PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “João Antonio Friaça”, neste site.

 

ANA TERESA DE JESUS

Inventário

 

ARQUIVOS HISTORICOS E DOCUMENTAIS DA COMARCA DO RIO DAS MORTES

Acervo do Forum de Oliveira - MG

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1863 - Caixa: 08

Testadora: Ana Teresa de Jesus

Testamenteiro: João Antonio Friaça

Local: Oliveira

Nº de Páginas: 25

Transcrito por Projeto Compartilhar

 

1863 - Juizo da Provedoria da Cidade da Oliveira

Autuação de um mandado pelo qual foi citado João Antonio Friaça para prestar contas da testamentaria da finada D. Ana Teresa de Jesus.

 

Testamentária

 

14-11-1863 em meu cartório autuo um madado pelo qual foi citado João Antonio Friaça testamenteiro da finada D. Ana Teresa de Jesus para o fim de prestar as contas de sua gerência (...).

 

Diz João Antonio Friaça, testamenteiro da finada D. Ana Teresa de Jesus, moradora que foi do Distrito do Carmo da Matta, que tendo cumprido todas as disposições da referida testadora como mostra pela certidão do testamento e documentos que junto apresenta, vem por isso requerer a V.S. se digne mandar que a esta com os referidos documentos se dê vista vista dos Autos ao Promotor de Resíduos (...).Oliveira 13 de novembro de 1863

 

Cópia do Testamento

 

Em nome de Deus Amém. Eu Ana Teresa de Jesus querendo firmar minha ultima vontade faço este meus testamento e ultima vontae na forma seguinte:

Sou católica romana (...); sou natural da vila da Oliveira, filha natural de Joana de tal, já falecida, e fui criada em casa do falecido Alferes Francisco Antonio Friaça.

Sou viúva do falecido Francisco Fernandes Leão de cujo matrimônio não tive filhos nem herdeiros necessários, ascendentes ou descendentes.

Declaro que sou moradora no presente nos suburbios do Arraial do Carmo da Mata freguesia da Oliveira.

Declaro que até o presente ainda não fiz inventário dos bens que me ficaram por mortes de meu marido em cujo estado os tenho conservado e até mesmo tenho pago algumas dividas que ficaram por seu falecimento.

Nomeio para meus testamenteiros em primeiro lugar a João Antonio Friaça, em segundo a Jose Affonso Rodrigues e em terceiro lugar a Desiderio Antonio Friaça (...)

(...) meu corpo seja acompanhado pelo paroco ou capelão do lugar do meu falecimento o qual dira uma missa de corpo presente (...).

Deixo a Christiano e José, filhos do meu finado marido 50$000 rs a cada um e a Maria, a mais velha, filha do mesmo, deixo 100$000 rs.

Deixo a meu afilhado Amancio, filho de Jose Francisco Friaça, o meu rosário de ouro de duas voltas, enfiado como está, e a Joaquim, filho do mesmo Jose Francisco Friaça, deixo o meu colar de ouro, todos estes por esmola.

Pagas as minhas dividas e cumpridas as minhas disposições, dos remanscentes que ficar deixo e instituo por minha herdeira Arminda, mulher de Jose Antonio Mascaia? e assim dou por findo este meu testamento e última vontade (...).

(...) e por a testadora não saber escrever me pediu que este fizesse e depois de lhe ser lido a seu rogo assinasse. Carmo da Mata 28-05-1859 eu Thome Pereira dos Santos, escrivão do Juiz de Paz que o escrevi.

A rogo de Ana Teresa de Jesus - Thome Pereira dos Santos.

 

Aprovação: 29-05-1859

Abertura: 28-08-1859 compareceu João Antonio Friaça apresentando o presente testamento para o abrir o Juiz de Paz deste distrito (...).

Cumpra-se e registre-se 22-09-1859

Aceitação: 22-10-1859 João Antonio Friaça

 

Procuração

Que Faz: Jose Francisco Friaça, morador neste Arraial

Data: 17-11-1863 neste Arraial do Carmo da Mata termo da cidade da Oliveira, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: na cidade de Oliveira a Jose Henrique de Mello

Fins: dar quitação do legado que deixou a finada D. Ana Teresa de Jesus a dois filhos do outorgante que é Joaquim e Amancio.

 

Procuração

Que Faz: D. Maria Carolina das Dores, moradora neste distrito

Data: 17-11-1863 neste Arraial do Carmo da Mata termo da cidade da Oliveira, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Procuradores Nomeados: na cidade de Oliveira a Jose Henrique de Mello

Fins: dar quitação de um legado que deixou para a outorgante a finada D. Ana Teresa de Jesus