PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Os Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado”, Cap. 11º, § 6º, neste site.

 


ADOLFINA MARIA DE RESENDE

e

PEDRO PINTO DE ASSIS RESENDE

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Inventário - ano 1916 - Caixa 203

Inventariados: Adolfina Maria de Resende e Pedro Pinto de Assis Resende

Inventariante: Jose Gabriel de Resende

Local: Tiradentes

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Aristóteles Rodrigues

 

fls. 01 - Abertura

Data: 13 de Setembro de 1916

Local: cidade de Tiradentes

 

fls. 02

Diz Jose Gabriel de Resende que no dia 14 de julho do corrente ano faleceu na Vila Resende Costa deste Termo, sua sogra, Dona Adolfina Maria de Resende tendo falecido também em 4 de Agosto próximo findo o seu sogro Pedro Pinto de Assis Resende, os quais deixaram herdeiros (...) inclusive o Requerente por cabeça de casal de sua esposa Dona Maria Margarida Alacook (...) não deixaram testamentos (...)

 

fls. 04 Titulo dos Herdeiros

Pedro Pinto de Assis Resende e sua mulher Dona Adolfina Maria de Resende (falecidos)

FILHOS:

01- Maria Jose de Resende, já falecida, casada que foi com Jose Gabriel de Resende e representada por sua filha, Maria Jose das Mercês, com oito anos de idade.

02- Maria Margarida Alacook, casada com o mesmo Jose Gabriel de Resende.

03- Francisca de Paula Resende, casada com Jose Ribeiro de Almeida.

04- Jose Pedro de Resende, com vinte e um anos.

05- Maria da Trindade Resende, com dezoito anos

06- Maria Senhorinha de Resende, com dezesseis anos

07- Maria Cristina de Resende, com dez anos

08- Antonio Benedito de Resende, com oito anos

09- Geraldo de Resende, com cinco anos

10- João do Sacramento Resende, com um ano e meio.

 

fls. 11 Procuração

Que Fazem - Dona Maria Margarida de Alacook, Jose Ribeiro de Almeida, sua mulher Dona Francisca de Paula Resende. Jose Pedro de Resende, Dona Maria da Trindade de Resende e Dona Maria Senhorinha de Resende (...)

Data - 18 de Setembro de 1916

Local - Vila Resende Costa, Estado de Minas Gerais.

Residência dos Outorgantes Acima - Vila Resende Costa

Procurador Nomeado - Jose Gabriel de Resende.

 

fls. 16v. Bens de Raiz

 

fls. 106

Dizem Antonio Benedito de Resende e Francisco Gabriel de Resende, este e (----?) cabeça de casal de sua mulher Dona Maria Cristina de Resende, residentes na Vila de Resende Costa deste Termo (...) que por falecimento de Pedro Pinto de Assis Resende e de Dona Adolfina Maria de Almeida, pais de Antonio Benedito de Resende e de Dona Maria Cristina de Resende, tiveram como Tutor o Senhor Jose Gabriel de Resende.

Sucede agora que o primeiro outorgante Antonio Benedito de Resende se casou com Dona Noemi Soares e o segundo outorgante com Dona Maria Cristina de Resende (...)

 

fls. 107 - Procuração

Que Fazem - Antonio Benedito de Resende e Francisco Gabriel de Resende por cabeça de sua mulher Dona Maria Cristina de Resende, lavradores domiciliados e residentes neste Município.

Data - 06 de Abril de 1929

local - Vila de Resende Costa, Estado de Minas Gerais da Republica dos Estados Unidos do Brasil.

Procurador Nomeado - Doutor Jose Maria Pereira da Silva (casado, brasileiro, etc).

 

fls. 108

Publica forma do documento que se segue - Republica dos Estados Unidos do Brasil Estado de Minas Gerais. Agenor Gomes de Souza - oficial do Registro Civil de Resende Costa, Termo de Tiradentes - Estado de Minas Gerais. Certidão de Casamento.

 

-Certifico que revendo o Livro de Casamentos numero cinco consta a folhas trinta e um o Termo de Casamento de Francisco Gabriel de Resende com vinte e nove anos de idade, solteiro, natural deste Distrito, filho legitimo de Antonio Gabriel Monteiro de Resende e Mafalda Cândida de Resende; profissão lavrador, residente neste Distrito e Dona Maria Cristina de Resende, com dezoito anos de idade, solteira, natural deste Distrito, filha legitima de Pedro Pinto de Assis Resende e Adolfina Maria de Resende, profissão - serviços domésticos, residente neste Distrito.

O referido é verdade em fé do que vai esta por mim assinada.

Resende Costa, 11 de Agosto de 1928.

Oficial do Registro Civil - Agenor Gomes de Souza.

 

fls. 110

Certifico que revendo o Livro de Casamentos numero cinco consta a folhas cento e vinte e oito verso o Termo de Casamento de Antonio Benedito de Resende com vinte anos de idade, solteiro, lavrador, natural deste Distrito, filho legitimo de Pedro Pinto de Assis Resende e Adolfina Maria de Almeida, profissão Lavrador, residente neste Distrito de Resende Costa e Dona Noeme Soares, com vinte e sete anos de idade, solteira, natural de Mariana deste Estado, filha legitima de Tobias Soares e Elvira Malta Soares, profissão - professora, residente neste Distrito.

O referido é verdade em fé do que vai esta por mim assinada.

Resende Costa, onze de Agosto de 1928.

Oficial do Registro Civil - Agenor Gomes de Souza.

 

fls. 113

Republica dos Estados Unidos do Brasil - Município de Resende Costa - Estado de Minas Gerais - Distrito de Resende Costa. Certidão de Nascimento - Agenor Gomes de Souza.

 

Certifico que do Livro de Assento de nascimentos está registrada uma criança do sexo masculino nascida no dia 1 de Junho de 1911 às 23 horas em o domicilio com o nome de Geraldo Magela de Resende, filho legitimo de Pedro Pinto de Resende e de dona Adolfina Maria de Resende. são avós paternos Francisco Pinto de Assis Resende e Dona Senhorinha Cândida de Resende e maternos Luiz Ribeiro da Silva e Dona Esmenia Maria de Almeida.

O referido é verdade e dou fé.

Cartório de Paz de Resende Costa, em 1 de Outubro de 1938 -

Antonio Gomes de Souza.