PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

Domingos Gonçalves Beirigo, era natural de São Salvador da Portela das Cabras Arc. de Braga, filho natural de Alexandre Gonçalves Beirigo e Teresa Gonçalves.

Foi irmão, por parte de pai, de Pascoal Gonçalves Beirigo filho de Andreza Dias. Pascoal foi o primeiro marido de Joana Antonia Pereira, filha de Manoel Gonçalves Tristão e Catarina Pereira de Alvarenga, com a geração descrita na família “Pedro Xavier e Luzia Bicuda de Alvarenga”.

Domingos casou com Clara Maria da Rosa. Testou no Ribeirão de Santo Andre, Fazenda das Marmeladas Freguesia de S. Bento da vila nova aos 13 de agosto de 1790 anos e faleceu aos 29-12-1791. Declarou oito filhos de seu casal: Liberata = Ana = Constança = Maria = Metildes = Domingos = Jose = Manoel = e Alexandre.

Entre eles:

1- Liberata, batizada em S. José del Rei aos 24-04-1753. Casada, foi dotada.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 24-04-1753 Passatempo, Liberata, f.l. Domingos Gonçalves Beyrigo e Clara Maria da Rosa, padr.: Alexandre da Cunha de Noronha e Izabel da Rosa, solteira.

2- Ana, também casada, foi dotada.

3- Maria, idem.

4- Domingos Gonçalves Beirigo, 1º testamenteiro paterno.

5- Manoel Gonçalves Baldo, 2º testamenteiro paterno.

 

 

 

Domingos Gonçalves Beirigo

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano 1812

Testador: Domingos Gonçalves Beirigo

Testamenteiro Domingos Gonçalves Beirigo, filho do testador

Disponibilizado por William Horst Richter

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Domingos Gonçalves Beirigo testamenteiro de seu pai Domingos Gonçalves Beirigo. Contas

Aos 01-12-1812 nesta vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em meu cartório vindo a ele por parte de Domingos Gonçalves Beirigo como testamenteiro de seu pai Domingos Gonçalves Beirigo me foi apresentada uma sua petição despachada (...) para dar contas da testamentaria (...).

 

Testamento: (...) sendo no ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1790 anos aos 13 de agosto neste meu citio chamado Ribeirão de Santo Andre fazenda das marmeladas adonde moro e vivo, termo da vila nova de São Bento Comarca do Rio das Mortes, eu Domingos Gonçalves Beirigo, estando doente (...) faço este testamento na forma seguinte: encomenda a alma. Testamenteiros em 1º lugar a meu filho Domingos Gonçalves Beirigo e a meu filho Manoel Joaquim Baldo, e do Reverendo Antonio da Silva Torres. Encomenda missas.

Declaro que sou natural da freguesia de São Salvador da Portela, termo de Barcelos Arc. Braga, filho natural de Alexandre Gonçalves Beirigo e de Teresa Gonçalves, já falecidos. Sou casado com Clara Maria Rosa da qual tive filhos, a saber: Liberata = Ana = Constança = Maria = Metildes = Domingos = Jose = Manoel = e Alexandre.

Declaro que tenho três filhas casadas e todas três são agregadas desta fazenda a saber: Liberata levou (...); minha filha Ana levou (...); Maria levou (...). Estas dotadas virão com estes bens ao monte na ocasião das partilhas para que sejam todos herdeiros em igual parte.

Declaro que meu filho anda com a minha tropa (...). Declara bens e devedores.

(...) que o falecido meu filho passou é uma obrigação e eu estou obrigado a pagar.

Deixo 50$000 rs a órfã Ana, que se acha aqui em casa. A minha terça, cumpridos os meus legados, meu testamenteiro disporá em obras pias.

Declara dividas e dividas que se deve ao casal. (...).

E dou por concluído este meu testamento e por não saber escrever roguei a Anacleto Rodrigues de Crasto que este meu testamento escrevesse e como testemunha se assinasse, e eu me assinei com o meu próprio nome de que uso em  presença das testemunhas abaixo assinadas. Hoje Ribeirão de Santo Andre, Fazenda das Marmeladas Freguesia de S. Bento da vila nova aos 13 de agosto de 1790 anos. Domingos Glz Beirigo

 

Aprovação aos 11 de março de 1791 nesta vila de S. Bento do Tamanduá, Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Domingos Gonçalves Beirigo.

 

Freguesia de S. Bento da Vila de Tamanduá:

Certifico que em o L. 3º de Óbitos desta freguesia a f. 92 se acha o assento do teor seguinte = aos vinte e nove dias do mês de Dezembro de mil setecentos e noventa e hum faleceu da vida presente Domingos Gonçalves Beirigo, casado com Clara Maria Roza, com todos os sacramentos, e foi sepultado das grades para cima dentro da capela de N. Senhora do Desterro, filial desta matriz da vila de S. Bento do Tamanduá, amortalhado em hábito da Ordem Terceira de S. Francisco de que era irmão (...). E por não se achar este assento nos livros findos, mandei fazer este de Suplemento, que fiz copíar de um livro particular e antigo que me foi apresentado; informando-me alem disto de duas pessoas fidedignas que assistiram ao funeral do sobredito finado. O Vigário Manoel da Cunha Pacheco.

Item - em o Livro 2 de óbitos desta mesma freguesia a fls. 154 se acha o assento seguinte: aos 12-11-1802 faleceu com todos os sacramentos e solene testamento o Padre Antonio da Silva Torres, e foi sepultado ma capela da Sra. do Desterro filial desta matriz de S. Bento do Tamandua.