PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva, de Baependi”, neste site.



ANA RIBEIRO DA SILVA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Inventario 1823 - Caixa 242 - 8 folhas

Inventariada: Ana Ribeiro da Silva

Inventariante: João Ribeiro Viana

Data: 17/02/1823

Local: Paragem chamada a Fazenda de Entre os Morros, do termo de São João del Rei.

Testamento datado de: 05-05-1817

Abertura do testamento: 01-11-1817

Transcrito por: Flávio Marcos dos Passos a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus, Amém....

Eu, Ana Ribeira da Silva estando em meu juízo perfeito ainda que molesta mas sim de pé conforme Deus é muito servido, faço este meu testamento na forma seguinte.

Declaro que sou nascida nesta freguesia de Nossa Senhora do Pilar desta mesma Vila, filha legitima de Francisco Ribeiro e de sua mulher Antonia da Silva de Jesus.

Declaro que sou casada com João Ribeiro Viana e do nosso matrimonio nunca tivemos filhos. Declaro que sou irmã terceira da Venerável Ordem Terceira de São Francisco desta mesma Vila de São João del Rei aonde quero ser sepultada...

Declaro que instituo por meus testamenteiro e bastante procuradores em primeiro lugar ao mesmo meu marido João Ribeiro Viana e instituo tambem por meu legitimo herdeiro, em segundo lugar ao Guarda Mor Manoel Soares Lopes. Em terceiro lugar ao Capitão Custodio Nogueira da Costa ... (fls. 03v) ...  o que sobrar dará uma esmola a uma filha de Antônio Martins Coelho, chamada Maria Rosa de Jesus...

E assim dou por feito este meu testamento, esta minha vontade última ... pedi e roguei ao Tenente Julião de Souza Franco que me escrevesse conforme eu ditei ...hoje Vila de São João del Rei, cinco de maio de mil oitocentos e dezessete.

 

fls. 04v. Abertura 01-11-1817

 

fls. 07 - Escravos: 04

fls. 07 - Bens de Raiz:

 

01) E assim mais declarou haver um sitio que se compõe de casas de vivenda terreas cobertas de telha, manjolo com terras de plantas e alguns campos, que tudo foi visto e avaliado pelos ditos avaliadores na quantia de trezentos e quarenta mil réis: 340$000.