PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

 

ANGÉLICA MARIA VITÓRIA

Testamento e Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1815

Caixa: 146

Testadora: Angélica Maria Victoria

Testamenteiro: Manoel José de Faria

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Manoel José de Faria, testamenteiro da falecida sua mulher Angélica Maria Victoria.

Data: 11-09-1815

Local: Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 03 - Testamento

Em nome de Deus. Amém.

Eu Angélica Maria Vitória estando doente mas em meu perfeito juízo e entendimento que Nosso Senhor me deu e temendo-me da morte faço este meu Testamento e declaração de última vontade pelo modo seguinte:

Declaro que sou natural de Nossa Senhora da Conceição da vila de Queluz, filha legítima de Antonio Ferreira de Armonde, já falecido e de Joana Ignacia de Jesus.

Declaro que fui casada com Antonio Fernandes Martins de cujo matrimônio  não tive filhos e agora sou casada presentemente com Manoel José de Faria, de cujo matrimônio não temos filhos.

Declaro e nomeio por meus testamenteiros em primeiro lugar a meu marido Manoel José de Faria, e em segundo lugar a João Ferreira de Armonde (...).

(...)

Declaro que meu corpo será amortalhado em um hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo de quem sou irmã professa e sepultado na capela mais vizinha ao meu falecimento (...).

(...)

Declaro que meu testamenteiro mandará dizer dez missas pela alma de meu falecido pai Antonio Ferreira de Armonde, e outras dez pela alma de meu falecido marido Antonio Fernandes.

Declaro que meu testamenteiro dará de esmola a minha afilhada Silvéria Maria de Jesus, mulher de Jose Ferreira, vinte e cinco mil réis.

Declaro e nomeio por meu universal herdeiro de todo o remanescentes de meus bens a meu marido Manoel José de Faria.

(...)

(...) este foi escrito a meu rogo por Alferes Antonio Gomes de Oliveira por eu não saber ler nem escrever e vai assinado com uma cruz, sinal de que uso.

Rio de Santa Ana da Aplicação de Candeas 31 de Outubro de 1812

Angélica Maria Vitoria

 

fls. 04 - Aprovação

Data: 01-11-1812

Local: nesta fazenda do Rio de Santa Ana termo da vila de São Bento do Tamanduá, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas de morada de Angélica Maria Vitória

 

fls. 04v.

Certifico que abri este Testamento com que faleceu a testadora Dona Angélica Maria Vitória em vinte e sete de Fevereiro do ano de mil oitocentos e quatorze (...).

 

fls. 08

Certifico em como a falecida Dona Angélica Maria Victoria foi sepultada nesta capela de Nossa Senhora das Candeas, envolta no hábito de Nossa Senhora do Monte do Carmo(...).

 

fls. 13

Diz José Pereira de Oliveira que falecendo Angélica Maria Vitória deixou em seu testamento a Silvéria Maria de Jesus, hoje mulher do suplicante, a quantia de 25$000 réis por legado (...).

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1817

Caixa: 286

Inventariada: Angélica Maria Victoria

Inventariante: Manoel José de Faria

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Angélica Maria Vitória de quem é testamenteiro e herdeiro Manoel José de Faria.

Data: 20-05-1817

Local: vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

 

fls. 03

Diz Manoel José de Faria, como testamenteiro e herdeiro de sua falecida mulher Angélica Maria Vitória, que ele precisa fazer inventário dos bens de seu casal e como é morador em Candeias termo da vila de Tamanduá distante desta vila mais de 30 léguas e os bens que possui são apenas uma pequena porção de terras que levará dezenas de alqueires de planta, e um escravo pardo e alguns móveis que pouco ou nada valem, vindo a ser o casal do suplicante muito pobre (...).

 

fls. 05 - Procuração

Data: 10-02-1817

Local: Vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Que Faz: o viúvo Manoel José de Faria, testamenteiro de sua mulher Angélica Maria Vitória

Procuradores Nomeados: Dr. João Antonio Ferreira da Costa e os Solicitadores o Tenente Emerenciano José de Souza Vieira e o Alferes Luís da Cunha Barros e particularmente o Capitão José Moreira da Rocha.

 

fls. 06 - Ben de Raiz.

As terras de planta que levaram dezenove alqueires e quarta de planta de milho  76$000