PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Costa Homem - Homem da Costa”.

 


ANA MARIA DE MOURA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Caixa 169

Nº de paginas: 28

Data: 1816

Testamenteiro e Inventariante: Furriel Francisco Joaquim Teixeira

Local: São João del Rei

Transcrito por:Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 02

Diz o Furriel Francisco Joaquim Teixeira como testamenteiro de Dona Ana Maria de Moura que falecendo esta da vida presente no ano de 1802, (...).

 

fls. 03 - BENS:

- Escravos: 08

 

Bens de Raiz:

- um engenho e casas de vivenda e terras de cultura.    772$000

- outro pedaços de terras (incluso no valor acima).

- uma morada de casas de vivenda com seu engenho de cana, senzalas, estrebarias e mais pertences            828$000

 

fls. 09 - TESTAMENTO (resumo)

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Dona Ana Maria de Moura, filha legitima do Capitão Matheus da Costa Homem e Dona Catharina Maria de Gusmão, já falecidos, moradora nesta minha fazenda e engenho de Santo Antonio do Rio Abaixo da Vila e Freguesia de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes, (...) resolvo fazer este meu testamento.

Declaro que sou solteira, nem fui jamais casada, neste estado vivi sempre honesta por cuja causa não tenho herdeiros descendentes e nem ascendentes a quem deva de necessidade habilitar.

Nomeio por meus testamenteiro em primeiro lugar a meu primo o Furriel Francisco Joaquim Teixeira, em segundo a meu compadre o Alferes Luiz Ribeiro da Silva, em terceiro ao Alferes Francisco José de Souza (...).

Meu corpo será depositado na Matriz de São João del Rei e nela sepultado.

Declaro que os bens de que sou senhora herdados de meus pais irmãos são esta fazenda em que sempre morei denominada de Santo Antonio do Rio das Mortes Abaixo com todos os seus pertences dividida ha muitos anos com os vizinhos confrontantes de Engenho de cana, pilões, paiol e moinho e o mais tudo coberto de telha com um oratório onde se celebra o sacrifício a Missa com seus vasos e vestes necessárias.

(..........................)

Declaro que a minha comadre Rosa Maria Felles Rangel deixo as terras que possuo da outra parte do Rio das Mortes tanto de cultura como de minerais que possuíam parte seus filhos e herdeiros como suas que ficam sendo para sempre e a uma filha desta minha comadre e minha afilhada por nome Ignacia Teodora.

Deixo uma mulata que possuo por nome Florentina a uma minha afilhada chamada Inácia, filha da acima Maria parda.

(..........................)

Tenho notícia que em poder do Capitão Leandro Barbosa da Silveira se acham uns títulos de terras minerais na Paragem chamada o Macaná que meu Testamenteiro procurará pelas diligências precisas (...) lhe advirto que se aparecer um papel assinada por mim de uma dívida a meu irmão o Tenente Inácio da Costa Homem não se pague por ter sido este papel feito entre o mesmo meu irmão e meu primo Manoel Caetano da Silva para em ---------- uma cobrança que de mim luzia meu cunhado Mathias o qual papel pode ser fingido e de nenhum valimento (...).

(..........................)

(...) instituo por meu universal herdeiro em igual parte ao mesmo meu primo e Testamenteiro o Furriel Francisco Joaquim Teixeira em atenção a boa companhia que me tem feito e as três enjeitados que estão comigo Maria Baptista, Maria Francisca e Jose Maria, pelo amor com que os criei sem prejuízo um e de outro lado em igual parte no líquido de meus bens (...).

(...) pedi ao Padre Manoel da Paixão e Paiva que este Testamento escrevesse (...)

Vila de São João del Rei, Ana Maria de Moura.

 

fls. 11 ABERTURA.

Aos dezoito dias do mês de Maio do ano de mil oitocentos e dois nesta vila de São João del Rei, Comarca do Rio das Mortes (...) me foi apresentado este Testamento com que faleceu Ana Maria de Moura.