PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANA CLARA DE JESUS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1851

Caixa: 106

Inventariada: Ana Clara de Jesus

Inventariante: Francisco Ferreira Rodrigues

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 58

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens da falecida Ana Clara de Jesus de quem é seu Testamenteiro e Inventariante Francisco Ferreira Rodrigues.

Data: 17-06-1851

Local: São João del Rei

 

fls. 02

Diz Francisco Ferreira Rodrigues testamenteiro e um dos herdeiros da falecida sua tia Ana Clara de Jesus (...).

 

fls. 04v. - Declaração

Declarou ele inventariante que a inventariada faleceu no dia vinte e quatro de Julho do ano próximo passado de mil oitocentos e cinquenta com Testamento (...).

 

Herdeiros:

01- o Testamenteiro e Inventariante Francisco Ferreira Rodrigues.

02- Justa Cândida de Jesus

03- Ana Joaquina da Natividade

 

fls. 05v. - Bens de Raiz

- uma morada de casas sitas a Rua do Tejuco desta cidade, com parte de seus cômodos assoalhados e forrados e outras partes térreas e sem forro, coberta de telha, com pátio e quintal, com os muros parte dele caídos, com um sótão que faz frente para a dita Rua  350$000

 

fls. 06v. - Testamento

 

Em nome de Deus Amém,

Eu Ana Clara de Jesus estando enferma mas em meu perfeito juízo e muito senhora de minhas faculdades mas temendo a morte, querendo preparar-me para dar contas a Deus resolvo este meu Testamento pela maneira seguinte:

Declarou que sou filha legítima de João de Matos dos Santos, e sua mulher Maria Cleofa, ambos já falecidos, nascida e batizada na Capela de Nossa Senhora da Penha no Arraial do Bichinho da Freguesia de São José deste Bispado.

Fui casada com Marcelino Antonio da Cruz, já falecido, e deste consórcio não tivemos filhos alguns e, nem enquanto solteira, e nem agora depois de viúva tenho tido, por isso em amigável composição com minhas cunhadas, irmãs deste meu marido, dividimos a meação ficando elas com a daquele meu marido e eu com a minha (...).

Meu corpo envolto em Hábito de Nossa Senhora do Carmo (...).

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu sobrinho Francisco Ferreira Rodrigues, morador no Saco; em segundo a minha sobrinha Justa Cândida de Jesus, viúva; e em terceiro a minha sobrinha Ana Joaquina da Natividade; e em quarto a Jose Nicolau do Carmo, também meu sobrinho (...).

(........................)

Deixo vinte mil réis de esmola a minha sobrinha Ana, filha de Camilo Antonio do Carmo e de minha irmã Clara, a quem se dará também dez mil réis (...).

Dei a minha sobrinha Justa o crioulo Francisco (...).

Dei também o crioulo Antonio a minha sobrinha Ana Joaquina da Natividade e o crioulo Policarpo (...) ao meu sobrinho Francisco Ferreira Rodrigues (...).

(........................)

Cumpridos e satisfeitos os meus legados e mais disposições testamentarias, querendo dar a meus prezados sobrinhos que sempre viveram em minha companhia numa pública prova de quanto os amo e de quanto lhe sou grata pelo muito que por mim se desvelaram, tratando-me amorosamente assim na saúde como na enfermidade, os nomeio todos três a saber: Francisco Ferreira Rodrigues e suas duas irmãs Justa Cândida de Jesus e Ana Joaquina da Natividade por herdeiros em igual parte (...).

(........................)

(...) por não poder escrever em razão de ser aleijada das mãos pedi ao Padre Bernardo de Souza Caldas que por mim escrevesse (...).

São João del Rei, 19 de Junho de 1850

Ana Clara de Jesus

 

fls. 09 - Subscrito

Testamento de Ana Clara de Jesus, viúva e moradora nesta cidade de São João del Rei (...).

 

fls. 09 - Abertura

Aos vinte e quatro dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e cinquenta, foi aberto este Testamento com que faleceu a Testadora Ana Clara de Jesus (...).

 

fls. 22

Dizem Francisco Ferreira Rodrigues, Justa Cândida de Js. e Ana Cândida da Natividade todos herdeiros de sua Tia Ana Clara de Jesus (...).

 

Monte Mor  770$380