PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Famílias “Souza Monteiro -Monteiro Lopes” e “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado, neste site

 

CESÁRIO FRANCISCO DE SOUZA

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1852 - Caixa: 23

Inventariado: Cesário Francisco de Souza

Inventariante: Genoveva Cândida de Castro

Local: Oliveira-MG

Nº de Páginas: 48

Monte Mor 32:226$990

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário e Partilhas Amigável feito entre a viúva e herdeiros do finado Cezario Francisco de Souza dos bens pertencentes ao casal do mesmo,

 

Aos 30-09-1852 nesta vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes estando aí por parte de D. Genovefa Cândida de Castro e os herdeiros, filhos do finado Cezario Francisco de Souza, me foi dada uma petição despachada pelo Capitão Antonio da Costa Pereira, primeiro substituto do Juiz Municipal e Órfãos desta dita vila e seu termo (...) para se procederem a Inventario e Partilha amigável e convencional por serem todos de maior idade (...).

 

Dizem D. Genovefa Cândida de Castro, viúva do finado Cap. Cezario Francisco de Souza, e os herdeiros filhos do dito finado; que eles se acordaram entre si procederem a inventário amigável e convencional p serem todos de maior idade, o que tudo consta do dito Inventário e Partilhas junto, e para ter força de causa julgada é indispensável que seja julgada por sentença (...). 30-09-1852

Assinam:

Genovefa Cândida

Candido de Souza Monteiro

Francisco Ferreira Roiz

Joaquim Ferreira Roiz

Joaquim de Souza Monteiro

Cezario de Souza Monteiro

Antonio Felisberto dos Santos

Jose Cezario de Souza

Mizael Mendes dos Santos

 

Procuração:

Data e Local: Aos 23-09-1852 nesta vila de S. Jose Minas e Comarca do Rio das Mortes em meu cartório de mim tabelião adiante nomeado (...).

Que Fazem: o Cap. Joaquim Ferreira Rodrigues e sua mulher D. Ana Cândida de Jesus

Procuradores Nomeados: no Arraial de Bom Sucesso termo da vila de S. Jose a seu irmão e cunhado Francisco Ferreira Rodrigues.

Fins: o poder para que no inventário e partilhas que se esta procedendo por mortes de seu sogro e pai o Capitão Cezario Francisco de Souza possa assinar (...)

 

Inventário e Partilhas amigável feito entre a viúva e herdeiros do finado Cap. Cezario Francisco de Souza dos bens pertencentes ao casal do mesmo.

Data e Local: 13-09-1852 nesta Fazenda da Perapetinga do distrito da Freguesia do Bom Sucesso termo da vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes, presentes a viúva do finado Capitão Cezario Francisco de Souza, D. Genoveva Cândida de Castro e todos os herdeiros do dito finado, a saber das primeiras núpcias Candido de Souza Monteiro = Francisco Ferreira Rodrigues, por cabeça de sua mulher D. Maria Cândida de Jesus = Joaquim Ferreira Rodrigues, por cabeça de sua mulher D. Ana Cândida de Jesus = Joaquim de Souza Monteiro, casado com D. Ângela Cândida de Souza = Cezario de Souza Monteiro = Antonio Felisberto dos Santos, por cabeça de sua mulher D. Emerenciana Cândida de Jesus; e das segundas núpcias Jose Cezario de Souza = e Mizael Mendes dos Santos, por cabeça de sua mulher D. Jesuína Isméria Cândida de Jesus, todos emancipados e maiores de vinte e um anos.

(...) outrossim se convencionaram Testamenteiros do dito finado a D. Genoveva Cândida de Castro e Francisco Ferreira Rodrigues, ambos em um corpo, com os herdeiros das primeiras núpcias igualmente herdeiros da Terça, em repartir a mesma entre eles desde já, ficando os ditos herdeiros obrigados a concorrerem e pagarem as suas partes respectivas para satisfazerem todos os legados e mais disposições testamentárias até contas finais, e por se acharem todos convencionados na forma acima declarada e achando-se presentes os Louvados igualmente Partidores convocados, procederam na avaliação de todos os bens do casal (...)

 

Louvação (entre os bens)

- uma fazenda denominada Prepetinga, composta de 52 alqueires de cultura, tapadas da outra banda do Prapetinga  1:560$000

- 216 alqueires de culturas de dentro, tirando se 30 alqueires pertencentes aos herdeiros Joaquim e Cezario de sua legitima materna 4:650$000