PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

BARTOLOMEU DOS SANTOS

e

ANA MARIA DE BORBA

Inventários

 

Acervo Histórico da casa Setecentista de Mariana

Auto nº 1838

Inventario – Ano 1713

Inventariada Ana Maria de Borba

Leitura e resumo: Regina Moraes Junqueira

Nota: a numeração refere-se ao numero da folha digitalizada e não da folha do documento, que nem sempre está visível.

 

1-

Diz Franco Martins Moreira e Anto Coelho de Olivra procuradores bastantes de Brmeo dos Sanctos (atualmente?) auzente em S. Paulo que Anna Maria de Borba mulher do do he falecida da vida presente nestas minas do Sumidouro destrito desta Va da coal ficaram filhos menores por nomes Gabriel e Annica e Arcângela e porque o do Brmeo dos Sanctos he auzente e os supptes como seus procuradores bastantes querem dar a inventario os bens que ficarão da da defunta assim com escravos como Moveis e de Raiz por esta ter herdros que sam os ditos seus filhos.”

 

2-

Aos vinte e cinco dias do mês de Abril de mil setecentos e treze annos nesta Villa de Nossa Senhora do Carmo e Albuquerque (sic) em casas de morada do Juiz Ordinário Capitão Bento Pires Ribeiro” reuniram-se o Juiz, os procuradores e o escrivão para dar inicio ao processo de inventário dos bens.

 

3 a 6 – Rol dos bens

6 escravos africanos, um de Pernambuco, cinco do gentio da terra.

Uma roça no Sumidouro com oito alqueires de plantação

Cinco machados usados, seis enxadas usadas, dezesseis foices

Dois leitões pequenos, uma dúzia de patos, uma dúzia de aves “grandes e pequenas”.

Pratas: uma salva, “um púcaro queimado do fogão e furado com setenta e hua oitavas e meia de ouro”, quatro pares de botões, sete colheres de prata, uma queimada de fogão.

Bens moveis: uma caixa de vinhatico de quatro palmos de comprido, uma casaquinha de mulher de seda verde forrada de tafetá amarelo com vinte e seis botões de prata grandes, um gibão de mulher de seda preta, uma saia de seda preta.

 

6- Avaliadores nomeados: Manoel Furtado de Mendonça e João Pinto de Carvalho

8 a 11 – Avaliação dos bens

 

12-

26-06-1713-Termo de Juramento do Inventariante Bartolomeu dos Sanctos, para dar entrada com os bens que havia trazido de São Paulo onde ele estava quando sua mulher faleceu.

Declarou seis negros africanos e um da terra, espingardas, uma caldeirinha de prata e três colheres, dois anéis de ouro grandes com pedras, dois pares de bichas pequenas com ouro, dezoito botões pequenos, dois botões de filigrana, um cavalo selado, um cavalo murzelo sem sela.

 

19- 1722

“Diz Bartolomeo dos Stos mor na Frega do Sumidouro que por falecimento de sua mer Anna Maria de Borba ficaram q’  hoje existem vivas ao suppte duas fas” .... quer aditar mais bens para se fazer partilhas.

Aditou mais 14 negros e uma roça no Sumidouro.

 

Fim do documento

==========================================================

 

BARTOLOMEU DOS SANTOS

 

 

Acervo Histórico da casa Setecentista de Mariana

Codice 110

Auto nº 2264

Inventario – Ano 1725

Leitura e resumo: Regina Moraes Junqueira

 

Dizem João Marques e Simão Gomes como cabeças de casal de suas mulheres Ana dos Santos e Arcanja dos Santos filhas legitimas de Bartolomeu dos Santos e de sua mulher Ana Mª de Borba os coais sam falecidos da vida prezente q.em razam de menoridade de suas mulheres e por morte da may delas fez o dito Bartolomeo dos Santos inventario dos bens do casal por este forro dos órfãos ,, (sem partilhas?) Como agora por falecimento de seu sogro – de fazer por este mesmo foro compen—tario pelo e pendencia do primeiro; os supptes não querem ser irdeiros (sic) do segundo senão abdicam dele.

 

Assinam na imagem 245:

Fernão Gomes e João Marques Brandão

 

 

Inventário digitalizado em 306 imagens ainda não transcritas ou resumidas

Na imagem 112 aparece alguns bens alocados para Simão Gomes, e na imagem seguinte para João Marques Brandão, Francisco Martins Moreira e Luiz Alves ----.

Nas avaliações muitos escravos e bens.