PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Famílias “Domingos Freire de Figueiredo”, e “João Gonçalves Mello”, neste site.

 

BRÁS FREIRE DE SIQUEIRA, alferes

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1815

Caixa: 261

Inventariado: Alferes Brás Freire de Siqueira

Inventariante: Maria Cleofa da Silva

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 -

Inventário dos bens do falecido Alferes Brás Freire de Siqueira de quem é viúva e inventariante sua mulher Dona Maria Cleofa da Silva.

Data: 31-10-1815

Local: Fazenda da Lagoa Verde situada na Aplicação de Nossa Senhora da Conceição da Barra do termo da vila de São João del Rei, em casas de morada e residência de Dona Maria Cleofa da Silva viúva do falecido Alferes Brás Freire de Siqueira.

 

fls. 01v. - Declaração

Declarou a inventariante que o inventariado seu marido falecera no dia vinte e dois de abril do corrente ano de mil oitocentos e quinze.

 

fls. 03 - Filhos:

01- João, de idade de 8 anos.

02- Mariana, de idade de 6 anos, pouco mais ou menos.

03- José, de idade de 5 anos com pouca diferença.

04- Elias, de idade de 3 anos, pouco mais ou menos.

05- Iria, de idade que mostrou ser de um ano com pouca diferença.

 

Filho Natural:

01- Simão Antonio de Siqueira, filho natural habilitado por sentença de Justificação.

 

fls. 11 - Bens de Raiz:

- uma fazenda de agricultura sita no Catão do Rio Pardo, freguesia de Cabo Verde Bispado de São Paulo e desta Capitania de Minas a qual possui por título de compra a seus antecessores  500$000

- umas terras minerais ou lavras de tirar ouro, por títulos de datas que obtiveram da guardamoria competente 250$000

- o casco da mesma fazenda que consta de asas de vivenda paio, moinho, monjolo, senzalas, chiqueiros e outras oficinas, cobertas de capim e de telha  180$000

- uma tenda de ferreiro com toda a sua ferramenta  72$000

 

fls. 18 - Procuração

Data: 31-10-1815

Local: Fazenda da Lagoa Verde da Aplicação da Conceição da Barra termo desta vila de São João del Rei, em casas de residência de Dona Maria Cleofa da Silva, viúva do falecido Brás Freire de Siqueira.

Que Faz: a mesma viúva Dona Maria Cleofa da Silva.

Procuradores Nomeados: Doutores Bernardo Leite de Faria Souza Toar, Gomes da Silva Pereira e os Solicitadores Emerenciano José de Souza Vieira, Luiz da Cunha Barros e Luiz Antonio da Silva Rodarte.

 

fls. 21

Diz o Guarda Mor Felipe Vaz de Siqueira, que no inventário a que se procedeu por este Juízo de Órfãos, nos bens do falecido Brás Freire de Siqueira, foi o justificante nomeado por este mesmo juízo tutor dos órfãos que ficaram do falecido e como o suplicante se acha de mudada para o Rio Pardo Capitania de São Paulo e não pode exercer a dita tutoria (...) requer se digne nomear novo tutor que bem pode ser Rafael Ferreira da Silva ou o Tenente José Ferreira da Silva, ambos tios dos mesmos órfãos (...).

 

Monte Mor 10:696$325

Abate: 83$998

Líquido: 10:620$327

Custas: 55$184

Meação: 5:328$571

para cada herdeiro: 880$096

 

fls. 46

Dizem o Capitão Manoel Ferreira Leite e sua mulher Dona Maria Cleofa da Silva, viúva do Alferes Brás Freire de Siqueira (...).

 

fls. 52

Diz Simão Antonio de Siqueira, um dos filhos herdeiros do falecido Brás Freire de Siqueira, que havendo por este Juízo inventário e partilha dos bens do seu casal sendo inventariante a viúva sua mulher Dona Maria Cleofa e tutor dos órfãos Rafael Ferreira, se tornou a casar a dita viúva com o Capitão Manoel Ferreira Leite e se mudaram para a Comarca do Rio de Janeiro Termo da vila de Resende, segundo dizem (...).

 

Procuração

Data: 31-10-1815

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, esta fazenda da Lagoa Verde em casas de morada de Dona Maria Cleofa da Silva.

Que Faz: Simão Antonio de Siqueira (filho do inventariado)

Procuradores Nomeados: Drs. Bernardo Leite de Faria Souza Toar, Gomes da Silva Pereira e os Solicitadores o Tenente Emerenciano José de Souza Vieira, Capitão Luiz Antonio da Silva Rodarte.

 

De uma Assentada:

- Guarda Mor Felipe Vaz de Siqueira: branco, solteiro, natural desta Aplicação de Nossa Senhora da Conceição da Barra e da freguesia de S. João del Rei; morador na sua fazenda cognominada a Lagoa Verde da mesma aplicação. Lavrador e vive de minerar, 45 anos. Irmão do Alferes Brás Freire de Siqueira.

- Tenente José Ferreira da Silva: branco, casado, natural da Aplicação de S. Gonçalo do Brumado desta freguesia; morador no Ribeirão da Paciência. Vive de sua roça e de seus bens; 38 anos; irmão da viúva Dona Maria Cleofa da Silva.