira  60$000

A metade de umas terras, também minerais, que tem na Serra de São José no Rio das Pedras, em que é sócio com o Sargento Mor João Rodrigues Silva 30$000

 

fls. 06v. - Testamento

 

Em nome de Deus. amém.

Eu Anastácio José de Souza, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho legítimo de Francisco Xavier de Souza e Joana Maria do Espírito Santo, já falecidos.

(......................)

Declaro que fui casado com Dona Máxima Jesuína da Silveira de cujo matrimônio tive e se acham presentemente vivos: = Dona Joaquina Narcisa de São José, hoje casada com o Licenciado Bernardo José da Silva Flores; = Dona Ana casada com o ------------- João Bortholo da Costa; = Dona Máxima, casada com o Alferes Joaquim Rodrigues Pacheco; = Dona Maria, solteira; = Luiz Carlos de Souza = Joaquim Pedro de Souza = Antonio Carlos de Souza = Anastácio José de Souza.

Declaro que uma menina que se batizou por exposta, chamada Maria, que se acha em minha casa criando-se, também é minha filha, e por tal reconheço, os quais instituo por meus herdeiros universais depois de pagas as minhas dividas e satisfeito o que disponho neste meu testamento.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar ao Alferes Luiz Carlos de Souza, em segundo lugar a Antonio Carlos de Souza, (...).

(......................)

Declaro que meu corpo será envolto no que dispuser meu testamenteiro e sepultado na Igreja Matriz (...).

(......................)

Declaro que depois do falecimento de minha mulher Dona Máxima Jesuína da Silveira vendi pedaços de terras que desmembrei do quintal das nossas casas e chácara onde moro até hoje.

(......................)

(...) este vai escrito por Guilherme José da Costa e por mim assinado (...)

Vila de São João del Rei, 7 de Março de 1805

Anastácio José de Souza

 

Abertura: Aos onze dias do mês de Março de mil oitocentos e cinco foi aberto este Testamento com que faleceu o Testador Anastácio José de Souza (...).

 

fls. 14

Diz Thomás Carlos de Souza que ele foi citado por este Juízo para ver proceder as Partilhas dos bens descritos no inventário de seu falecido pai Anastácio José de Souza (...) e porque o suplicante quer desistir dos bens de sua parte (...).

 

fls. 15

Diz Joaquim Pedro de Souza que foi citado por este Juízo para ver proceder a Partilhas dos bens inventariados no casal de seu falecido pai Anastácio José de Souza (...) e porque quer abster-se da herança (...).

 

fls. 16

Dizem Anastácio José de Souza, Dona Maria Custódia da Silveira, herdeiros de Anastácio José de Souza, falecido, que eles precisam fazer abstenção da herança no inventário de seu pai (...)

 

fls. 18

Diz Bernardo José Gomes da Silva Flores, por cabeça de sua mulher Joaquina Bernarda da Silveira, e Dona Maria Custódia da Silveira; estas filhas legítimas de Anastácio José de Souza e de Dona Máxima Jesuína da Silveira, já falecidos (...) querem fazer abstenção da herança da parte do falecido seu pai e sogro Anastácio José de Souza (...)

 

fls.19

Diz Joaquim Rodrigues Pacheco, por cabeça de sua mulher Dona Máxima Jesuína da Silveira, filha legítima de Anastácio José de Souza e de Dona Máxima Jesuína da Silveira, já falecidos, que por falecimento do pai da suplicante (...).

 

fls. 21

Diz Gertrudes Romualda Marques que alcançou do Ilustríssimo e Excelentíssimo General desta Capitania o despacho incluso em que determinou ao Doutor Ouvidor fizesse embolsar a suplicante da quantia de 105$ réis que tinha posto em guarda e depósito na mão de Anastácio José de Souza (...).