PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “os Carvalho Duarte no Sul de Minas”, Cap.10º e “Bernarda Dutra da Silveira e sua descendência”, neste site.

 

ANA MARIA DUARTE

TESTAMENTO

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 42

Data: 1816

Testamenteiro: JosÉ de Souza Meirelles

Local: São João Del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

TESTAMENTO

30-12-1816

 

Em nome de Deus Trino e Uno

Eu Ana Maria Duarte, filha legítima de Caetano de Carvalho Duarte e de Catarina de São José, já falecidos, nascida e batizada na Freguesia dos Prados do termo da Vila de São José neste Bispado e moradora no presente na Freguesia da Vila de Santa Maria de Baependi estando em meu perfeito juízo e entendimento e conhecendo-me avançada em anos e temendo-me a morte faço este meu testamento na forma seguinte:

Encomendações

Meu corpo envolto em habito de São Francisco seja sepultado na Capela do Favaxo na sepultura de meu marido e estando ocupada em outra imediata, e sendo distante o meu falecimento na Igreja mais vizinha ....

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a meu neto José de Souza Meirelles, em segundo a meu sobrinho Jerônimo José Martins em terceiro a meu genro João de Souza Meirelles....

Declaro que fui casada com o Capitão José Garcia Duarte de cujo matrimonio tivemos filhos: Antonio, Manoel, Mariana casada com o Capitão João de Souza Meirelles e Tereza hoje falecida casada que foi com o Capitão Tomás Joaquim Arantes de quem deixou um filho por nome João: estes são os meus universaisherdeiros quanto às duas partes de meus bens.

(............)

Dará meu testamenteiro a meu sobrinho filho de minha Irmã Domingas Maria de Carvalho, Jerônimo – duzentos mil réis.

A Helena casada com o Furriel José de Faria de Andrade vinte e quatro mil réis.

(............)

A Manoel e Ana filhos do tenente Manoel Rufino Arantes, dez mil réis a cada um.

A meu exposto Francisco cincoenta mil réis.

A cada uma das filhas solteiras de meus irmãos José e Caetano dez mil réis.

A meu neto Gabriel filho de Antonio Joaquim Duarte, duzentos mil réis em terras.

A meus netos João, Manoel e Ana casada com o Alferes Luiz Gonzaga Branquinho filhos estes de minha filha Mariana quarenta mil réis a cada um.

(..............)

É minha vontade que minha terça se faça no meu terreiro, casas e seus pertences, com algumas terras anexas que bem bastem para preenche-la e alguns escravos na melhor forma do direito; porquanto instituo por meu universal herdeiro no remanescente da mesma a meu neto e primeiro testamenteiro José de Souza Meirelles, .... pois é o único consanguineo que me tem acompanhado e administrado a minha casa e a ele devo todo o aumento que houver, desde o falecimento do meu marido e lhe arbitro de porção anual trinta mil réis enquanto viver em minha companhia desde o mencionado tempo.

A meu filho Antonio se deve descontar na sua legítima quarenta e cinco mil e quinhentos e sessenta reis que por ele paguei e consta de recibos como ele não o ignora e assim mais o que consta do meu rol.

A meu genro o Capitão João de Souza Meireles o que resta de seu crédito duzentos e oitenta e seis mil seiscentos e cincoenta réis.

Ao meu genro o Capitão Tomás Joaquim Arantes representado por seu único filho João inda menor o que para a composição das terras do Maia lhe damos ainda se não inventariou por esquecimento duzentos e vinte e cinco mil réis.

...e pedi ao Reverendo Vigário José de Abreu e Silva este por mim escrevesse...

Freguesia de Aiuruoca, 30 de Dezembro de 1816

 

APROVAÇÂO

Data: 16-2-1817

Local:casas de morada do Capitão João de Souza Meirelles, no Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, Termo da vila de Baependi, com a presença da testadora.

 

ABERTURA

Aos oito dias do Mes de Março pelas quatro horas da tarde faleceu a testadora Ana Maria Duarte e pelas quatro horas e meia me foi apresentado este testamento....

 

CERTIDÃO DE ÓBITO

Certifico que Helena Maria de Jesus casada com o Furriel José de Faria Andrade faleceu de bixigas em idade quinquagenária no dia trinta de Junho de mil oitocentos e dezoito tendo recebido os Sacramentos da Penitência e Extrema Unção e encomendada pelo Padre Francisco de Oliveira Flores jaz dentro desta Matriz de Aiuruoca.

 

LEGATÁRIOS QUE SE APRESENTARAM:

·         Silvéria de Souza exposta em casa do Capitão João de Souza Meirelles

·         Francisco José Monteiro, exposto em casa de D. Ana Maria Duarte

·         Francisco Antonio Duarte como tutor de suas irmãs Claudina, Pocidônia e Iria filhas de José Carvalho Duarte

·         Felizarda Maria filha de Caetano Carvalho , solteira maior

·         João de Souza Meirelles, neto da falecida

·         Manoel de Souza Meirelles, idem

·         Alferes Luiz Gonzaga Branquinho por cabeça de sua mulher Ana Candida neta da falecida

 

CERTIDÃO

Fl 63, Livro 67º, Óbitos

Aos dezenove dias do mês de Junho de mil oitocentos e vinte e cinco anos faleceu da vida presente com todos os sacramentos de um encalhe, Gabriel Garcia Duarte casado com Dona Áurea Francelina de Jesus, .... envolto em habito preto jaz sepultado dentro da Capela de São José do Favaxo...

 

Atestados

 

Atesto que por falecimento de Dona Ana Maria Duarte ficaram do casal de José de Carvalho Duarte três filhas solteiras que são Claudina, Pocidônia e Iria ..

 

Atesto e Juro in fide sacerdotis que segundo me informei dos parentes mais próximos de Caetano de Carvalho Duarte quando faleceu Dona Ana Maria Duarte aquele Carvalho não tinha senão uma filha solteira de nome Felizarda Umbelina e já maior de 30 anos....