PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Maria de Siqueira Paes”, neste site.

 

DOMINGOS GONÇALVES PEDREIRA

Inventário

 

ARQUIVOS HISTÓRICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Fórum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1856 - Caixa: 29

Inventariado: Domingos Gonçalves Pedreira

Inventariante: Mariana Cândida de Castro

Local: Oliveira - MG

Nº de Páginas: 112

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Autuação de Petição: 1856

De D. Mariana Cândida de Castro para o fim de se proceder a inventário nos bens de seu casal, por falecimento de seu marido Domingos Gonçalves Pedreira (...).

 

Aos 18-06-1856 nesta Fazenda do Ribeirão da Serra Distrito do Bom Sucesso termo da Vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes, em casas do finado José Joaquim de Faria onde me achava em exercício do meu emprego, e sendo aí, por parte de D. Mariana Cândida de Castro me foi dado uma petição despachada pelo Dr. Francisco Antonio de Borba Junior, juiz Municipal e órfãos da dita vila e seu termo; em cuja petição requer a fatura de Inventário  nos bens que ficaram por falecimento de seu marido (...)

 

Diz D. Mariana Cândida de Castro, que tendo falecido seu marido Domingos Gonçalves Pedreira, requer a V.S, inventário nos bens de seu casal, e tendo deixado filhos órfãos requer mais a V.S. nomear um Curador inlitem aos ditos órfãos (...) a suplicante apresenta por Louvados os cidadãos Mariano Ribeiro da Silva e Felizardo Roiz Peixoto (...).

 

Nomeio para curador o cidadão João Machado Netto, prestando juramento. Fazenda do Ribeirão da Serra 18-06-1856 - Borba Jr.

 

20-06-1856 nesta Fazenda do Ribeirão da Boa Vista distrito do Bom Sucesso termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes em casas da viúva inventariante D. Mariana Cândida de Castro (...)

(...) declarou que o sobredito seu finado marido Domingos Gonçalves Pedreira falecera em o dia 15-03 do ano próximo passado, sem testamento, deixando dez filhos

 

Titulo de Herdeiros:

Cabeça de casal: D. Mariana Cândida de Castro

 

Filhos:

1 Francisco, casado, idade 25 anos.

2 Ananias, solteiro, idade 24 anos.

3 Antonio, solteiro, idade 23 anos

4 Domingos, solteiro, idade 22 anos

5 José, solteiro, idade 21 anos.

 

Filhos menores, todos solteiros:

6 Mizael, 19 anos.

7 Messias, 17 anos

8 Candido, 15 anos

9 Joana, 14 anos

10 Sideney, 12 anos.

 

Dou fé notifiquei aos herdeiros maiores, Francisco = Ananias = Antonio = Domingos = José = Mizael = Mecias = e Candido para se louvarem (...). 20-06-1856

 

Bens de Raiz (entre eles):

- uma casa de vivenda e as mais benfeitorias no terreiro da fazenda 1:000$000

- uma casa no Arraial do Bom Sucesso 800$000

- uma parte no engenho dos Machado 57$146;

- uma parte no terreiro da Fazenda da Cruz das Almas 118$000

- terras de cultura e campos 6:036$534

 

Monte Mor 35:245$520

 

Procuração

Que Faz: D. Mariana Cândida de Castro

Data: 14-07-1856 nesta fazenda denominada Ribeirão da Boa Vista distrito e freguesia do Bom Sucesso termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: na vila da Oliveira ao Major Theodosio da Costa Pereira e Francisco Gonçalves dos Santos

 

Diz D. Mariana Cândida de Castro, que o finado seu marido deixou os seguintes filhos menores: Misael, Domingos, Antonio, Jose, Messias, Joana, Sidiney e Cândido, e como a suplicante se julga nas circunstancias de ser tutora dos ditos seus filhos, porque no estado de viuvez vive com o devido recato e honestidade como mostra pelo documento junto , e para obrigar-se como tal, desde já renuncia o beneficio do Anatus Consultos Veleianna introduzido em favor das mulheres. e requer que levado este aos respectivos autos de inventário, se lavre o competente termo na forma da Lei.

 

Procuração

Que Faz: D. Mariana Cândida de Castro

Data: 01-10-1855 neste Arraial e Distrito do Bom Sucesso termo da Vila de Oliveira Minas e Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: Major Theodozio da Costa Pereira e Carlos José Bernardes, moradores na vila da Oliveira

 

Atesto, que D. Mariana Cândida de Castro, viúva do finado Domingos Glz Pedreira, vive no estado de viuves e honestamente, e tem a necessária capacidade para ser tutora de seus filhos.

O referido é verdade, e por ter pleno conhecimento o afirmo in fide Parochi. Bom Sucesso 6-10-1855 o Vigr.º José Lopes Cançado

 

Diz D. Mariana Cândida de Castro, viúva do finado Domingos Glz Pedreira, tutora de seus filhos Mizael de idade de 22 anos = Candido de 18 anos = Sidinei de 15 anos = Micias e Joana, estas acham-se casadas e na posse de suas legitimas, os outros sabem ler e escrever e estão instruídos na doutrina cristã, empregados na lavoura (...) (03-02-1860)

 

Procuração

Data: 15-12-1859 nesta freguesia de Bom Sucesso, termo da vila da Oliveira.

Que Faz: D. Mariana Cândida de Castro

Procuradores Nomeados: Joaquim Gonçalves dos Santos Chaves, e a seu filho Antonio Gonçalves dos Santos.

Fins: para prestar contas de seus filhos órfãos.

 

Diz Mizael Gonçalves dos Santos, herdeiro do falecido Domingos Gonçalves Pereira, a vista da certidão junto mostra ter completado a idade maior de 21 anos, está legitimo para poder reger sua pessoa e administrar seus bens (...).

D. Oliveira 10-03-1860 (aa) A.Alvim

 

Procuração

Que Fazem: Joaquim Fernandes de Souza, Jose Francisco de Moraes e Mizael Gonçalves dos Santos, moradores neste distrito

Data: 1859 em meu cartório

Procuradores Nomeados: na vila da Oliveira a Joaquim Gonçalves dos Santos Chaves e Antonio Gonçalves dos Santos

Fins: nos autos de inventário que se procedeu por falecimento de seus pai e sogro Domingos Gonçalves Pedreira, dar quitação de suas legitima e mostrar suas emancipações

 

Certifico que no Livro 1º de batismos desta matriz a f 99 consta o assento do teor seguinte: Aos dezesseis dias de Agosto de 1838 no Retiro nasceu Misael, branco, filho legitimo de Domingos Glz Pedreira e D. Mariana Cândida de Castro, inocente e aos 26 do dito mês foi pelo Padre Jose Mendes batizado solenemente, sendo padrinhos Jose Coelho dos Santos e D. Jesuína Cândida de Jesus. O Vig. Jose Lopes Cançado. Nada mais se continha no dito assento e afirmo in fide Parochi.

 

Certifico mais que no Livro 1º de Casamentos a fl. 112v consta o seguinte: Aos 08-09-1858, Servatis Servandis, recebi em matrimonio a Jose Francisco de Moraes filho legitimo de Zeferino Leonel de Moraes e D. Maria Cândida de Jesus = com D. Missias Cândida de Castro, f.l. do finado Domingos Glz Pedreira e D. Mariana Cândida de Castro, todos desta freguesia, lhes dei as bênçãos nupciais, presentes as testemunhas Bento Glz Castanheiros - Severiano Jose de Faria. O Vig. Lopes. Nada mais e afirmo in fide Parochi

 

No mesmo Livro a f 113 consta o teor seguinte: Aos 08-09-1858 Servatis Servandis, recebi em matrimonio a Joaquim Fernandes de Souza, filho legitimo do finado Manoel Frz de Souza e D. Ana Cândida de S. Jose, da freguesia do Amparo = com D. Joana Cândida de Castro, f.l. do finado Domingos Glz Pedreira e D. Mariana Cândida de Castro, desta freguesia, lhes dei as bênçãos nupciais, presentes as testemunhas Jose Joaquim da Silva - Severiano Jose de Faria. O Vig. Lopes.

Nada mais se continha nos ditos assentos, que fielmente os copiei e o afirmo in fide Parochi. Bom Sucesso 23-12-1859 O Vig. Jose Lopes Cançado

 

Procuração

Que Faz: D. Mariana Cândida de Castro, moradora neste distrito

Data: 23-02-1861 neste Arraial de Distrito da Freguesia de N. Sra do Bom Sucesso termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: na vila da Oliveira aos Solicitadores de Causas, Jose Henriques de Mello e Joaquim Gonçalves dos Santos Chaves.

Fins: na qualidade de tutora de seus filhos órfãos, concedia poderes especiais para requer remoção das terras de culturas e campos que couberam aos órfãos na Fazenda da Cruz das Almas para outras que ela outorgante possui na Fazenda do Ribeirão da Boa Vista, neste distrito do Bom Sucesso.