PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “João Gonçalves de Mello”, neste site

 

Francisco Xavier de Moura, padre

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João Del Rei IPHAN cx 90 e cx 362

Tipo do documento – Testamento e Inventario - Data – 1808 e 1816

Testamenteiro – Padre Francisco Ferreira da Silva – sobrinho do testador

Local – Fazenda do Tanque da aplicação da capela de Conceição da Barra. Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei – Comarca do Rio das Mortes.

Anotações de Moacyr Villela

 

Informações extraídas do testamento:

Escrito no dia 23 de novembro de 1807 “nesta minha Fazenda do Tanque aonde moro e existo”.

Nomeia como primeiro testamenteiro “meu sobrinho padre Francisco Ferreira da Silva”. Em segundo lugar ao Capitão João Jose da Rocha e em terceiro lugar ao Capitão Manoel Jose Pinto.

“Declaro que sou natural e batizado nesta Freguesia da Vila de São João, filho legitimo de Antonio de Moura e de sua mulher Rosa Maria Buena ambos falecidos. Sou sacerdote do hábito de São Pedro e não tenho herdeiros forçados”

“Declaro que os bens que possuo foram adquiridos pela minha industria. Fui herdeiro de metade dos bens de minha tia Maria Lemes de Oliveira em pagamento pelo muito que lhe servi por muitos anos regendo toda a casa e fabrica com o peso de todos os negocios e tambem servindo como capelão”.

 Pede para que sejam distribuidas 80 oitavas de ouro entre os pobres no dia de seu sepultamento a cada um uma oitava e meia.

Pede que sejam rezadas 300  missas em sufragio de sua alma, logo apos seu falecimento. 100 missas pela alma de sua tia Maria Lemes de Oliveira, 100 pela alma de seu tio Manoel Ferreira Pereira. 100 pelas almas do purgatorio. 100 pelas almas de seu pai e de sua mãe. 100 pelas almas de seus escravos falecidos.

Legados:

- Afilhado João filho do Alferes Bras Freire de Siqueira – 60.000 mil reis;

-Afilhado Antonio filho do Capitão Manoel Jose Pinto – 60.000 reis;

-Afilhado, filho do sobrinho Tenente Manoel Ferreira da Silva – 60.000 reis;

-Afilhada Teresa filha “do meu comprade Sargento Mor Manoel da Mota Reis – 60.000 reis;

- A Manoel Felix – homem demente 20 oitavas de ouro para suprir suas necessidades;

- A “Angelo Correia que se acha em minha casa, o sitio denominado : do Alvaro Coelho ou Caburú do primeiro corrego que sai do sitio da Boa Vista que foi do falecido Doutor Antonio Jose de Melo e hoje do Capitão Manoel da Costa Villas Boas até o ribeirão do falecido Jose Dias Mamarosa com seus regos, aguas e serviços minerais. Deixo mais ao Angelo a crioula Eugenia e uma filha desta e mais 200.000 reis”;

“deixo ao compradre tenente Salvador Ferreira da Silva 200.000 reis. A suas filhas Maria, Ana de Sene, Juliana e Francisca um escravo para cada uma. Meu compradre me comprou umas casas no arraial da Conceição que foram do falecido Jose Vaz da Silva e ainda não me pagou.entrego a ele a clareza de divida como esmola e deixo que ele e sua mulher usem as casas enquanto viverem e quando falecerem herdam seus filhos e filhas.”

Mais legados: Jeronimo Ferreira – administrador, Joaquim Jose de Moura – camarada; Manoel Jose Peixoto; Mariana agregada - filha de Antonio da Costa. Ao Capitão Antonio Gonçalves de Fiqueiredo; A João da Costa Portela - agregado,  A Luzia crioula forra  agregada a casa;

“Deixo a Domingas Leme de Oliveira que se acha morando em minha casa 5.000 cruzados e mais 5 escravos e deve continuar a morar na casa com meus herdeiros. Tudo pelos serviços que me tem feito em reger a casa e me cuidar nas enfermidades e se ela morrer antes de mim darão meus testamenteiros em dinheiro 400.000 reis a cada uma das raparigas Valeriana, Delfina e Rufina, todas tres filhas pardinhas e filhas da crioula Clara.”

“A Iria, parda forra que mora em minha casa e companhia, pelo amor que sempre lhe tive de a ter criado e aforrei e dei liberdade a muitos anos e lhe deixo 600.000 reis e seis escravos e enquanto for solteira morara na casa com sua tia Domingas Leme de Oliveira e com meus herdeiros.”

 

Deixo como co-herdeiros dos remanescentes de meus bens e em igual parte, a Antonio Xavier de Moura, pardo forro que se acha na minha casa e a meu sobrinho o padre Francisco Ferreira da Silva ”

Escrito a rogo do testador por Maximo Barroso Pereira.

 

Dados extraidos do Inventario da caixa 362

Inventariantes – Padre Francisco Ferreira da Silva e Capitão Maximo Barbosa(sic) Pereira

Inventario amigavel – Outros herdeiros Domingas Leme de Oliveira e sua irmã(sic) Iria Gonçalves de Figueiredo. O co- herdeiro Antonio Xavier de Moura faleceu a 28 de janeiro de 1809 logo depois do testador e é seu herdeiro o Capitão Maximo Barbosa Pereira.

 

Bens de Raiz:

-Fazenda do Tanque no distrito do arraial da Conceição – 8.728.750 reis;

- varias terras e aguas minerais com seus serviços e fabrica – 675.000

-Terras e aguas minerais com seus serviços que o testador deixou a Angelo Correia da Paixão – 162.500

Monte Mor – 17.984.417 reis