PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Acácio José da Cruz e Rita Joaquina do Rosário”, neste site.

 

ACÁCIO JOSÉ DA CRUZ

e

RITA JOAQUINA DO ROSÁRIO

Inventários

 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1821

Caixa: C-41

Nº de Páginas: 668

Inventariado: Acácio José da Cruz

Inventariante: Rita Joaquina do Rozário

Local: São João del Rei

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

Obs: falta a folha 01.

 

fls. 02

Diz Rita Joaquina do Rozário, viúva de Acácio José da Cruz, que falecendo este sem testamento, deixando vários filhos, todos maiores de 25 anos e tendo a suplicante a sua Fazenda de Engenho de cana aonde vive, da outra parte do Rio das Mortes Termo da Vila de São José com outras mais terras e dois sítios a este lado, Termo desta Vila de São João Paragem denominada a Ibituruna Pequena, (...).

 

fls. 04 - Filhos:

01- Capitão Joaquim José da Cruz

02- Dona Ana Gonçalves da Cruz, viúva

03- Antonio José da Cruz

04- João José da Cruz

05- Manoel José da Cruz

06- José Gonçalves da Cruz

07- Francisco José da Cruz

08- Firmino José da Cruz

09- Dona Leonor Joaquina de Jesus, casada com Manoel Antonio Pereira

 

fls. 14 - Bens de Raiz

- as terras da fazenda aonde se acha o engenho de cana, de matos virgens, capoeiras, campos e seus logradores, comprados ao falecido Bernardo Pereira, de uma e outra parte do Rio das Mortes Grande, de um e outro Termos da Vila de São José e São João  528$000

- 200 alqueires de terras de capoeiras  2:000$000

- 230 alqueires de terras de campos de criar  920$000

- uma morada de casas coberta de telhas, paiol coberto de telha, paredes de pedra juntas a mesma casa e terreiro aonde mora o herdeiro Capitão Joaquim Jose da Cruz  48$000

- um moinho velho, danificado  24$000

- três monjolos com sua casa coberta de capim  12$000

- terras que pertencem ao mesmo casal que foram do falecido Raimundo Lopes e se acham unidas as terras da dita fazenda acima declarada, da parte de cá, Termo da dita Vila de São José que são cinco alqueires de terras de mato virgem  60$000

- 114 alqueires de terras de capoeiras  1:140$000

- 150 alqueires e terras de campos de criar  600$000

- fazenda que pertence ao mesmo casal comprada aos herdeiros do falecido Ignácio Pinto Guimarães, da parte de lá do Rio das Mortes Grande, Termo da dita Vila de São João de cuja fazenda se deve abater a parte que nela tem um dos ditos herdeiros por nome Ignácio Pinto porque não a vendeu.

- uma morada de casas cobertas de telha  80$000

- um paiol coberto de telha, velho, da dita fazenda  92$000

- um moinho coberto de telha, velho, na dita fazenda, com todos os seus pertences  20$000

- 94 alqueires de terras d capoeiras  752$000

- 20 alqueires de terras de campos de criar  80$000

- o que pertence ao mesmo casal da vigésima parte que compraram a Ignácio Antonio de Paiva, que se tinha de sua legítima, por falecimento de seu pai Antonio de Paiva e Mello na fazenda denominada Água Limpa, pertencente hoje a Manoel Barbosa Nunes, Termo da Vila de São João  39$600

- terras e águas minerais com todos os seus serviços de rego, que foram do falecido Antonio Jorge da Silva, compradas ao Capitão Bernardo José Gomes Carneiro  300$000

- todas as mais terras e águas minerais, com todos os seus serviços de rego de uma e outra parte do dito Rio das Mortes Grande, constante de seus títulos  200$000

 

fls. 21

Dizem Antonio Jose da Cruz e outros herdeiros do falecido seu pai Acácio José da Cruz, que dos autos de contas da Testamentária que este deu por ser testamenteiro de sua sogra Ignácia Maria de Assunção (...).

 

Aponta-se para a Certidão do testamenteiro da Testadora as verbas que dá escolha a sua neta Leonor de Jesus (...).

 

fls. 27 - Procuração

Data: 22-05-1821

Local: Fazenda chamada os Coqueiros em casas que foram do falecido Acácio José da Cruz.

Que Faz: Ana Gonçalves da Cruz (filha do inventariado)

Procuradores Nomeados: Caetano José de Almeida; João de Faria Silva Gomes; Luís da Cunha Barros.

 

fls. 28 - Procuração

Data: 23-05-1821

Local: Fazenda chamada o Ribeirão da Canjica

Que Faz: Francisco José da Cruz (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Caetano José de Almeida; Doutor José Gonçalves Gomes; João de Faria Silva Gomes; Antonio José de Oliveira Barreto.

 

fls. 30

Diz D. Rita Joaquina do Rozário, viúva do falecido Acácio José da Cruz, que ela foi notificada a Req.to de uns filhos ingratos e desobedientes, que só procuram insulta-la (...) para no termo de oito dias finalizar o Inventário (...) porque a suplicante não pode fazer em tão limitado tempo, não só por morar distante desta vila mais de dez léguas como por ser doente e avançada em idade e não poder vir, só rompendo estradas longas porque o único filho que tem que acompanha e trata das duas dependências o Cap.m Joaquim José da Cruz foi avisado pelo seu coronel para no dia 24 do corrente mês de Junho se achar no corpo de seu regimento na Vila de S. Bento de Tamanduá para o serviço de S. Magestade (...).

 

fls. 31 - Procuração

Data: 22-05-1821

Local: Fazenda chamada os Coqueiros

Que Faz: D. Rita Joaquina do Rozário (viúva do inventariado)

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria Souza Toar; Gomes da Silva Pereira; Emerenciano José de Souza Vieira; Luís da Cunha Barros; Jacinto Ferreira Fontes.

 

fls. 33

Diz D. Ana Glz da Cruz, viúva do Cap.m Felis Miz Ferreira, filha do inventariado (...).

 

fls. 49 - Procuração

Data: 02-08-1821

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Firmino José da Cruz (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Caetano José de Almeida; João de Faria Silva Gomes; Antonio José de Oliveira Barreto.

 

fls. 51 - Procuração

Data: 02-08-1821

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Manoel José da Cruz (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Caetano José de Almeida; João de Faria Silva Gomes; Antonio José de Oliveira Barreto; Luís da Cunha Barros.

 

fls. 63 - Adição de Bens:

- terras minerais de veios de água e águas no Ribeirão que desce dos Prados em o lugar chamado o Pinhão  50$000

- trinta datas de terras de veio de água no lugar chamado Pica Madeira, a parte de dois sócios Acácio José da Cruz e o Cap.m Manoel Rodrigues Coelho  60$000

- terras e águas minerais em o Ribeirão do Brumado, parte de dois sócios acima nomeados  18$000

- terras e águas minerais de veio de água, em o corgo do Sumidouro  25$000

 

fls. 79

Dizem João José da Cruz e Antonio José da Cruz, filhos do falecido Acácio José da Cruz, que sua mãe D. Rita Joaquina do Rozário declarou no Inventário dos bens do casal ter dado a Delfina sua neta, filha do primeiro suplicante, uma Sra. da Conceição de ouro; a Cândida tambem sua neta, filha do 2º suplicante, um par de brincos de ouro; a Maria, irmã desta, uma Sra. da Conceição de ouro (...).

 

fls. 110 - Procuração

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira; Bernardo Leite de Faria Souza Toar; José Gonçalves Gomes; Capitão João Batista Lustosa; Sargento Mor João Dias Rosa; Jacinto Ferreira Fontes; Emerenciano José Vieira; Luís da Cunha Barros.

Data: 14-12-1822

Local: Ibituruna Pequena.

Que Fazem: Capitão de Milícias Joaquim José da Cruz; Manoel Antonio Pereira; Firmino José da Cruz; José Gonçalves da Cruz.

 

fls. 210 - Procuração

Data: 07-06-1823

Local: São João del Rei

Que Fazem: Dona Ana Gonçalves da Cruz (viúva de Felix Martins Ferreira, moradora na sua fazenda do Baú, Termo da Vila de São José).

Procuradores Nomeados:Advogados Caetano José de Almeida; Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro; João Batista Lustosa; Antonio José de Oliveira Barreto; Luís da Cunha Barros; João de Faria Silva Gomes.

 

fls. 227 - Procuração

Data: 07-05-1824

Local: Vila de São João del Rei

Que Faz: Manoel Antonio Pereira, viúvo e Testamenteiro de Dona Leonor Joaquina de Jesus (filha do inventariado)

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira; Joaquim José Fulgêncio Carlos de Castro; Jacinto Ferreira Fontes; Luís da Cunha Barros; Manoel da Silva Gouvêa.

 

fls. 231

Diz D. Ana Gonçalves da Cruz, viúva do C. Felix Miz Ferr.ª que falecendo sua avó materna Ignácia M.ª da Assunção, com testamento, declarou os escravos que possuía e que sua neta D. Leonor Joaquina de Jesus (...) pr. q. casando a d.ª D. Leonor faleceu de parto por lançar a menina morta (...) . Req.r p.r tanto q. o viúvo seu testamenteiro Manoel Antonio Pereira (...).

 

fls. 241 - Fragmento do Testamento da falecida Leonor Joaquina de Jesus

(...) declarou a Testadora ser filha legítima do falecido Acácio José da Cruz e de Dona Rita Joaquina do Rozário, natural da freguesia de Prados, que se achava casada com Manoel Antonio Pereira de cujo matrimônio tivera um filho que nasceu morto e que por iso não tinha herdeiro descendente, razão porque era sua legítima herdeira a sua mãe que se achava viva.

 

fls. 252

Diz Fran.co Miz Ferr.ª que falecendo seu avô Acácio José da Cruz (...) deu principio ao inventário deste (...) sendo inventariante sua avó Dona Rita Joaquina do Rozário (...).

 

fls. 253

Diz Francisco Miz Ferr.ª por si e seus irmãos e como tutor da órfã sua irmã D. Delfina (...) que precisa por Certidão o teor do assento do óbito de sua finada mãe D. Ana Glz da Cruz, viúva que foi do Capitão Feliz Miz Ferr.ª (...).

 

Aos quatro de Dezembro de mil oitocentos e vinte e quatro faleceu da vida presente de uma apoplexia com o sacramento da penitência D. Ana Gonçalves da Cruz, viúva do Capitão Felix Martins Ferreira, foi acompanhada solenemente e sepultada na Capela da Conceição da Barra filial desta matriz. O Vigário Luís José Dias Custódio.

 

fls. 257 - Procuração

Data: 20-04-1825

Local: Vila de São João del Rei.

Que Fazem: Francisco Martins Ferreira; Felis Martins Ferreira; Acácio Martins Ferreira; Maria do Carmo e Souza, moradores no Baú Termo desta vila (filhos da falecida D. Ana Gonçalves da Cruz e netos do inventariado).

Procuradores Nomeados: Bernardo Leite de Faria Souza Toar; Coronel Caetano José de Almeida; Florêncio Antonio da Fonseca; Manoel da Costa Souto; Antonio José de Oliveira Barreto; Luís da Cunha Barros; Manoel da Silva de Barreto.

 

Monte Mor  16:773$487

 

 

RITA JOAQUINA DO ROSÁRIO

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1826

Caixa: 223

Inventariada: Rita Joaquina do Rosário

Inventariante: Joaquim José da Cruz

Local: Bom Sucesso

Nº de Páginas: 222

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Moraes Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Rita Joaquina do Rosário, viúva que foi de Acácio José da Cruz. de quem é inventariante o testamenteiro seu filho o Capitão Joaquim José da Cruz.

Data: 01-12-1826

Local: Fazenda denominada o Engenho da Fazenda do Coveiro da Aplicação de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Termo da Vila de São José, Minas e Comarca do Rio das Mortes em as casas de morada que foi da falecida Dona Rita Joaquina do Rozário, viúva de Acácio José da Cruz.

 

fls. 2v. - Declaração

Declarou o inventariante que a sua falecida mãe fora natural da Freguesia de Prados, deste Termo, filha legítima de Plácido Gonçalves de Abreu e de Dona Ignacia Maria da Assunção ambos já falecidos e que a sua finada mãe falecera aos vinte dias do mês de Setembro do ano de mil oitocentos e vinte e cinco com seu solene Testamento e que somente fora casada com o finado seu pai Acácio José da Cruz (...).

 

fls. 02v. - Filhos:

01- Capitão Joaquim José da Cruz, casado

02- Dona Ana Gonçalves, casada com o Capitão Felis Miz Ferr.ª, ambos falecidos, tiveram filhos.

03- Antonio José, casado.

04- João José, casado.

05- Manoel José, casado

06- José Gonçalves, casado.

07- Francisco José, casado

08- Firmino José, solteiro, de idade de trinta anos.

 

Netos, filhos da herdeira Ana:

01- Dona Maria, viúva.

02- Fran.co Miz, casado

03- Feliz Miz, solteiro, de idade de vinte e sete anos.

04- Acácio Miz, solteiro, de idade de vinte anos.

05- Joaquim, solteiro, de idade de dezoito anos

 

fls. 07 - Bens de Raiz

- uma morada de casas na fazenda do Coqueiro que se compõem de casas cobertas de telha, forradas e assoalhadas, com seu quintal cercado de muros de pedras, com várias árvores de espinho, bananeiras, paiol coberto de telha, com sua casa de despejo também coberta de telha, com seu rego de água  300$000

- uma fazenda de cultura chamada o Coqueiro que se compõem de matos virgens, capoeiras e campos e catandubas e seus logradouros  1:635$000

- meia parte na fazenda da Água Limpa  50$000

- metade do valor das casas, terreiro e paiol da outra banda do Rio do termo de São de São João del Rei  24$000

- metade de um moinho velho, da outra banda do rio na forma acima  12$000

- metade dos monjolos e casa de capim da outra banda do rio  6$000

- metade das casas que foram de Ignácio Pinto, da outra banda do rio  36$364

- metade de um paiol coberto de telha, que também foi de Ignácio Pinto  5$456

- metade de um moinho coberto de telha, na mesma fazenda de Ignácio Pinto  9$090

- metade da fazenda, da outra parte do rio, no Termo da Vila de São João del Rei que se compõem de capoeiras e campos de criar, com suas catandubas  1:416$000

- metade das terras de águas minerais de uma outra parte do Rio das Mortes  250$000

- metade dos títulos de sete datas de terras de águas minerais na Paragem chamada o Pinhão  25$000

- metade de trinta datas de terras e águas minerais na Paragem chamada Pica Madeira  30$000

- metade das terras e águas minerais no Ribeirão do Brumado  9$000

- metade dos títulos das terras e águas minerais na Paragem chamada o Sumidouro  12$500

 

fls. 14v. - Fragmento de Inventário

(...) Autos de Inventário que se procedeu, por falecimento, nos bens de Acácio José da Cruz de quem foi inventariante a viúva Rita Joaquina do Rosário (...).

 

fls. 34 - Procuração

Procuradores Nomeados: Gomes da Silva Pereira; Bernardo Leite de Faria Souza Toar; Alferes Antonio Pinto Correa; Leandro Barbosa da Silveira; Rufino Lopes da Silva.

Data: 10-02-1827

Local: Vila de São José

Que Faz: Capitão de Milícias Joaquim José da Cruz (filho da inventariada).

 

fls. 36

Diz o Capitão Joaquim José da Cruz herdeiro, testamenteiro e inventariante da falecida sua mãe D. Rita Joaquina do Rozário que ele precisa que o Escrivão (...) revendo os Autos de Inventário da falecida Leonor Joaquina de Jesus, filha da dita falecida e mulher de Manoel Antonio Pereira, lhe passe (...) o teor do pagamento feito a dita mãe do suplicante e da falecida inventariada como herdeira desta (...).

 

fls. 43

Diz o Capitão Joaquim José da Cruz, inventariante e testamenteiro de sua falecida mãe, (...) para responder requisição do herdeiro seu irmão Firmino José da Cruz (...).

 

fls. 45

Diz o Alferes João José da Cruz, filho e herdeiro da falecida D. Rita Joaquina do Rozário (...).

 

fls.52 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Rita Joaquina do Rosário estando em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor foi e tem servido dar-me e constante nos dogmas da nossa santa fé católica e verdadeira religião, querendo firmar a minha última vontade faço este meu Testamento na forma seguinte:

Declaro que sou filha legítima de Plácido Gonçalves e de Ignacia Maria da Assunção, já falecidos, natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Prados deste Bispado de Mariana.

Fui casada com Acácio José da Cruz, já falecido, vivendo presentemente no triste estado de viuvez, de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes, a saber: Joaquim = João = Antonio = Manoel = José = Francisco = Firmino = Ana, viúva que ficou de Felix Martins  = Leonor, casada com Manoel Antonio Pereira, que todos são meus legítimos herdeiros das duas partes líquidas de meus bens.

Nomeio para meus Testamenteiros adjuntos em primeiro lugar a meu genro dito Manoel Antonio Pereira e a meu filho Joaquim José da Cruz representando ambos uma só pessoa em juízo e em segundo e ultimo lugar a José Antonio Pereira morador na Aplicação da Senhora de Nazaré, pai do dito meu genro e meu filho Firmino José da Cruz (...).

Determino que apartada a minha alma do corpo será este envolto em Hábito Carmelitano e sepultado na Capela da dita Aplicação de Nazaré onde sou moradora (...).

(...........)

Deixo a minha neta Cândida, filha de meu filho Antonio, cinquenta mil réis que se entregarão na mão de seu marido quando tomar estado de casada.

(...........)

(...) o qual por mim escreveu e assinou Guilherme José da Costa por eu não saber escrever depois de o ler (...).

Vila de São João del Rei, 18 de Abril de 1822

Rita Joaquina do Rozário

 

fls. 55 - Feixo

Testamento de Dona Rita Joaquina do Rosário, viúva de Acácio José da Cruz, moradora na sua Fazenda da Ibiturina Pequena Termo da Vila de São José (...).

 

fls. 55v. - Abertura

Aos vinte de Setembro de mil oitocentos e vinte e cinco me foi apresentado este Testamento solene de Dona Rita Joaquina do Rosário (...).

 

fls. 57 - Procuração

Procuradores Nomeados: Jacinto Ferreira Fontes; Tenente Emerenciano José Vieira

Data: 10-10-1825

Local: Engenho do Bom Jesus

Que Faz: Manoel Antonio Pereira

 

fls. 64

Dizem Antonio José da Cruz, Manoel José da Cruz; João José da Cruz; Francisco José da Cruz; José Gonçalves da Cruz; Firmino José da Cruz e Feliz Miz Ferr.ª tutor dos menores netos de sua falecida mãe D. Rita Joaquina do Rosário (...).

 

Monte Mor  11:099$191