PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Padre Manoel da Paixão e Paiva”, neste site

 

BERNARDINA DE SOUZA CALDAS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1872

Caixa: 17

Testadora: Bernardina de Souza Caldas

Testamenteiro: José Maximiano Per. da Cunha

Local: São João del Rei

Nº de Páginas: 52

Transcrito por: Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 01 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu Bernardina de Souza Caldas, filha natural de Ana Perpétua, já falecida, não gozando de perfeita saúde e achando-me em idade avançada mas de pé e em meu perfeito juízo e entendimento ordeno o meu Testamento pela forma seguinte:

Declaro que fui casada em face da Igreja com Vicente Ferreira da Silva, já falecido, de cujo matrimonio não tivemos filhos alguns, e por isso não tenho herdeiros necessários.

Nomeio por meus Testamenteiros em primeiro lugar ao Padre José Maria Xavier, em segundo lugar José Maximiano Pereira (...).

(........................)

(...) mandará dizer (...) mais duas missas por alma de meu afilhado Cônego Bernardino de Souza Caldas.

(........................)

Declaro que sou senhora e possuidora de três moradas de casas a saber: uma na Rua de São Roque, outra na Rua da Cachaça e outra na Rua das Mônicas desta cidade.

(........................)

Pagas as minhas dívidas e cumpridas minhas disposições instituo por herdeiros dos remanescentes de meus bens aos ditos Maria africana, Maria Claudina, Joaquim e José, meus escravos.

(........................)

(...) vai este a meu rogo escrito por Marciano Eugênio de Souza Ferraz e assinado por João José Lopes por eu ter grande dificuldade de assinar o meu nome pela falta de uso e que há muitos anos não escrevo e na atualidade não me é mais possível escrever em razão da pouca vista e achar-me muito trêmula, depois de o ouvir ler, (...).

Cidade de São João del Rei, 20 de Abril de 1860

Bernardina de Souza Caldas

 

fls. 03v. - Abertura

Aos seis dias do mês de Março de mil oitocentos e setenta e um foi aberto este Testamento com que faleceu Bernardina de Souza Caldas (...).