PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Vieira Lopes”, neste site.


ANA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1794

Caixa: 106

Inventariada: Ana de Jesus (Demente/Pródiga)

Inventariante: João Vieira Lopes

Local: São José

Nº de Páginas: 114

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventariante: João Vieira Lopes

Inventariados: os bens que ficaram por

falecimento da demente sua mãe Ana de Jesus.

Data: 12-02-1794

Local: Fazenda chamada o Ribeirão de Santo Antonio Aplicação da Capela de Nossa Senhora da Penha de França da Lage, Freguesia e Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da falecida demente e pródiga Ana de Jesus, viúva do falecido Francisco Vieira Lopes.

 

Fls. 02v - Declaração:

Declarou o inventariante que a falecida sua mãe fora natural das Ilhas e que fora casada com o falecido Francisco Vieira Lopes e que falecera nos fins do mês próximo passado com o seu solene Testamento.

 

02v. - Filhos:

01- João Vieira Lopes, casado

02- Thereza Maria de Jesus, casada com Manoel Luís Cruvinel.

03- Luiza Maria Caetana, casada com João Vieira de Barcelos (morador no Tamanduá).

04- Antonia, falecida, casada que foi com o Capitão Thomé Francisco, tiveram filhos mas não sabe seus nomes e idades.

05- Januária, falecida, casada que foi com Manoel do Couto, ficaram filhos mas que não sabe seus nomes e idades, moradores no Piunhy.

06- Manoel Vieira Lopes, casado, morador na Serra Negra.

07- Jenoveva, casada com Jose da Silva Vieira.

08- Maria Joaquina, solteira, de idade de trinta anos.

09- Francisca, casada com Manoel Vaz, moradora no Pinhuy.

 

fls. 05 - Bens de Raiz

- um Sítio em que vivia a demente sua mãe que se chama o Ribeirão de Santo Antonio, com um rancho de capim e terreiro com seus campos e capoeiras  700$000

- uns chãos na Capela da Lage  15$000

 

fls. 08 - Testamento

 

Eu Ana de Jesus faço meu Testamento na forma seguinte:

Aos dez dias de Fevereiro do ano de mil setecentos e oitenta e sete nesta Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Declaro que sou filha de Manoel Machado e de sua mulher Felipa de São Thiago, já falecidos,. natural da Ilha Terceiro de Angra.

Declaro que fui casada com Francisco Vieira Lopes já falecido, de cujas núpcias tivemos nove filhos: Manoel = João = Antonia = Francisca = Luiza = Thereza = Januária = Genoveva e Maria aos quais instituo e nomeio por meus herdeiros legítimos.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar Theodoro Jose de Arvellos; em segundo lugar Antonio Marques Monteiro e em terceiro lugar a João Gonçalves de Aguiar (...).

Meu corpo será amortalhado em o Hábito de São Francisco, cujo Hábito tenho, e sepultado na Capela de Nossa Senhora da Penha de França donde sou aplicada ou na Capela onde eu falecer.

(.........................)

(...) porque não sei ler nem escrever pedi a João Ribeiro de Freitas que este Testamento me escrevesse (...) e a meu rogo assinasse.

João Ribeiro de Freitas

Ana de Jesus

 

fls. 09v. - Abertura

Certifico que falecendo no dia treze de Janeiro de mil setecentos e noventa e quatro (...) a Testadora Ana de Jesus (...) me foi entregue este Testamento (...).

 

fls. 13

Diz João Vieira Lopes, inventariante dos bens que ficaram por falecimento de sua mãe Ana de Jesus, que a herdeira Luiza Maria Caetana, casada com João Vieira de Barcellos se acha morando no Termo da Vila de São Bento do Tamanduá, (...); a herdeira Fran.ca, casada com Manoel Vaz, no Piunhi; e Manoel do Couto, casado que foi com a falecida herdeira Januária e o herdeiro Manoel Vieira Lopes na Serra Negra, tudo no Termo da dita Vila (...).

 

Monte Mor  1:874$649

 

fls. 47

Diz o Capitão Thomé Fran.co de Afonseca que por ter vendido ao Tenente Joaquim Pinto de Góes e Lara as terras que lhe tocaram em legítima de sua mulher (...) herdeira da inventariada (...).

 

fls. 48 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos João de Souza. Manoel José da Gama

Local: Vila de São Bento do Tamanduá

Data: 03-09-1795

Que Faz: Thomé Francisco de Afonseca (genro da inventariada)

 

fls. 50 - Procuração

Procuradores Nomeados: Domingos José de Souza; Ant.º Roiz Rego; João Ant.º da Silva Leão; João Felisberto Gomes do Couto; Capitão Faustino José Mel José da Gama, Luiz Antonio da Silva Rodarte, Mel. Caetano da Silva.

Local: Vila de São José

Que Faz: Joaquim Pinto de Góes e Lara.