PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Ribeiro de Miranda”, neste site.

 

Antonio da Fonseca Pestana de Gouvêa, sargento mor

e

Joaquina Rosa de Miranda

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1813

Caixa: R-100

Inventariados: Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana de Gouvea e Joaquina Rosa de Miranda

Inventariante: Severino Alves de Lima

Local: Padre Gaspar, termo da vila de S. José.

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana de Gouvea e de sua mulher D. Joaquina Rosa de Miranda, inventariante Severino Alves Lima.

Aos 13-10-1813 nesta fazenda do Distrito de Padre Gaspar do termo desta vila, em casas de morada que foram do falecido Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana de Gouvea.

Inventariante Severino Alves Lima, testamenteiro e herdeiro do dito falecido.

 

Declaração:

Que o falecido Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana de Gouvea fora natural desta mesma vila, filho legítimo do Capitão Silvestre da Fonseca Rangel e de sua mulher D. Ana Rita Pestana de Gouvea, já falecidos. E que o dito Sargento Mor também falecera com seu solene testamento, que apresentava, aos 13 de Setembro do corrente ano, e que a falecida sua mulher também fora natural desta mesma vila, filha legitima de Jose Ribeiro de Miranda e de sua mulher D. Maria Antonia de Santa Rosa, também falecidos, e que a mesma D, Joaquina falecera ha mais de oito anos, pouco mais ou menos, com testamento e que somente fora casada com o dito sargento mor de cujo matrimonio ficaram oito filhos:

 

Filhos:

1- Tenente Manoel Caetano Guedes, de idade de 38 anos.

2- D. Ana Ignacia, casada com Severino Alves Lima. Foi dotada quando se casou.

3- Joaquina Rosa de Miranda, demente, 34 anos.

4- Alferes Francisco Antonio da Fonseca, de 30 anos.

5- Padre Antonio Norberto da Fonseca. Tem o seu Patrimônio.

6- Silvestre da Fonseca, de idade 20 anos.

7- Maria de Michildes, de 19 anos.

8- Luiz Julio da Fonseca, de 18 anos.

 

Bens de Raiz:

- uma fazenda de cultura com alguns pequenos campos sita na aplicação de N. Sra do Pilar do Padre Gaspar termo desta vila, que parte pelo parte do Norte com Manoel da Fonseca Cabral, pela parte do Sul com Quitéria de tal, com suas casas de vivenda, engenho de cana, paio, moinho, tudo coberto de telha e seu monjolo coberto de capim 1:000$000

- uns campos denominados Lage do termo da vila de S. João que parte com o Patrimônio do Padre Antonio Norberto, com João Jose de Moraes e Jose Francisco Lima, com suas restingas de capoeiras 4:000$000 rs.

 

Cópia do Testamento:

 

Em nome da Santíssima Trindade (...) eu o Sargento Mor Antonio de Afonseca Pestana de Gouvea estando doente mas em meu perfeito juízo com entendimento ordeno meu testamento na forma seguinte:

Sou natural desta vila de S. José, filho legitimo do Capitão Silvestre de Afonseca Rangel e de sua mulher D. Ana Rita Pestana de Gouvea, falecidos, fui casado com D. Joaquina Rosa de Miranda, já falecida, de cujo matrimônio existem oito filhos que são meus legítimos herdeiros.

Nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu genro e compadre Severino Alves Lima, em segundo a meu filho Padre Antonio Norberto da Fonseca, em terceiro a meu filho Luiz Julio da Fonseca (...).

(...)

E ao meu primeiro testamenteiro deixo a minha terça com a obrigação de ter e conservar em seu poder e administração as minhas filhas solteiras, por reconhecer nele capacidade para reger seus bens e se ele não aceitar, o que não espero, a cada um dos quatro nomeados que aceitar lhe deixo a vintena ficando o remanescente da terça para a minha filha mulher do dito meu compadre Severino, com a mesma condição de ter e conservar na sua companhia as ditas minhas filhas.

Nomeio para curador dos ditos meus filhos que dele precisarem ao dito meu genro Severino Alves Lima.

Meu funeral será feito de leição de meu testamenteiro, mas moderado sem pompa.

Declaro que por falecimento de minha mulher não fiz inventário de meus bens por circunstancias que o ------, mas os bens que então haviam os tenho conservado quanto me foi possível, sem prejuízo dos meus filhos.

Fiz Patrimônio a meu filho o Padre Antonio na chácara chamada a Pedra, (...) e casei minha filha D. Ana Inácia com o já dito Severino Alves Lima, e lhe dei de dote (...);

Declaro que tenho trazido na cota do Cap. Gonçalo Joaquim de Barros, três escravos (...).

Declaro que meu filho Manoel tem em si um escravo por nome Manoel cabra, que somente lhe emprestei (...)

(...)

(...) pedi a Manoel da Costa Maya que este escrevesse e de escrito , lendo-o e achando-o como o tinha ditado o assinei nesta vila de São Jose aos 02-09-1813 - Antonio de Afonseca Pestana de Gouvea.

 

Aprovação: 02-09-1813

Testemunhas: Alferes Fernando Thomas Jose de Miranda, Custodio Gonçalves Martins, Jose Moreira Coelho, Rafael Antonio de Abreu, estes moradores nesta vila, e Domingos Francisco Torres morador na aplicação do Padre Gaspar.

 

Abertura: aos 03-09-1813 nesta vila de S. Jose Minas e Comarca do Rio das Mortes.

Termo de Aceitação: aos 10-05-1814 nesta vila de S. João del Rei, Minas e comarca do Rio das Mortes, Severino Alves Lima, nomeado testamenteiro em primeiro lugar.

 

Termo de Juramento do Curador Nomeado dos Órfãos: Severino Alves Lima

Data: 23-05-1814

Local: vila de São José.

 

Diz Silvestre Albino da Fonseca que falecendo seu pai o S. M. Antonio da Fonseca Pestana ha mais de 27 anos, no inventário e Partilhas que nos bens deste se procedeu deu-se como Curador a irmã do suplicante D. Joaquina da Fonseca, o Cap. Severino Alves Lima, que como tal tomou conta dos bens que a ela tocou e deles se acha até empossado inda hoje; quer porem o suplicante requerer o que convem afim de que o referido curador entregue e pague a sua irmã demente a legitima que esta em seu poder. Requer a V.S. sirva-se nomear um outro curador à demente para a personalizar em Juízo e requer o q. for a bem de sua Justiça contra o dito capitão.

(...)

 

Nomeio a Silvestre Albino da Fonseca para curador da demente, prestando juramento. V. de S. Jose, 20-10-1840 Velloso.

 

Termo de Curatela

Data: 20-10-1840

Local: vila S. Jose

Curador Nomeado: Silvestre Albino da Fonseca

Curatelada: a demente sua irmã D. Joaquina da Fonseca, filha dos falecidos Sargento Mor Antonio da Fonseca Pestana e sua mulher (...).