PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João Antonio Friaça”, neste site.

 

CÂNDIDA TERESA DE JESUS

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1871

Caixa: 53

Inventariada: Cândida Teresa de Jesus

Inventariante: Deziderio Antonio Friaça

Local: Oliveira

Nº de Páginas: 28

Monte Mor: 2:894$000

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Data: 06-02-1871

Local: Cidade da Oliveira

Autuação de uma petição do Coletor Municipal, em a qual requer seja intimado Deziderio Antonio Friaça, testamenteiro e herdeiro de sua finada mulher D. Cândida Teresa de Jesus.

 

Declaração:

(...) declarou que sua mulher faleceu no dia 14 de outubro do ano passado deixando a ele inventariante como seu herdeiro por não ter herdeiros ascendentes nem descendentes (...).

 

Titulo de Herdeiros:

Dezidério Antonio Friaça.

 

Bens de Raiz

 

Data: 25-02-1871

Diz Alexandre Antonio Friaça, morador no Carmo da Mata, que falecendo D. Cândida Teresa de Jesus segunda mulher do pai dos suplicantes o Sr. Deziderio Antonio Friaça. sendo-lhe este devedor e de seus irmãos Carlos e Cândida, como vera da clareza que apresenta da quantia de 310$767 rs e o premio, e outro credito da q.ta de 75$500 rs q. os prêmios, contados a soma de 678$299 (...)

 

Data: 08-05-1863

Devo que pagarei aos meus filhos Alexandre, Carlos e Cândida a quantia de 310$767 rs e cuja quantia de 310$767 rs provenientes de outro tanto, e qual quantia que emprestaram-me, e recebi em moeda corrente e pagando eu em desde deja o premio de 1% a mês, por tempo de todas as vezes que me for pedido. E para clareza mandei passar a presente clareza que vai tão somente por mim assinado. Carmo da Matta 15 de Abril de 1863. (...) Deziderio Antonio Friaça

 

Devo que pagarei aos meus filhos Alexandre, Carlos e Cândida a quantia de 75$500 rs proveniente de outra tanta e igual quantia que recebi em moeda corrente (...) Carmo da Mata 4 de Abril de 1864.

 

Diz Francisco Pereira Cardoso, morador no Dis.tro do Carmo da Mata, que falecendo D. Cândida Teresa de Jesus e ficando-lhe a dever por crédito a quantia de 105$978 rs como se vê da clareza q. apresenta, e o premio que se contar; como se trata do inventário e partilha dos bens daquela finada, por isso que o suplicante requer a V. S, que respondendo os interessados, se junte esta aos autos do inventario afim de separar-se bens para seu pagamento (...)