PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Duarte Pereira, sargento mor” neste site.

 

 

Antonio Duarte Pereira, sargento mor

Inventário

 

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1759

Caixa: 191

Inventariado: Antonio Duarte Pereira

Inventariante: Luiza Rodrigues - viúva

Local: Paragem chamada As Lavras Novas da Borda do Campo

Anotado por: Moacyr Villela

Observação – Parte do inventario esta deslocado na pasta de Ana Maria de Lima cx 138 do mesmo arquivo

 

Inicio do inventario em 22 de Fevereiro de 1759 em casas de morada da Viúva inventariante. Declarou que seu marido faleceu no dia 25 de dezembro de 1758, sem testamento deixando os filhos herdeiros:

 

- Maria de Idade 22 anos;

- Joana de idade 20 anos;

- Francisca de idade 18 anos;

- Ana de idade 16 anos;

- Rosa de idade 15 anos;

- Angelica de idade 5 anos;

- Manoel de idade 17 anos

 

Entre os Bens Inventariados:

- 23 escravos;

- Deve ao Alferes Antonio Rodrigues Torres 23.600 das custas de uma sentença que alcançou aquele alferes para despejar o defunto das suas terras.

 

São João Del Rei – 22 de Agosto de 1760. “O padre Manoel Dias da Silva capelão de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo por comissão que me deu o vigario Feliciano Pita de Castro, recebi os suplicantes Manoel Gonçalves Cruz e sua mulher Joana Rodrigues filha legitima de Luiza Rodrigues e de Antonio Duarte, ja defunto, moradores nas Lavras Novas.”

 

Diz Joana Rodrigues filha órfã que ficou de Antonio Duarte Pereira que ela se acha contratada a casar com Manoel Gonçalves Cruz com licença de seu tutor o Alferes Antonio Rodrigues Torres.

 

Declara o juiz de órfãos que “O suplicante é homem branco, filho de Portugal das partes da Cidade do Porto de idade mais ou menos 40 anos. É homem pobre e tem seu cavalo e um credito que se lhe deve de 78.000 reis.”

 

- “Diz Maria Duarte órfã que ficou de Antonio Duarte que ela se acha contratada a casar com Manoel Furtado de Mendonça filho de Gaspar Furtado e sua mulher Lub.....Pimentel, naturais da Ilha das Flores. Batizado na Freguesia de São Caetano no lugar chamado da Lomba, Bispado de Angra presentemente assistente na Freguesia da Borda do Campo. Tem um sitio e se lhe deve dividas a cobrar. Essa informação deu Manoel Francisco do Rosario..... esposa Maria Duarte irmã do defunto Antonio Duarte no ano de 1761”

 

- Dizem Antonio da Costa Nogueira, João Dias de Carvalho e o alferes Antonio Rodrigues Torres moradores na Freguesia da Borda do Campo que eles alcançaram um provisão de Sua Majestade para se lançar uma finta na mesma Freguesia à satisfação do que, os suplicantes gastaram na construção da matriz e por que Antonio Duarte Pereira, que faleceu, ficou devendo aos suplicantes 48.300 que lhe tocou na finta, pedem pagamento.”

 

 

Maria Duarte

Inventário

 

 

Arquivo: IPHAN – São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1774

Caixa: 79

Inventariada: Maria Duarte

Inventariante: Manoel Furtado de Mendonça – viúvo

Local: Paragem Quilombro – Santa Rita da Ibitipoca – Freguesia da Borda do Campo

Anotado por: Moacyr Villela

 

Início do inventario em 12 de Outubro de 1774.

Declarou que sua mulher tinha falecido em 31 de Julho de 1774 sem testamento deixando os filhos herdeiros:

 

- Rita com 13 anos;

- Ana com 11 anos.

 

Entre os Bens Inventariados:

- 10 escravos;

- Sitio em vive com casas de vivenda cobertas de telha, paiol, monjolo e senzalas. Cujas terras foram associadas com o falecido Antonio Dias Tostes e se dividiram e ele inventariante ficou com sua parte que divide com João Bras de Almeida, Matias Rodrigues e Manoel Gomes da Silva

- Outro sítio somente de terras de cultura na paragem Boa Vista do Morro Alto sita nesta aplicação que parte com Antonio de Melo. Manoel Dias da Silva, João Bras de Almeida, João Alves de Araujo, Francisco Pereira da Cunha e Matias Rodrigues.