PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Silvestre Diniz Pacheco” 3.

FRANCISCO DE FREITAS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1772

Caixa: 385

Inventariado: Francisco de Freitas

Inventariante: Ana Portes da Silva

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram do falecido Francisco de Freitas, inventariante a viúva sua mulher Ana Portes da Silva.

Data: 23-06-1772

Local: nesta Paragem chamada a Cachoeira ao pé do Garambéu Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo termo e Comarca da vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada da viúva Dona Ana Portes da Silva.

 

fls. 01v.- Declaração

Declarou a viúva inventariante que o falecido seu marido morreu aos quinze dias do mês de Março do presente ano de mil setecentos e setenta e dois e que fizera seu solene Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Miguel de Freitas, de idade de 29 anos pouco mais ou menos.

02- José de Freitas, de idade de 27 anos pouco mais ou menos.

03- João Francisco de Freitas, de idade de 25 anos pouco mais ou menos.

04- Rosa Maria de Freitas, de idade de 23 anos pouco mais ou menos.

05- Senhorinha de Freitas Portes, de idade de 20 anos pouco mais ou menos.

06- Antonio de Freitas de idade de 18 anos pouco mais ou menos.

07- Manoel de Freitas, de idade de 17 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 05 - Bens de Raiz

Um sitio em que vive e mora que se compõem de casas de vivenda cobertas de telha, paiol, senzalas cobertas de capim, monjolo coberto de telha, com suas arvores de espinhos, matos virgens e capoeiras, campos e seus logradouros que partem de uma banda com Domingos Rodrigues Carneiro e da outra com Jose Graça e da outra com Gregório Dias e da outra com José Rabelo e Jerônimo da Cunha e com quem mais deva e haja de partir  1:000$000

 

fls. 06v - Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este Público Instrumento virem, como no Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil setecentos e setenta e dois aos vinte dias do mês de Fevereiro do dito ano nesta Paragem do Garambéu onde eu sou morador, estando doente em uma cama em meu perfeito juízo desejando por minha alma no caminho da salvação faço este meu Testamento na forma seguinte:

(...).

Rogo a Manoel da Costa Borges em primeiro lugar, em segundo a Bernardo da Costa de Mendonça e em terceiro lugar a meu filho Miguel de Freitas, que por serviço de Deus e por me fazerem mercê queiram ser meus testamenteiros (...).

Ordeno que meu corpo seja sepultado na Igreja ou Capela mais vizinha onde for meu falecimento, amortalhado em o hábito da minha Venerável Ordem de São Francisco (...).

(...)

Declaro que meu nome é Francisco de Freitas, sou natural da Freguesia de São Martinho do Val de Bayro termo de Três ---- Arcebispado de Braga, filho legítimo de João Francisco e Senhorinha de Freitas.

Declaro que sou casado com Ana Portes da Silva de quem tenho sete filhos a saber: Miguel = José = João = Rosa = Senhorinha = Antonio = e Manoel que são meus legítimos herdeiros das duas partes de meus bens.

Declaro que os bens que possuo são os seguintes: Esta fazenda onde moro, com o gado que me pertencer, quatro escravos, alguns cavalos, porcos e os mais moveis que se achar pertencentes ao casal.

(...).

Devo a José Gonçalves o que constar do seu Rol.

Devo a dois ----------- quarenta oitavas mais ou menos. Devo aos cirurgiões Antonio de Souza e Sebastião Correia de assistência que me fizeram nesta moléstia.

(...)

Declaro que algum gado que se achar, ou cavalos que for de meus filhos se não inventariara nem se lhe tirará.

Declaro que depois de cumpridos os meus legados o que restar da minha terça deixo às minhas duas filhas Rosa e Senhorinha.

(...)

(...) por assim ser a minha vontade pedi e roguei ao Reverendo Padre Matheus pinto de Andrade este por mim fizesse e como testemunha se assinasse (...).

Francisco de Freitas

 

fls. 08 - Aprovação

Data: 20-02-1772

Local: nesta paragem do Morro do Garambéu Capela de Nossa Senhora de Santa Ana em casas de morada de Francisco de Freitas

 

fls. 08v. - Abertura

Aos quinze dias do mês de Marco do presente ano de mil setecentos e setenta e dois (...) foi apresentado este Testamento com que faleceu o Testador Francisco de Freitas (...).

 

fls. 11

Monte Mor  2:778$585

Despesas  544$067

 

fls. 48

Diz Miguel de Freitas, tutor que foi dos órfãos filhos que ficaram do defunto Francisco de Freitas, seu pai (...) os dois órfãos mais velhos já eram maiores de vinte e cinco anos (...) e consta do mesmo inventário ter dado quitação o órfão Antonio Francisco de Freitas e João Francisco de Freitas do importe de suas legítimas e também ter dado quitação a órfã Senhorinha de Freitas e Manoel Dias da Silva por cabeça de sua mulher Rosa Maria de Freitas e ainda o órfão Manoel de Freitas (...).

 

Auto de Justificação:

Justificante: Ana Portes da Silva, viúva do falecido Francisco de Freitas.

Justificado: Miguel de Freitas, tutor dos órfãos do mesmo falecido.

Data: 29-07-1772

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

              Diz Ana Portes da Silva que, digo, viúva que ficou de Francisco de Freitas, que no cofre dos órfãos deste Juízo se acham quatrocentos e trinta e seis mil réis pertencentes as legitimas de seus filhos João, Senhorinha, Antonio e Manoel, os quais quer a suplicante tomar a juros e oferece por seus fiadores Manoel Dias da Cruz e José Rabelo de Macedo (...).

Testemunhas:

Data: 29-03-1773

Local: vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Bernardo da Costa de Mendonça (morador em Santana do Garambéu do Rio Grande, termo desta vila, 64 anos, vive de minerar).

Manoel José do Bem (morador na Capela do Garambéu do Rio Grande, termo desta vila de São João, 63 anos, vive de minerar).