PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Estevão José de Siqueira”, neste site.

 

FELIX JOSÉ DE SIQUEIRA

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1840 - Caixa: 390

Inventariado: Felis José de Siqueira

Inventariante: Estevão José de Siqueira

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01

Inventário dos bens do demente Felis José de Siqueira de que é inventariante seu sobrinho Estevão José de Siqueira e curador Carlos Joaquim Máximo Pereira

Data: 17-03-1840

Local: cidade de São João del Rei

 

Declarou o inventariante que constava apenas que seu tio o inventariado Felis José de Siqueira possuía um crédito de 720$000, que lhe deve Francisco de Paula de Almeida Magalhães, negociante, morador nesta cidade (...).

 

fls. 07 - Auto de Contas

Data: 23-04-1844

Local: São João del Rei

Curador: Carlos Joaquim Máximo Pereira

Sobre o Demente: respondeu que o demente seu curatelado Felis José de Siqueira existe no mesmo estado de alucinação menta, e nem há esperanças de que melhores, morando em companhia de Francisco José Antunes Guimarães na fazenda do Ribeirão deste termo, aonde já já muito anos se achava (...), respeita muito o dito Guimarães, única pessoa a quem obedece, e pelo mesmo e sua mulher é bem tratado (...).

 

fls. 13 -

Diz Carlos Joaquim Máximo Pereira, curador do demente Felis José de Siqueira, que tendo de mudar muito breve de sua residência desta para a cidade do Rio de Janeiro, não pode com isso continuar com a administração da dita curatela (...).

 

fls. 13v. - Auto de Contas

Data: 09-12-1645

Local: São João del Rei

Curador: Carlos Joaquim Máximo Pereira

Sobre o Demente: o demente existe no mesmo estado de alienação (...) em companhia de Francisco José Antunes Guimarães, morador hoje nesta cidade (...).

 

fls. 21

Diz Dona Ignacia Maria de Jesus, viúva de Francisco José Antunes e testamenteira conjunta com o Capitão José Dias de Oliveira, que eles foram citados para prestarem contas da curatela do demente Felis José de Siqueira (...) de quem o mesmo falecido era curador.

 

fls. 21v. - Auto de Contas

Data: 03-03-1849

Local: São João del Rei

Curador: Dona Ignacia Maria de Jesus e o Capitão José Dias de Oliveira

Sobre o Demente: o demente Felis José de Siqueira existe no mesmo estado de alienação (...) mas sem fúria (...), continua morando em companhia da viúva do curador Dona Ignacia Maria de Jesus (...) onde tem sido cuidado com todo amor e caridade (...).

 

fls. 45

Diz Ignácio Bernardes de Souza, curador de Felis José de Siqueira, que ele foi citado para prestar contas (...).

 

fls. 45v. Auto de Contas

Data: 13-07-1853

Local: São João del Rei

Curador: Ignácio Bernardes

Sobre o Demente: o demente existe nos mesmos estados de alienação mental (...), vivendo mansa e pacificamente em companhia de sua irmã Dona Cipriana de Jesus Baptista que o trata e o alimenta com muito amor e caridade (...).

 

fls. 48

Diz Dona Cipriana de Jesus Batista que havendo sido julgado demente seu irmão Felix José de Siqueira, dele foi curador o falecido Francisco José Antunes Guimarães em cuja companhia sempre esteve, e depois do falecimento do mesmo curador foi o dito demente para a companhia da suplicante aonde tem sido tratado de alimento e lavagem de roupa, não querendo morar com o novo curador Ignácio Bernardes de Souza, e como a suplicante tem grande família a sustentar, e por isso tem poucas possibilidades (...).

 

fls. 57

Diz Herculano Cesar de Siqueira, curador do demente seu tio Felis José de Siqueira (...).

 

fls. 59

Diz Herculano Cesar de Siqueira, curador do falecido demente seu tio legítimo Felis José de Siqueira, que tendo com a mortes deste finalizado o seu ofício de curador, quer prestar contas (...).

 

fls. 59v. - Auto de Contas

Data: 21-07-1856

Local: São João del Rei

Curador: Herculano Cesar de Siqueira

Sobre o Demente: o demente Felis José de Siqueira faleceu no dia vinte e sete do mês de Fevereiro do ano de mil oitocentos e cinquenta e cinco no mesmo estado de demência, em companhia de sua irmã Dona Cipriana de Jesus Baptista, que sempre o tratou com todo amor e caridade até o seu falecimento (...).