PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

FRANCISCO PEREIRA BORGES

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1815

Fonte: Livro 24, fls. 86v.

Testador: Francisco Pereira Borges

Testamenteira: Maria Joaquina de Jesus

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

Registro do Testamento com que faleceu Francisco Pereira Borges de quem é sua testamenteira sua mulher Maria Joaquina de Jesus.

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Francisco Pereira Borges, morador na aplicação de São Francisco de Paula termo da vila de São Bento do Tamanduá, como católico romano e professando na Lei de Jesus Cristo na qual vivo e pretendo morrer, mas sem saber a hora que Deus Nosso Senhor me chamará a contas e me achar enfermo cometido de moléstia mas em meu perfeito juízo e entendimento que Deus Nosso Senhor me deu, ordeno o meu Testamento e última e derradeira vontade.

Declaro que sou natural da freguesia de Santo Antonio lugar do Porto Judio da cidade de Angra.

Declaro que sou filho legítimo de Brás Pereira de Mello e Maria de Jesus Falheira.

Declaro que sou casado com Maria Joaquina de Jesus de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes, a saber: [                     ] = Francisca = Francisco = Mariana = José = Silvéria = Rufina = Leonardo = João = Manoel = Maria, os quais são meus legítimos herdeiros das duas partes dos meus bens e dos remanescentes da minha terça depois de cumpridos e satisfeitos os meus legados e disposições.

Declaro que nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a minha mulher Maria Joaquina de Jesus, em segundo lugar a meu compadre Antonio Ferreira Barbosa, em terceiro lugar a meu compadre Antonio Fernandes de Castro, todos moradores na aplicação supra e rogo que por serviço de Deus e por me fazerem mercê e esmola queiram ser meus testamenteiros (...).

(...)

Declaro que meu corpo será envolto em hábito de São Francisco de quem sou indigno irmão e sepultado na capela de São Francisco de Paula ou onde for o meu falecimento (...).

(...)

Meu testamenteiro dará de esmola a Mariana Angélica de Jesus, filha do falecido José Pereira Filho, a quantia de 10$000 réis.

E assim mais a Vitória, filha de Maria Pereira, outros dez mil réis.

(...)

Declaro que os bens que eu tenho dado a três filhos que se acham casados são os que se acham em o assento do dito caderno dos meus assentos com os seus preços declarados, que são dez cabeças de gado vacum entre pequenos e grandes a minha filha Francisca que se acha casada com Vicente Ferreira, no valor de dezoito mil réis; e assim mais doze mil réis que ambas parcelas somam trinta mil réis e a dita quantia lhe dou de minha terça fora do remanescente se houver.

(...)

(...) e por ser verdade pedi a Joaquim Gomes de Almeida que este escrevesse e como testemunha se assinasse com as mais testemunhas abaixo assinadas e eu me assino com a minha própria letra e punho

Fazenda da Lagoa, distrito de São Francisco de Paula, 18 de Março de 1815

Francisco Pereira Borges

 

fls. 88 - Aprovação

Data: 18-03-1815

Local: em casas de morada de Francisco Pereira Borges, aplicação de São Francisco de Paula termo da vila de São Bento do Tamanduá Comarca do Rio das Mortes.

 

fls. 89

Certifico que falecendo da vida presente o Testador Francisco Pereira Borges abri este Testamento em o dia onze de Abril de 1815 (...)

 

fls. 89 - Procuração

Procuradores Nomeados em São João del Rei: Tenente Emerenciano José de Souza Vieira, Alferes Antonio Jose de Souza Barreto

Data: 27-06-1815

Local: São João, São Bento do Tamanduá

Que Faz: a viúva Dona Maria Joaquina de Jesus