PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

Antonio Alvares Ferreira

e

ANA Cabral da Camara

Inventários e Testamentos

 

 

 

Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana

Auto 0843

Data de abertura: 13-04-1750

Inventariado Cap. Antonio Alvares Ferreira

Paragem Rio Abaixo da Capella de Santo Antonio, Freguesia de Guarapiranga, Termo da Cidade de Mariana

191 paginas

Leitura e resumo: Regina Moraes Junqueira

 

 

Fl-01 - “Inventario dos bens que ficaram do defunto Capm Antonio Alz’ Ferreira cazado q foy com D. Anna Cabral da Camara morador em Santo Antonio do Rio abaixo Freguesia da Guarapiranga falecido no mesmo em 8 de Dezembro de 1749.”

 

Fl 03 – Termo de Juramento da viúva que assina de próprio punho.

 

Fl 06 - Diz o Capm Antonio de Souza Ferra testro do defunto Capam Alz’ Ferra que fazendo enventario de seos Bens pó Juízo dos órfãos em razão de lhe ficarem filhos menores se juntou o próprio Testamento ao enventario ....

 

Fl 06 a 24 – Traslado do Testamento

 

Em nome da Santíssima Trindade (.....)” aos 05-11-1749.

Eu, Antonio Alvres Ferreira doente de cama de doença que Deos nosso Senhor me deu e em meu perfeito juízo (...) faço este Testamento da forma seguinte:”

Primeiramente” encomendou a alma e fez invocações pias.

Peço e rogo a Francisco Alvres Ferreira e ao Capam Antonio de Souza Ferreira e ao Tenente João Rodrigues dos Santos e ao Reverendo Padre Luiz Pacheco de Andrade e ao Reverendo Padre Roque Leal (...) queiram ser meos testamenteiros”.

Fl 08 Pede para ser enterrado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, envolto no habito de São Francisco (mais adiante diz que no caso de sair em viagem e falecer longe seria enterrado no local mais conveniente).

Encomenda de missas e ofícios pela sua alma (40 pelas almas de seu pai e mãe) inclusive em Portugal “no altar previlegiado de São Pedro de Rates da cidade da Sé de Braga”.

Também na “Freguesia de Ferreira do concelho de Coura, Comarca de Ballença do Minho Arcebispado de Braga donde sou natural”.

Declarou ser filho legitimo de Jacinto Ferreira e Luzia Fernandes já falecidos e casado na Freguesia de Guarapiranga com Anna Cabral da Camara com filhos deste matrimonio.

A seguir enumera e descreve os bens de raiz: a fazenda em que morava “de tirar ouro”, terras em Pirapitinga, casas de sobrado fronteira ao adro da Matriz de Guarapiranga

Declarou ser o responsável e o administrador da Capela de Santo Antonio (mais adiante pede que a administração dela seja transferida para sua mulher).

Declarou créditos dos quais tinha papéis em seu poder. Entre outros lhe deviam o Sargento Mor Miguel Peres da Silva e o genro deste, José de Souza Borges.

Declarou ter sido o testamenteiro de “Ignes Monteira, moradora que foi nesta freguesia” e que havia um crédito que devia Miguel Lopes Ribeiro “morador que foi nesta freguesia e de presente na Serra do Rio” da qual tinha o papel em seu poder e que se devia pagar ao Sargento Mor Miguel Pires da Silva, filho da dita defunta Ignes Monteira.

Nomeia os filhos herdeiros: Luzia- Antonio – João- Ana- Simão- José- Joaquim e Maria já casada com João Rodrigues dos Santos e dotada com mil cruzados.

Citou o primo Lourenço Alvres Ferreira, morador na freguesia de São Miguel do termo e comarca de Valencia do Minho, Arcebispado de Braga.

Deixou a terça para os filhos menores, inclusive outros, no caso a sua mulher viesse a “ficar prenhada” (mais adiante deixa a alma por herdeira do restante da terça).

Fl 24 – fim do traslado feito em 29-07-1750.

 

Fl 25 Rol dos Herdeiros

- Maria Ferreira da Anunciação de ide de vinte annos casada em vida do defunto com o Tenente João Rodrigues dos Santos

- D. Luzia Álvares da encarnação, solteira de idade de dezasete annos

- Antonio Alz’ Ferreira de idade de quinze annos

- Jozé Alz’ Ferreira de idade de onze annos

- D. Anna Florência do Nascimento de idade de oito annos

- João de idade de sete annos

- Simão de idade de sete annos por nascer gemeo com o João

- Joaquim de idade de quatro annos

E não há mais Herdros

 

 

Fl 26 e 27- Termos de nomeação e juramento dos avaliadores

Fl 28 a 54 - Relação dos bens

Ouro em Pó, Prata, Estanho, Armas, Ferramentes, Alfaias, Criação, Escravos, Bens de Raiz

 

55- Termo de como a viúva se deu por entregue das minas de ouro.

 

Fl 61- Termo de Juramento de Tutela

Tutor: Antonio Gonçalves Ferreira, sobrinho do defunto. Assinatura (muito rudimentar)

(Em 1754 a mãe assume a tutela dos filhos e administração dos bens dos órfãos)

 

Fl 65- Auto de Partilha e partilha dos bens

 

Seguem autos de dinheiro a ganhos, prestações de contas etc.

 

Fl 157 - 06-09-1754 - Quitação que dá o herdeiro Cap. João Rodrigues dos Santos por cabeça de sua mulher D. Maria

 

Fl 157 - 06-09-1754 - Quitação que dá o herdeiro Alferes Manoel Pereira da Silva por cabeça de sua mulher Luzia Alz’

 

Fl 164 - 15-03-1765 - Quitação que dá Joam Alz’ Ferreira a sua mãe D. Anna Cabral da Camara

 

Fl 165 - 15-03-1765 - Quitação que dá Simão Alz’ Ferreira. Assina Simão Alvares Ferª Cabral

 

Fl 166 - 15-03-1765 - Quitação que dá Jozé Alz’ Ferreira Cabral a sua mãe D. Anna Cabral da Camara

 

Fl 168 - Petição que faz Jose Alz’ Ferreira Cabral querendo dar quitação a sua mãe e que se lhe entreguassem suas cartas de formatura na Universidade de Coimbra. Declara ter mais de 25 anos e estar casado com Catharina Nunes do Rosário.

 

Fls 176 – Contas da Herdeira D. Anna Florência

 

Seguem recibos de despesas feitas pela mãe e tutora com o órfão Joaquim.

 

 

ANA Cabral da Camara

 

Acervo Histórico da casa Setecentista de Mariana códice 086

Auto nº 1815

Inventario – Ano 1767

Leitura e resumo: Regina Moraes Junqueira

 

Fls 1 e 2

Inventario dos bens que ficarão por falecimento de D Anna Cabral da Camara casada que foy com o Capm Antonio Alz’ Ferrª tão bem falecido e moradora na freguesia de Gorapiranga onde faleceu com seu tttº aos 23 de 7bro de 1767.

 

Fls 3- Traslado do Testamento

Em nome da Santíssima Trindade Padre filho e Espírito Santo Três pessoas e hum só Deos verdadeyro.

 

Saibam quantos este testamento e ultima vontade virem que no anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil setecentos e cincoenta e quatro aos seis de Setembro eu Anna Cabral da Camara estando de saúde e em meu perfeito juízo temendo me da morte por não saber o que Deos fará de mim e desejando por minha alma no Caminho da Salvação ordeno e  faço este meu testamento da forma seguinte:

primeiramente (encomenda a alma, faz invocações pias).

Declaro que sou natural da Cidade de Marianna e batizada na Freguesia que hoje he Sé por nascer no morro de Domingos Velho filha legitima de João Cardoso Gago da Camara e de sua mulher Maria Velha Cabral e fui casada com o Capitão Antonio Alves Ferreira já defunto de cujo matrimonio tive oito filhos que ainda se pr--- e são vivos a saber Maria, Luzia, Antonio, José, Anna, Simão, João, Joaquim  os quais instituo por meus legítimos herdeiros.

Declaro que peço e rogo ao Capitam João Rodrigues dos Santos em primeiro lugar em segundo ao Reverendo Padre Roque Leal em terceiro a José da Cunha em quarto a Francisco de Souza todos moradores no Arraial e Freguesia de Piranga queiram por mim digo por serviço de Deos e me fazer mercê serem meus testamenteiros.

 

Pede para que seu corpo seja levado na tumba das almas da sua irmandade, envolto no habito de Nossa Senhora do Carmo e sepultado na Matriz de Goarapiranga em uma das sepulturas vizinhas ao altar de Santa Anna, acompanhada também pelas irmandades das quais o marido foi irmão. 

Encomenda missas e ofícios religiosos.

Declara que quer que o testamento do marido seja cumprido especialmente quanto à doação feita ao Padre Roque Leal e no que diz a respeito a “Capella que tenho no meu Citio de Santo Antonio adonde sou moradora”.

Declarou ter duas filhas casadas: Maria com o Capitão João Rodrigues dos Santos que está pago de oito mil cruzados da legitima e terça do pai, e Luzia casada com o Alferes Manoel Pereira da Silva também já pago.

.................................................................................................................................................................................

... pedi e roguei ao Reverendo Padre Manoel Francisco Pereira em minha presença por mim fizesse e me assingnei de minha letra Cidade de Marianna era ut supra – Anna Cabral da Cunha

 

Fls 9- Abertura pelo vigário de Guarapiranga aos 24-09-1767

 

Fls 13 – Titulo dos Herdeiros