PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Francisco Gonçalves da Costa”, neste site.

 

 

FRANCISCO RIBEIRO TOSTES

e

ANA FRANCISCA DO ESPÍRITO SANTO

Testamentos

 

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de documento: testamento Ano: 1819 Caixa: 53

Testador: Francisco Ribeiro Tostes

Testamenteiros: Ana Francisca do Espírito Santo e João Ribeiro Tostes

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Nolasco a pedido de Adonias R. Franco Jr. e Adair Franco dos Reis

 

fl. 01

Ana Francisca do Espírito Santo e outro testamenteiro de Francisco Ribeiro Tostes – autores

Doutor promotor do Juízo – réu

Data: 01-02-1819

Local: vila de São João del Rei

 

fl. 02

Dizem Ana Francisca do Espírito Santo e João Ribeiro Tostes, viúva e filho e testamenteiros de Francisco Ribeiro Tostes, que querem dar contas da dita testamentaria para o que oferecem o próprio testamento, quatorze documentos e uma conta de despesa em que mostram terem sido satisfeitas as disposições do testador faltando somente a satisfação do legado de cem mil réis que o testador deixou para ajuda da criação de uma capela nova que se pretendia fazer no lugar do oeste da Senhora das Dores do Quilombo (...)

 

fl. 03 Testamento

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro. Saibam quantos este instrumento virem que no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e dezesseis aos cinco dias do mês de dezembro nesta capela do Quilombo de Nossa Senhora das Dores, termo da vila de Barbacena, eu, Francisco Ribeiro Tostes, estando de cama bastantemente doente, mas em meu perfeito juízo e entendimento, tudo pela infinita bondade de Deus Nosso Senhor, temendo-me porém da morte e desejando pôr minha alma no caminho da salvação por não saber quando será o Senhor servido chamar-me para Si, faço este testamento na forma seguinte: (...)

Peço e rogo em primeiro lugar a minha mulher Ana Francisca do Espírito Santo e a meu filho João Ribeiro Tostes ambos em um só corpo, em terceiro lugar a meu filho Joaquim Ribeiro Tostes, em quarto lugar a meu filho Antônio Ribeiro Tostes, (...) queiram por serviço de Deus e por me fazerem mercê ser meus testamenteiros (...)

Declaro que sou natural da freguesia de Barbacena, filho legítimo de Antônio Dias Tostes e de sua mulher Luzia Ribeira Soares, já falecidos. Sou casado com Ana Francisca do Espírito Santo e tendo cinco filhos machos e duas fêmeas os quais são meus legítimos herdeiros.
Depois de pagas as minhas dívidas (...)

(...) Mandarão dizer mais vinte missas por alma do falecido João Brás de Almeida.

Mandarão dizer mais vinte missas pelas almas dos meus escravos já falecidos. Mandarão dizer mais dez missas pela alma da falecida Apolônia, mãe de Manoel José Coelho. (...)

Declaro que deixo da minha terça à minha filha Maria o moleque Antônio, nação benguela ou ganguela. Declaro mais que logo que nasceu um crioulo por nome João filho de uma escrava minha Geralda e se minha mulher e filhos não estiverem por esta dádiva sem constar o seu valor a minha terça.

Deixo mais para uma capela nova que se quer formar em lugar de uma velha que existe da Senhora das Dores no Quilombo cem mil para ajuda da sua fatura.

Deixo mais a meu tio Antônio Ribeiro Soares trinta mil réis. Se o dito Soares falecer primeiro que eu, mandarão dizer o importe da referida quantia em missas por sua alma.

Declaro que cumpridos estes meus legados o resto da minha terça se repartirá entre meus filhos herdeiros.

(...) roguei a Francisco Antônio Calado este me escrevesse e me leu (...)

Quilombo da Senhora das Dores, 05-12-1816. Francisco Ribeiro Tostes

 

Fl. 04v – 5

Aprovação

Data: 05-12-1816

Local: capela da Senhora das Dores do Quilombo do termo da vila de Barbacena, Minas e comarca do Rio das Mortes, em casas de morada de Francisco Ribeiro Tostes

 

Fl. 05v Abertura

Aos 16-12-1816 faleceu da vida presente Francisco Ribeiro Tostes com todos os sacramentos, casado com Ana Francisca do Espírito Santo (...)

 

Fl. 20

Diz Maria Ribeira de Assis, solteira, maior de vinte e cinco anos, de Santa Rita de Ibitipoca, que o falecido seu pai Francisco Ribeiro Tostes lhe deixou por legado em seu testamento dois escravos, um por nome Antônio de nação banguela e João crioulo, digo, benguela (...)

 

Fl. 23

Dizem Ana Francisca do Espírito Santo e João Ribeiro Tostes, viúva e filho e testamenteiros do falecido Francisco Ribeiro Tostes, que do formol de partilhas que se apresenta dos bens do dito testador, feito em Barbacena (...)

 

 

 

 

ANA FRANCISCA DO ESPÍRITO SANTO

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de documento: testamento Ano: 1828 Caixa: 44

Testadora: Ana Francisca do Espírito Santo

Testamenteiro: alferes João Ribeiro Tostes

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Nolasco a pedido de Adonias R. Franco Jr. e Adair Franco dos Reis

 

fl. 01

Suplicante - o alferes João Ribeiro Tostes, testamenteiro de dona Ana Francisca do Espírito Santo

Suplicado - o doutor promotor do Juízo

Data: 07-08-1828

Local: vila de São João Del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes

 

fl. 05

Diz o alferes João Ribeiro Tostes, testamenteiro de sua mãe Ana Francisca do Espírito Santo, que ele quer dar contas da testamentaria (...)

 

fl. 06 Testamento

Em nome da Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, três pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Saibam quantos este instrumento de testamento e última vontade virem que sendo no ano do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e seis aos vinte e seis dias do mês de janeiro do dito ano neste lugar denominado o Quilombo, termo da nobre e muito leal vila de Barbacena, estando eu, Ana Francisca Espírito Santo, de saúde e em meu perfeito juízo e com o entendimento que Deus me deu e temendo a morte a qual é certa e desejando pôr minha alma no caminho da salvação, faço este testamento na forma seguinte: (...)

Declaro que sou natural e batizada na capela de Santa Rita da Ibitipoca, termo da nobre e muito leal vila de Barbacena, filha legítima de Francisco Gonçalves da Costa e Josefa Maria do Espírito Santo e de presente me acho assistente na capela da Senhora das Dores do Quilombo, freguesia de Barbacena. Fui casada em face da Igreja com Francisco Ribeiro Tostes de cujo matrimônio tivemos de filhos, a saber: João Ribeiro Tostes, Francisco Ribeiro Tostes, José Ribeiro Tostes, Antônio Ribeiro Tostes, Maria Ribeira, Ana Ribeira, todos assistentes, e Joaquim Ribeiro, falecido mas existem seus herdeiros.

Declaro que meu corpo será envolto em hábito de São Francisco acompanhado pelo reverendo capelão donde quer que eu falecer (...)

Mandarão dizer mais vinte missas por alma de meu marido Francisco Ribeiro Tostes (...)

Mandarão dizer mais dez missas por alma de meu filho Joaquim Ribeiro (...)

Declaro que tenho duas netas, Maria e Rita, filhas de João Ribeiro Tostes do primeiro matrimônio, se dará a cada uma seis mil réis.

O meu testamenteiro dará de esmola a Antônio José Pereira trinta mil réis.

Dará mais para as obras da capela da Senhora das Dores do Quilombo trinta mil réis.

Darei a meu neto Francisco, filho de José da Silva Pinto e Ana Ribeira, dez mil réis. Dará meu testamenteiro a minha neta Maria, filha dos mesmos, seis mil réis.

Dará a Thomazia Antônia de Jesus de esmola seis mil réis.

Dará a minha neta Francisca, filha de meu filho Antônio Ribeiro, de esmola seis mil réis.

Dará a Maria Caetana de esmola seis mil réis.

Dará a uma pobre moça, filha de Antônio Ribeiro Soares, de nome Ana dez mil réis.

Dará a meu filho Francisco Ribeiro Tostes quatorze mil réis.

Dará a meu filho João Ribeiro dez mil réis.

Dará a minha neta Ana, filha de meu filho Joaquim Ribeiro e Maria Thereza, dez mil réis.

Dará a Matildes, uma pobre que se acha em casa de Maria Felizarda de Morais, de esmola três mil réis.

Dará a uma pobre órfã por nome Maria Ignácia de esmola três mil réis.

Dará a meu neto José, filho de Lino José Machado e Maria Ribeira, dez mil réis.

Dará a meu filho José Ribeiro Tostes vinte mil réis.

Dará no dia do meu enterro a todos os meus escravos sem exceção mil e duzentos mil réis.

Dará a minha neta Zeferina, filha de José Alexandre e Ana Ribeira, seis mil réis.

Dará a meu filho Antônio Ribeiro dez mil réis.

Dará a minha filha Maria Ribeira dez mil réis.

Dará a minha neta Ana, filha de Francisco Ribeiro, oito mil réis.

(...)

Declaro que instituo por meus testamenteiros em sucessão de um a outro e a cada um insolidum em primeiro lugar a João Ribeiro Tostes, em segundo Francisco Ribeiro Tostes, em terceiro Antônio Ribeiro Tostes, em quarto a José Alexandre do Nascimento (...)

Declaro que fiz doação de uma escrava por nome Mariana, parda, a minha filha Maria Ribeira de que lhe passe o papel com preço legítimo cuja quantia dará da minha terça por esta ser minha vontade.

(...)

Declaro que depois de cumpridos todos os meus legados instituo por herdeiros dos remanescentes da minha terça a todos os meus filhos e filhas já declarados, o que tudo o quanto determino meu testamenteiro assim o cumprirá sendo esta a minha última vontade.

(...)

Eu o ditei a Joaquim Moreira de Andrade que a meu rogo escreveu e assinou (...)

Paragem do Quilombo, 26-01-1826.

Ana Francisca do Espírito Santo

 

Fl.07v

Aprovação

Data: 27-01-1826

Local: paragem do arraial de Nossa Senhora das Dores do Quilombo, termo da nobre e muito leal vila de Barbacena, Minas e comarca do Rio das Mortes, em casas de morada do alferes José Brás Ribe de Almeida (...)

 

Fl. 08v

Abertura

Certifico que me foi apresentado este testamento para o abrir imediatamente que faleceu a testadora e o achei cozido e lacrado (...)

Quilombo, 16-09-1826, padre Francisco Joaquim de Araújo.

 

Fl. 10

Procuração

Procuradores nomeados: capitão José Moreira da Rocha, José Coelho Mendes e Manoel da Silva Gouveia

Data: 06-11-1826

Local: Quilombo

Que faz: alferes João Ribeiro Tostes

 

Fl.19

Francisco Joaquim de Araújo, presbítero secular do hábito de São Pedro, capelão da capela de Nossa Senhora das Dores do Quilombo:

Atesto que falecendo da vida presente dona Ana Francisca do Espírito Santo foi sepultada nesta capela de Nossa Senhora das Dores do Quilombo aos 06(?)-09-1826, (...)

 

Fl. 20

Diz José Antônio Penna por cabeça de sua mulher, filha de João Ribeiro Tostes, por nome Maria Antônia, que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo, avó da mulher do suplicante (...)

 

Fl. 22

Diz Antônio José Pereira que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo deixou em seu testamento ao suplicante 30$000 réis (...)

 

Fl. 26

Diz Francisco Ribeiro Tostes, digo, Pinto que falecendo sua avó dona Ana Francisca do Espírito Santo com testamento nele deixou ao suplicante a quantia de 10$000 (...)

 

Fl. 27

Diz Thomazia Antônia que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo com testamento solene nele deixou por legado à suplicante a quantia de 6$000 (...)

 

Fl. 28

Diz Maria Caetana, maior de 25 anos, que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo com testamento nele deixou à suplicante a quantia de 6$000 por legado (...)

 

Fl. 29

Diz Ana, filha de Antônio Ribeiro Soares, maior de 25 anos, solteira, que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo deixou à suplicante 10$000 (...)

 

Fl.30

Diz João Ribeiro Tostes que falecendo sua mãe dona Ana Francisca do Espírito Santo lhe deixou de legado 10$000 réis (...)

 

Fl. 31

Diz Matildes, mulher pobre, maior de 40 anos, solteira, que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo com testamento nele deixou por legado à suplicante a quantia de 3$000 (...)

 

Fl. 32

Diz Maria Ignacia, mulher solteira, maior de 25 anos, que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo deixou à suplicante 3$000 réis (...)

 

Fl. 33

Diz Lino José Machado por cabeça de seu filho José, neto da falecida dona Ana Francisca do Espírito Santo (...)

 

Fl. 34

Diz José Alexandre por cabeça de sua filha Zeferina que falecendo dona Ana Francisca do Espírito Santo (...)

 

Fl. 52

Diz Maria, maior de 14 anos, filha do falecido José da Silva, com autoridade de seu tutor Francisco Ribeiro de Almeida, que falecendo sua avó dona Ana Francisca (...)

 

Fl. 80

Diz Lino José Machado por cabeça de sua mulher que falecendo sua sogra dona Ana Francisca do Espírito Santo com testamento (...)

 

Fl 80 Procuração

Procuradores nomeados: tenente Emerenciano José de Souza Vieira; Manoel da Silva de Gouveia

Data: 31-03-1829

Local: Santa Rita da Ibitipoca

Que faz: alferes Lino José Machado (genro da testadora)