PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Sebastião Bicudo de Mendonça”, neste site.

 

FRANCISCA LEODORA DE MESQUITA

Testamento

 

 

Centro de Documentação e Memória “Luiz Barcelos de Toledo”

Cristina, MG.

Tipo de Documento: Testamento

Testadora: Francisca Liodora de Mesquita

Disponibilizado por Benedito Raimundo Alves

 

Registro do Testamento com que faleceu Dona Francisca Liodora de Mesquita, nomeando para Testamenteiros a José Pereira Simões, Vicente Pereira Simões, e Manoel Pereira Simões, como abaixo se vê:

 

Em nome de Deus Amem. Eu Francisca Liodora de Mesquita como cristã católica apostólica romana que sou, com a qual religião nasci e fui criada e educada (...) declaro minhas disposições pela maneira seguinte:- Declaro que fui casada a face da igreja com Antonio Villasboas Simões e deste consorcio tivemos os filhos seguintes: Joaquim Pereira Simões = José Pereira Simões = João Pereira Simões = Antonio Pereira Simões = Manoel Pereira Simões = Francisco Pereira Simões = Domingos Pereira Simões = Vicente Pereira Simões = Ana, já falecida, a qual deixou os filhos seguintes: Antonio, José, Maria, e João = Candido Pereira Simões e Manoel Pereira, estes dois ultimos falecidos e meus legitimos herdeiros.

Declaro para meus testamenteiros em 1º ligar a meu filho José Pereira Simões =, em 2º lugar a meu filho Vicente Pereira Simões = em 3º lugar a meu filho Manoel Pereira Simões =

Encomendação de missas: pelas almas de meus pais, de meu marido, e de meus filhos.

Legados:

- a minha neta Maria, filha de minha finada filha Ana e de Manoel Domingues, uma de minhas escravas de menor idade.

- devo a meu filho Vicente Pereira Simões a quantia de 700$000 rs.

- deixo a quantia de 50$000 rs a cada um de meus netos afilhados a saber:

=Joana(?) e Antonio, filhos de meu filho Jose Pereira Simões

= Jose e Joaquim, filhos de meu filho João Pereira Simões

= Maria, José, e Olimpia, filhos de meu filho Manoel Pereira Simões

= Antonio e José, filhos de minha finada filha Ana.

= deixo a meu filho Vicente Pereira Simões  a quantia de 200$000 rs em remuneração dos bons serviços que me tem prestado.

Legados pios.

Depois de cumpridas as minhas disposições. o restante de minha terça será dividido igualmente por todos os meus herdeiros. E por sta forma tenho concluido e acabado este meu testamento e disposição de ultima vontade que é feito e assinado a meu rogo por Pedro de Alcantara de Mello Trant. Vila Christina seis de Fevereiro de 1870 - A rogo da testadora Dona Francisca Liodora de Mesquita (aa) Pedro de Alcantara de Mello Trant.

Aprovação aos 06-02-1870.

Cumpra-se e registre-se Cristina 27-09-1872 = Miranda

 

Aos 27-09-1872 nesta cidade de Cristina, Minas e Comarca do Rio Verde em meu cartório me foi entregue o Testamento com que faleceu D. Francisca Liodora de Mesquita, aberto pelo Dr. Juiz Municipal Provedor e com o seu cumpra-se do que faço este termo.

Certifico que intimei ao primeiro testamenteiro nomeado no testamento retro, Jose Joaquim Pereira para o aceitar ou desistir da obrigação de Testamenteiro, cuja intimação fiz em sua propria pessoa do que ficou ciente e dou fé. Cristina 14-10-1872.

 

Termo de Aceitação aos 02-11-1872 compareceu Vicente Pereira Simões na qualidade de procurador bastante de Jose Joaquim Pereira Simões, primeiro testamenteiro nomeado, aceita a administração da dita testamentaria (...).

 

Procuração

Data: 13-10-18972

Local: Cidade ade Cristina, Minas e Comarca do Rio Verde.

Que Faz: Jose Joaquim Pereira Simões

Procurador Nomeado: Vicente Pereira Simões

Fins: para em seu nome aceitar e assinar o respectivo termo de aceitação da obrigação de primeiro testamenteiro de cumprir todas as verbas do Testamento Serrado com que faleceu sua mãe D. Francisca Liodora de Mesquita, e representar no Inventário se necessário for (...).