PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Familia “André Ribeiro da Silva”, neste site.

 

MARIA ANTONIA DE CASTRO

e

ANTONIO MACHADO DE MORAES, tenente

Inventários

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1848 - Caixa: 17

Inventariada: Maria Antonia de Castro

Inventariante: Antonio Machado de Moraes

Local: Oliveira - MG

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Aos 06-12-1848 nesta vila da Oliveira Comarca do Rio das Mortes em o meu cartório e sendo ai por parte do Tenente Antonio Machado de Moraes me foi dada uma sua petição na qual requer ao Juiz Municipal e Órfãos nesta dita vila e seu termo (...) que mandasse dar ao suplicante vista do inventário que se procedeu por falecimento de sua mulher (...).

 

Diz o Ten, Antonio Machado de Moraes, que apezar de ter o suplicante desistido da terça que lhe deixou sua finada mulher D. Maria Antonia de Castro, repudiando da dita herança em beneficio de seus filhos legítimos, e como tais isentas de pagar o sello da herança ou dizima, tendo feito essa desistencia por termo nos Autos de Inventário, e antes da partilha; apesar de tudo isto, mandou V.Sa. em atenção a uma duvida com que veio o Coletor Municipal, que se procedesse a partilha, fazendo-se terça para dela se tirar a respectiva dizima (...) requer e V. Sa. se digne mandar dar vista dos autos ao suplicante (...).

 

Belarmino Jose Fernandes, escrivão dos órfãos vitalicio nesta vila da Oliveira e seu termo, certifico que em meu poder se achão os Autos de Inventário que se procedeu por falecimento de D. Maria Antonia de Castro, de quem ficou viúvo inventariante e testamenteiro seu marido o Tenente Antonio Machado de Mores, cujos autos são os proprios de que faz menção a petição e despacho retro (...) na autuação que se procedeu se fez dito inventario no dia 16-08-1847 e nos mesmos autos a fls. 18 verso se acha copiado o testamento da falecida, em cuja copia se acha o termo de aceitação feito no dia 29-02-1832 (...) e no mesmo inventário a fls. 26 a petição e despacho do Ilmo. Sr. Dr. Juiz Municipal e Órfãos: Diz o Tenente Antonio Machado de Moraes, viúvo, testamenteiro e inventariante de sua mulher D. Maria Antonia de Castro, na ocasião se fazendo o inventário e atendido pelo Coletor (...) visto ter a testadora deixado a sua terça ao suplicante (...)

(...) neste ponto o testamenteiro, se parta toda a meação da testadora por entre seus filhos, os quais não estão sujeitos ao Imposto do Sello, no que o suplicante instituído herdeiro da terça, as não quer aceitar

 

Eu Belarmino Jose Fernandes, escrivão de órfãos

Visto

 

Com o devido respeito.

O Ten. Antonio Machado de Moraes, tem legitima razão de embargar a Douta sentença.

 

 

ANTONIO MACHADO DE MORAES, tenente

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1849 - Caixa: 18

Inventariado: Tenente Antonio Machado de Moraes

Inventariante: Antonio Joaquim de Castro

Local: Oliveira-MG

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

Aos 20-09-1849 nesta vila de Oliveira, Comarca do Rio das Mortes, em meu cartório (...)

 

Diz Antonio Joaquim de Castro, que na qualidade de testamenteiro de seu finado pai Tenente Antonio Machado de Moraes, pretende fazer um Inventário Geral de todos os bens que ficaram assim por mortes deste como de sua mulher D. Maria Antonia de Castro, para deste monte geral tirar-se a meação da mãe do suplicante cuja terça a tem das disposições é sujeita a Dessima; este inventário que a geral quer faze-lo, poder-se-ia dispensar, uma vez que neste mesmo Juízo existe aquele que sei finado pai fez proceder em 1847 no que ainda não procedeu a partilhas, mas há neste formidáveis enganos, porque sendo as terras inventariadas já plantadas e conhecidas; sabe-se por esta experiência, que elas não compreendem p cr.º de alqe.s que os louvados por seus calculos declararam levar [----] disto, não se inventariou nem se avaliaram dois escravos Reginaldo e Luciano, libertados pela testadora, e cujos valores tem a sair da terça - acresse ainda algumas irregularidades a respeito dos escravos. Se pois naquele inventário estas circunstancias não se deram nele mesmo tudo se poderia liquidar; e por conseguinte este seria superfluo, mas em vista das razões expostas, que o suplicante por si, e como curador de sua irmã demente Ignacia Joaquina de Moraes, fazer um outro Inventário Geral, que compreende todos os bens que possuia o casal de seus pais procedendo-se em tudo novas avaliações; a cujo fim oferece desde já para Louvados de sua parte e da demente, Domingos Martins de Moura, e requer a V.S. serva-se mandar citar aos mais interessados que são: Francisco de Paula Castro, Theodoro Jacinto de Moraes - Fortunata Cândida, Francisco Martins Ferreira por cabeça de sua mulher, para também nomearem e aprovarem Louvados por suas e comparecerem no dia que V.Sa. marcar para a faitura deste Inventário (...).

 

Titulo dos Herdeiros:

01- Antonio Joaquim de Castro, 58 anos

02- Ignacia, demente, 52 anos

03- Fortunata, casada com Francisco Martins Ferreira.

04- Rita, 49 anos

05- Francisco de Paula, 50 anos

06- Theodoro Jacinto, 44 anos.

 

Termo de Louvação assinaram os hedeiros:

por parte do herdeiro ausente Francisco de Paula, assinou o Juiz.

Antonio Joaquim de Castro (e como curador da demente)

Francisco Miz Ferr.ª

Theodoro Jacinto de Moraees

a rogo de D. Rita Antonia de Moraes (por não saber escrever) Jose Ribeiro de Castro

 

Copia do Testamento de Antonio Machado de Moraes.

 

Em nome da Santíssima Trindade Padre, Filho e Espírito Santo em que eu Antonio Machado de Moraes firmemente creio (...).faço meu testamento (...):

(...) sou natural da capela da Sra. das Brotas do Brumado da freguesia das Congonhas do Campo termo da vila de Queluz, filho legitimo de Antonio Machado Borges e D. Theodosia Antonia de Morais, já falecidos.

(.........)

Declaro que fui casado a face da igreja com D. Maria Antonia de Castro de cujo matrimonio: Antonio Joaquim de Castro; Francisco de Paula Castro; Theodoro Jacinto de Moraes; D. Fortunata Cândida de Moraes, Ignacia Joaquina de Moraes, D. Rita Antonia de Moraes (...).

Encomenda missas (...); legados pios (...)

Legados:

- escravos para a filha Rita, que sairão da terça (...)

- para a afilhada Mariana, filha de Theodoro Jacinto de Moraes, os crioulinhos (...).

- ao filho Antonio Joaquim de Castro, escravos (...).

- idem ao filho Francisco de Paula Castro;

- idem ao filho Theodoro Jacinto de Moraes.

- para o filho de Antonio Joaquim, meu afilhado de nome Antonio, o mulatinho por nome Bernardo.

- para as filhas de Theodoro Jacinto de Moraes, minhas netas, a cada uma delas 100$00 reis as quais são: Maria e Ana, Joaquina, Genoveba, Cândida, Teresa, e Theodora.

- para a filha de Manoel Batista,minha visneta, 100$000 rs;

- a meu enjeitado Francisco Antonio de Assis 500$000 rs (...) e que esta quantia sairá da minha terça;

(.........)

- deixo a minha afilhada filha de Fortunata Cândida de Castro, 200$0000 rs

Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar meu filho Antonio Joaquim de Castro, em 2º lugar meu filho Francisco Castro, em 3º lugar a meu filho Jacinto Theodoro de Moraes (...)

(.........)

Deixo o restante da minha terça a metade para minha filha Rita, e Antonio de Moraes e a outra metade será repartida nos outros herdeiros (...).

(.........)

Declaro que aquele que aceitar esta minha testamentária tomará conta de minha filha Ignacia Joaquina de Moraes, por esta ser demente (...).

(.........)

Roguei a Antonio Pereira Campos que por mim fizesse este meu testamento o qual foi por mim ditado , depois de lido e assinado (...)

Fazenda da Boa Vista 18-01-1849

Antonio Machado de Moraes

 

Aprovação: 19-01-1849

Abertura: no dia 11-08-1849 me foi apresentado este testamento por Antonio Joaquim de Castro, para o abrir (...)

Aceitação: 18-08-1849 Antonio Joaquim de Castro.

 

Copia do Testamento da falecida D. Maria Antonia de Castro:

 

Em nome  da Santíssima Trindade (...) eu Maria Antonia de Castro (...) faço este meu testamento e ultima vontade (...):

(...) sou natural da capela de Brotas do Brumado da freguesia de N. Sra. da Conceição das Congonhas do Campo tempo de Queluz, filha legitima de Andre Ribeiro da Silva e D. Arcangela de Moraes, já falecidos.

(...)

Encomenda missas pela alma dos pais, da irmã Ignacia, do irmão Joaquim, pela propria alma, de seus escravos.

Sou casada a face da igreja com o Tenente Antonio Machado de Moraes, de cujo matrimonio tivemos seis filhos: Antonio Joaquim = Francisco de Paula = Theodoro Jacinto de Moraes = Fortunata Cândida de Castro = Rita Antonia de Castro = Ignacia Maria de Moraes (...).

Legados aos filhos: Antonio Joaquim; Theodoro Jacinto de Moraes; Rita; da minha terça.

(...)

Alforria escravos;

(...)

Deixo para minhas netas: Maria, filha de Fortunata; Mariana, filha de Theodoro; e Maria, filha de Antonio Joaquim, 75$000 rs dando a cada uma de minhas três netas 25$000 rs.

Declaro que tinha a minha parte com os mais herdeiros, por herança de meus pais, na Fazenda da Forquilhas, e que ainda senão acham divididas (...).

Instituo por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu marido o Tenente Antonio Machado de Moraes, em segundo a meu filho Antonio Joaquim, e em terceiro a meu filho Theodoro Jacinto de Moraes (...).

(...)

Deixo o restante da minha terça para meu marido (...).

(...)

Pedi e roguei a Antonio Ribeiro de Morais Castro que este por mim assinasse

Nossa Senhora do Monte do Carmo -- de abril de 1831

 

Aprovação: aos -- de outubro de 1831

 

Abertura: certifico que falecendo da vida presente no dia 16-01-1832 D. Maria Antonia de Castro, mulher do Tenente Antonio Machado de Moraes e por autorização do Juiz de Paz

 

Aceitação: 09-02-1832 por Antonio Machado de Moraes.

 

Bens de Raiz (entre eles):

- 34? alqueires de cultura na Fazenda da Boa Vista  8:918$000

- 159 alqueires de culturas na Fazenda da Forquilha 3:995$000

- 12? na mesma fazenda que se acham em litigio 3:125$000

- 134 alqueires de culturas na Fazenda do P---- 3:952$000

- 08 ditos na Fazenda do --boado 122$000

- o sitio da Fazenda da Boa Vista com todos os seus pertences 450$000

- o sitio em que mora o herdeiro Antonio Joaquim a saber: paiol, moinho e o pasto 180$000

- o sitio da Fazenda de S. Bento com todos os seus pertences 170$000

- o sitio na Fazenda do Campo do Sobrado velho 32$000

- as casas no Arraial da Ermida cobertas de telhas e seus pertences 180$000

- as ditas na vila da Oliveira 250$000

 

Monte Mor 41:513$898