PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 5º, neste site.

 

ANTONIO DE FARIA MOREIRA e FRANCISCO XAVIER MOREIRA

De Genere

 

LDS - Processo de Habilitação Sacerdotal – Ano 1761

Arquidiocese de SP

Pesq. Regina M. Junqueira

 

Habilitandos: Antonio de Faria Moreyra e Francisco Xavier Moreyra

 

Abertura de inquirições em São Paulo por requisitória do Bispado de Mariana a favor dos habilitandos Antonio de Faria Moreyra e seu irmão Francisco Xavier Moreyra, naturais e batizados na Freguesia da Borda do Campo do Bispado de Mariana.

 

Filhos legítimos de Martinho de Faria Moreira, natural e batizado na vila de Mogi das Cruzes do Bispado de São Paulo e de sua mulher Luzia Garcia natural e batizada na Freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo netos pela paterna de Antonio de Faria Moreira natural da Villa de Santos e de sua mulher Ignes Ribeira natural da Vila de Mogi ambas do Bispado de São Paulo, netos pela materna de Lourenço Gracia Fontoura nascido e batizado na Freguesia de N Sra do Bomdespacho no lugar da Fontoura do Arcebispado de Braga e de sua mulher Izabel Ribeiro de Lima nascida e batizada na vila de --- Bispado de São Paulo.

 

Testemunhas apresentadas no inquérito de Mogi das Cruzes:

Francisco de Borja Xavier, natural do RJ, morador em Mogi das Cruzes, viuvo, 68? anos

João dos Santos Sª, natural da Freguesia de N Sra de Boa Viagem do Bispado do Porto, viuvo 70 anos.

Francisco Pereira de Carvalho, nat da Freguesia de N Sra da Conceição do Souto, Bispado de Coimbra, casado, 60 anos

Aparicio de Candia, natural e morador de Mogi das Cruzes, 75 anos, viuvo

Manoel Pimenta de Abreo, viuvo, morador em Mogi das Cruzes, 87 anos. Disse que conheceu Antonio de Faria Moreira e sua mulher, que foram para as minas a uns 50 anos

Maria Antunes Pimenta, viúva, natural de Mogi das Cruzes, de mais de 80 anos, vive de seus bens

João Domingues de Carvalho, natural da Freguesia de São Salvador (----) Villa do Prado, Arcebispado de Braga, casado, 75 anos

 

Testemunhas apresentadas no inquérito de Santos afirmando ter conhecido Antonio de Faria Moreyra na Vila de Santos e que ele era cristão velho sem sangue de mulato, mourisco etc.

Thomazia de Jesus, natural de Santos, casada, vive de suas esmolas, 89 anos mais ou menos.

Disse conhecer Antonio de Faria Moreira natural desta Vila (de Santos) o qual vivia da Arte da Musica e se ausentou para Mogi das Cruzes.

 

Antonio Nunes --------

Cap. Antonio Nunes de Siqueira, casado, morador e natural desta Villa (Santos), 70? Anos.

 

 “Faço saber ao Ver Parocho da Freguesia de Itu que a mim me foi apresentada uma carta de inquiredoria do Bispado de Mariana ........ a favor dos habilitandos Antonio de Faria Moreira e Frco Xavier Morª nat e bat na Freguesia de N Sra da Piedade da Borda do Campo filhos legítimos de Martinho de Faria Moreira natural de Mogi das Cruzes e de Luzia Garcia natural da dita freguesia de N Sra da Piedade.” NM de Lourenço Garcia Fontoura, natural da Freguesia de N Sra do Bomdespacho  lugar de Fontoura Arcebispado de Braga e de sua mulher Izabel Ribrª Lima natural e batizada nesta Villa de Otu (para se fazerem diligencias de genere por parte da avó materna dos habilitandos)

Achou o parocho que Izabel Ribeiro de Lima havia sido batizada na Freguesia de N Sra da Candelaria de Ytu, filha legitima de João Pereira Themudo e Maria de Souza, no registro de batismo constava a data de 28-03-1695. Morou com os pais algum tempo na vila de Parnaiba e depois foram todos para as minas e por isso não se encontrou sete ou oito pessoas que os conheceram. O parocho encontrou apenas:

Custodia Correa

Antonio Moreira Durão

Domingos Fernandes Porto

Clara da Assumpção e sua irmã Mª Pedrosa sabiam que Izabel Ribeiro Lima teve um irmão inteiro por nome Francisco Pereira Themudo que faleceu em Ararigba bem conhecido de todos lá. E por isso sugeriu que se atestasse a fraternidade de Izabel com Francisco e se apurasse o “de genere” de Francisco.

 

Livro de batismo fls 65 A? se acha o assento seguinte:

Aos 28-03-1695 baptizei ... Izabel inocente filha de João Pereira e de sua mulher Maria de Souza. Padrinhos:Francisco --- Bernardo de Quadros.

 

Em outro livro desta Matriz (Itu):

Francisco Pereira Themudo filho de João Pereira Themudo e sua mulher Maria de Souza já defunta, se recebeu por palavra de presente com Rosa do Prado filha de João do Prado já defunto e sua mulher Maria Nunes. Testemunhas: Antonio Martim (An.to Miz da Cunha na assinatura), Matheus de Castilho, Margarida Correa e Maria de Frias - aos 10-01-1729

 

Requisitória para Ararytaguaba para averiguação de Francisco Pereira Themudo, irmão inteiro de Izabel Ribeira de Lima, que foi assistente nessa freguesia.

Depuseram entre outros:

Antonio Fernandes da Silva, natural de Itu e morador em Araritaguaba a 47 anos, vive de suas lavouras, 80 anos de idade. Disse que conheceu Lourenço Gracia Fontoura nas minas de Geruoca mas não sabia de onde era natural, fazia engenho de moer milho naquele lugar a uns 50 anos ou mais. Conheceu Izabel Ribeira de Lima mulher do dito Lourenço irmã de Francisco Pereira Themudo, filhos legítimos de João Pereira Themudo e sua mulher Maria de Souza, e que a conhecera menina em casa de seus pais em Parnaiba e mais tarde já casada, nas minas de Juruoca

Inacio Pedroso de Oliveira, 60 anos. Conheceu Francisco Pereira Themudo e sabia que ele tinha uma irmã casada nas minas

Francisca Nobre Pereira, cc Ignacio Pereira de Nuvera

 

Petição para serem mandados de Mogi das Cruzes os assentos de batismo de Martinho de Faria Moreira, filho legitimo de Antonio de Faria Moreira e Ignes Ribeiro, avós paternos dos habilitandos e o do casamento destes, do batismo de sua avó Ignes Ribeira, filha legitima de Francisco Ribeiro de Lima e Maria Sardinha.

O pároco não encontrou o batismo de Martinho de Faria Moreira nem o casamento de Antonio de Faria Moreira e Ines Ribeiro.

1º lv de Batismos - 1677, fl42v- Aos 24-10-1677 – Ignes- filha de Francisco Ribeiro de Lima e sua mulher Maria Sardinha. Padrinhos: João Dias Mendes e Maria Ribeyra Moreyra.

 

Petição para o assento de batismo de Antonio de Faria Moreira na Vila de Santos.

No livro mais antigo de batizados dos brancos achou o pároco Domingos Moreira o seguinte assento:

Fl 54 – Antonio, inocente, filho legitimo de Ignacio de Faria e de sua mulher Suzana Moreira, baptizei e puz os Santos Oleos, padrinhos Domingos de Carvalho e Maria Nunes aos 20-06-1682