PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Domingos da Silva Ramos”, neste site.

 

ANA ROSA DOS SANTOS

Inventário

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1821

Caixa: 230

Inventariada: Ana Rosa dos Santos

Inventariante: Antonio Alves de Lima

Local: Três Pontas

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Alda Câmara Bueno de Moraes

 

fls. 01

Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Ana Rosa dos Santos de quem ficou viúvo e é inventariante Antonio Alves de Lima.

Data: 29-11-1821

Local: nesta Fazenda dos Três Irmãos das Araras da Aplicação das Três Pontas termo da vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas do falecido José Francisco da Costa.

 

fls. 01v. - Declaração

E logo declarou o inventariante que a inventariada sua mulher falecera no dia cinco de setembro do corrente ano sem Testamento (...).

 

fls. 02 - Filhos:

01- Antonio José de Lima, casado.

02- Leonarda Mariana de Santa Clara, viúva de Manoel Francisco da Costa.

03- Miguel Ignacio de Lima, casado.

04- Gertrudes Maria de Jesus, casada com Joaquim Pereira Gularte.

05- Ana Leonarda, casada com João Ferreira da Costa.

06- Thomé Ignacio de Lima, de idade de 23 anos pouco mais ou menos.

07- Maria, solteira, de idade de 18 anos pouco mais ou menos (depois casada com Querino Jose Ribeiro).

08- Rita Maria de Jesus, casada com Antonio da Costa Fagundes.

09- José Francisco de Lima, solteiro, de idade de 16 anos pouco mais ou menos.

10- Manoel José de Lima, solteiro, de idade de 14 anos pouco mais ou menos.

 

fls. 04v. - Bens de Raiz

A quarta parte de uma sesmaria de três léguas de terras de cultura e de criar no sertão do Solitre, entre o Rio de Santo Antonio e o de Quebra Anzóis, no termo a vila do Araxá desta Capitania, que à falecida sua mulher deixou em seu testamento o Capitão Manoel José Correia, a quem constou a metade da dita sesmaria a quantia de trezentos mil réis como consta do papel de venda que lhe passou a vendedora Brizida Maria Lopes, que neste ato apresentou:  150$000.

Declarou mais ele inventariante haver comprado a Francisco Gonçalves Chaves e sua mulher Aguida Theodora a metade da parte que lhes houver de tocar em terras nesta Fazenda dos Três Irmãos das Araras, por herança de seu sogro e pai José Francisco da Costa, cujas Partilhas ainda não se fizeram para se saber o que lhe toca e então protesta fazer declarar no presente Inventário o que lhe pertencer desta metade.

 

Declarou o inventariante que a sua mulher era uma das herdeiras dos remanescentes dos bens do falecido Capitão Manoel José Correa, seu tio, cuja herança não estava ainda liquidada apesar de que já havia recebido algumas parcelas do testamenteiro do mesmo Felis de Faria Lobato, por conta de que lhe vier a pertencer a herança e agora protesta adir e declarar no presente Inventário o que lhe vier a pertencer depois de liquidada a herança.

 

fls. 07

Diz Antonio Alves Lima, inventariante dos bens do seu casal por falecimento de sua mulher Ana Rosa dos Santos, que quer fazer adir do inventário do mesmo casal a herança que esta teve de seu tio Manoel Jose Correa, que importando na quantia de 847$495 réis vem a ser liquido para adição 580$641 em razão de ter pago o suplicante a décima (...).

 

fls. 11 - Procuração

Data: 13-03-1823

Local: nesta vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Motes.

Que Faz: Antonio Alves de Lima (viúvo)

Procuradores Nomeados: Advogado Reverendo João Ferreira Leite; Solicitadores Emerenciano José de Souza Vieira, Luiz da Cunha Barros e Jacinto Ferreira Fontes.

 

fls. 114

Monte Mor: 1:827$124 ½

Custas 95$033

Monte Liquido 1:732$091 ½

 

Auto de Justificação

Justificante: Thomé Ignacio Botelho

Justificados: Antonio Alves de Lima e outros, viúvo e herdeiros de Ana Rosa dos Santos

Data: 01-12-1821

Local: nesta fazenda dos Três Irmãos das Araras da Aplicação de Nossa Senhora da Ajuda das Três Pontas Freguesia de Santana das Lavras do Funil termo da vila de S. João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes em casas do falecido José Francisco da Costa

 

Diz o Capitão Thomé Ignacio Botelho, morador no Arraial das Lavras, que Antonio Alves de Lima e sua falecida mulher Ana Rosa dos Santos lhe deve a quantia de 43$735 réis (...)

 

Testemunhas:

- Francisco Pereira Lima (branco, casado, natural da cidade de Lisboa e morador nesta aplicação das Três Pontas, onde vive de ensinar as primeiras letras, 29 anos).

- Jacinto José de Lima (casado, natural desta freguesia de Lavras e nela morador, onde vive de roça, 26 anos). Disse ser irmão do viúvo justificado Antonio Alves Lima e tio dos mais.

- Thomé Luiz da Silva (branco, casado, natural desta freguesia das Lavras do Funil, e nela morador, onde vive de roça, 38 anos).