PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Artur da Rocha”, neste site.

 

 

FRANCISCO GOMES DA CUNHA

Inventário

Arquivo : IPHAN – São João Del Rei 

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1769 Caixa: 362

Inventariado: Francisco Gomes da Cunha

Inventariante: Ana Gomes da Rocha – viúva

Local: Paragem chamada Campo Alegre do Ingai, Freguesia de Carrancas

Anotado por: Moacyr Villela

 

 Abertura do inventario a 17 do mês de janeiro de 1769. Filhos herdeiros do casamento do falecido com a inventariante:

- Maria com 5 anos de idade;

- Ines com 3 anos de idade;

- Jose com ano e meio de idade

 

Dividas ativas:

- Deve Antonio Leite da Fonseca 158.550 pela venda do gado da fazenda;

- Deve Manoel Martins 1.100.000 pela compra do sitio “Campo Alegre do Ingai”;

- Declara que seu marido tinha uma loja de fazendas no arraial de Santa Ana das Lavras do Funil na qual tinha um caixeiro por nome Jose Gonçalves de Andrade que deve dar conta do que vendeu. O dito mora atualmente na Ressaca do Rio Grande perto de onde estava a loja.

 

Dividas passivas

- Deve o casal a Manoel Lobo de Castro 619.600

- Deve a Francisco Ribeiro Mendes 1.010.400 de uma execução que lhe fez

 

Tutor dos órfãos: Luis Gomes – Desde 1773 o tutor não dá mais noticias e o juiz de órfãos indica outros nomes no ano de 1783:

Pedro Ferreira Pires se excusa alegando não saber ler e ser soldado auxiliar, declara ter perto de 70 anos e 12 filhos para cuidar e que não era parente dos órfãos indicando outras pessoas que seriam seus parentes:Jose Lemes de Andrade e Lourenço Jose de Andrade que são “tios dos órfãos”.

Lourenço Jose morador no Campo Formoso declara que é aleijado de um braço e que mora distante da viúva mais de 4 leguas alem de ter 10 filhos entre os quais 8 fêmeas e “ainda que seja parente por afinidade em quarto grau”, os mesmos órfãos tem tios irmãos da viúva e cunhados casados com órfãs, com boa capacidade;

 

Indicado em 1786 para novo tutor, Manoel Correia de Souza casado com a órfã Maria de Andreza de Jesus e morador “ao pé da viúva”. Ele pede dispensa alegando ter dois filhos, ser soldado da Cia de Joaquim da Fonseca Bueno e que casando com a órfã, nada lhe deram de dote sendo que a viúva vive com dois órfãos “ainda que de favor em terras de Manoel Freire e das esmolas que lhe fazem os fieis de Deus” e que aqueles órfãos tem tios maternos, legitimos, que são: Luis Gomes da Rocha, Joaquim Gomes da Rocha e Manoel Gomes da Rocha.