PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 7º, § 1º; “Os Carvalho Duarte” Cap. 2º, § 2º e “João Gonçalves de Mello”, neste site.

 

ANA ROSA LUDOVINA DE PAIVA

Inventario

 

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei

Inventariante: FRANCISCO JOSE DE ANDRADE MELLO

Inventário Redigido: Aplicação da Capela do Espírito Santo- Freguesia de Nossa Senhora de Carrancas, Termo da Vila de São João del Rei - 1822.

Transcrito por: Moacyr Villela.

Data da Transcrição: 2004

Objetivo: Dados Genealógicos.

 

INVENTARIANTE é o viuvo

“Na Fazenda denominada  - Joaquim de Araújo – casa de morada do Alferes Francisco Jose de Andrade Mello, presentes o Alferes Antonio Francisco Sardinha e Manoel Luis Gonçalves como avaliadores dos bens do casal.

 

HERDEIROS DECLARADOS: Filhos:

Dona FRANCISCA DE PAULA DE JESUS – solteira 12 anos;

Dona MARIA ROSA DE ANDRADE – 10 anos;

Dona RITA DE CASSIA E SILVA, 9 anos;

Dona  MARIANA BENEDITA DO NASCIMENTO, 8 anos .

 

BENS DE RAIZ:

- Fazenda denominada “Joaquim de Araújo” que se compõe de terras de cultura e campos de criar, sita na aplicação do Espírito Santo....avaliada em 7:300.$ 000 reis;

- Uma morada de casas com suas benfeitorias , Engenho de Cana na mesma Fazenda: 300$000;

- Uma sorte de Terras no lugar chamado “Pau Grande”, Freguesia de Carrancas, avaliada em 1:200$000;

- Morada de casas cita no arraial de São Vicente em comum com o irmão Jose Joaquim de Andrade avaliada em 30$000;

- Outra morada cita na Capela do Espírito Santo em comum com o mesmo irmão. Valor: 40$000 reis.

 

MONTE MOR: 22:693$000 REIS

 

CERTIDÕES ANEXADAS AO INVENTARIO:

 

“ A 30 de junho de 1824 na Ermida de Dona Luciana Villela, o reverendo Valério dos Reis Silva Resende com licença do vigário......contraentes: José Villela dos Reis filho legitimo do Alferes Francisco Tomas Villela e Dona Joaquina Tomazia dos Reis, batizado e morador na Freguesia de Aiuruoca com Dona Francisca de Paula de Jesus, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e de Dona Ana Rosa de Paiva, nascida , batizada e moradora na Freguesia de Carrancas.....em presença do Vigário  José de Abreu e Silva e do Reverendo Francisco Antônio Junqueira.....”

 

“ Aos 20 de Agosto de 1828 no Oratório do Alferes Francisco José de Andrade Mello, o Padre Joaquim Leonel de Paiva ..... ( casou),...Domingos Teodoro Azevedo, filho legitimo do Tenente Francisco Machado de Azevedo e de Dona Prudenciana Umbelina de Paiva com Dona Maria José de Andrade, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e de Dona Ana Rosa de Paiva, ....livre do impedimento de consangüinidade em terceiro grau de linha transversal.....”;

 

“ Aos 8 de Fevereiro de 1830, no oratório do Alferes Francisco José de Andrade Mello, o padre Joaquim Leonel de Paiva, pároco de Carrancas,.....(casou)....Francisco Machado de Azevedo, filho legitimo do Tenente Francisco Machado de Azevedo e de Dona Prudenciana Umbelina de Paiva com Dona Rita de Cássia e Silva, filha legitima do Alferes Francisco José de Andrade Mello e Dona Rosa Ludovina de Paiva, ... livre da consangüinidade em terceiro grau de linha transversal.. testemunhas: Gabriel Francisco Junqueira e José Afonseca de Carvalho.”;

 

“ Aos 28 de setembro de 1831, no Oratório ereto na Fazenda do Alferes Francisco José de Andrade Mello, por provisão do vigário de Carrancas: Padre Francisco José de Souza Monteiro.....Francisco Gonçalves Penha filho legitimo de José Gonçalves Penha e Maria Rita de Andrade ....(casou) ...com Dona Mariana Benedita do Nascimento filha legitima do Alferes Francisco José de Mello e Dona Rosa Ludovina de Paiva....Testemunhas: Manoel Joaquim de Santana e Antônio Joaquim de Andrade.