PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Bento Pinto de Magalhães”, “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado e “Os Barbosa Lima” de Aiuruoca, neste site.

 

Ana Rosa de jesus

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa: 63

Folhas: 88

Ano: 1850

Testamenteiro :Capitão SABINO DE ALMEIDA MAGALHÃES

Local : São João del Rei

Transcrito por : Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

TESTAMENTO

31-7-1846

 

Em nome de Deus amem

Eu Dona Ana Rosa de Jesus, querendo firmar minha ultima vontade faço meu testamento da forma seguinte:

Sou natural da Freguesia desta cidade filha legítima de Pedro de Alcântara de Almeida e de Dona Messias Joaquina de Magalhães, já falecidos.

Fui casada em primeiras núpcias com Antonio Barbosa Lima e em segundas núpcias por falecimento deste, com o Tenente Thomas Coelho dos Santos e não tenho filhos nem outros herdeiros necessários.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu Irmão Francisco de Paula de Almeida Magalhães, em segundo lugar a meu sobrinho Sabino de Almeida Magalhães e em terceiro lugar a Francisco José de Alvarenga

(encomendações pias)

Instituo por meu universal herdeiro ao dito meu Irmão primeiro Testamenteiro nomeado Francisco de Paula de Almeida Magalhães e em sua falta serão meus herdeiros todos os seus filhos (...) isto é os filhos legítimos e com eles em igual parte o dito meu sobrinho Sabino da Almeida Magalhães, meu segundo testamenteiros.

Declaro que me casei com meu segundo marido, dito Tenente Thomas Coelho dos Santos por contrato de Arras, não havendo por isso comunicação de bens e por falecimento do mesmo saí com o que entrei, e disso se passarão papeis   com seus herdeiros os quais papeis param em meu poder.

Deixo forros e libertos os meus escravos Jerônimo crioulo; Gabriel pardo; Rita crioula; Bárbara parda, esta logo que eu falecer o meu testamenteiro entregará a seu Padrinho meu sobrinho Aureliano filho de meu irmão João Batista Pinto.

Deixo a Maria Cândida que vive em minha companhia a quantia de cinqüenta mil réis.

Deixo o crioulo Sebastião a meu afilhado Guilherme, filho de meu sobrinho Sabino de Almeida Magalhães.

Deixo a Thomas, filho natural de meu falecido irmão João Batista Pinto de Almeida, um escravo de nome Quintiliano, crioulo.

Deixo a Aureliano Pinto, filho de Francisco Coelho dos Santos um crioulinho por nome João, e caso que o mesmo Aureliano faleça passará o dito crioulinho a seus pais somente para se usufruírem dos seus serviços sem que possam dele dispor ou lhe possa ser tirado por dívidas, passando por sua morte a seus filhos, irmãos do legatário.

Deixo o crioulinho de nome Braz a meu afilhado Zeferino filho de Zeferino José dos Santos..

Deixo a minha sobrinha Dona Rita, casada com Francisco Coelho dos Santos uma escrava de nome Thomazia crioula (...) na qual terá somente a dita minha sobrinha o uso e o fruto e por sua morte passará com toda a sua produção a seus filhos sem que lhe possa ser tirada por dúvida sua própria ou de seu marido   e no caso que a dita escrava queira se libertar a dita minha sobrinha recebendo dela uma outra escrava a seu contendo lhe dará liberdade, ficando todavia os filhos que tiver durante o cativeiro escravos da mesma legatária e por sua morte a seus herdeiros.

Cidade de São João del Rei, 31 de Julho de 1846

 

FL 25 –

Certifico que revendo o Livro 3º de Óbitos que atualmente serve nele a folha 101v consta que a Irmã Dona Ana Rosa de Jesus faleceu a oito de Maio de mil oitocentos e quarenta e oito......

 

 

FL 20 –

Havendo a falecida Ana Rosa de Jesus deixado uma das verbas de seu testamento a minha mulher Rita de Cássia e Paiva...

Francisco Coelho dos Santos.