PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Alexandre Dias de Souza”, neste site.

 

ALEXANDRE DIAS DE SOUZA

Testamento

 

Museu Regional de São João del Rei

Tipo de Documento: Testamento

Ano: 1826 Caixa: 135

Testador: Alexandre Dias de Souza

Testamenteiro: José Dias de Souza

Local: São João del Rei

Transcrito por Edriana Aparecida Nolasco a pedido de Regina Junqueira

 

fls. 03 - Testamento

 

Em nome de Deus. Amém.

Eu, Alexandre Dias de Souza estando em meu perfeito juízo e entendimento faço o meu testamento na forma seguinte:

(...)

Peço em primeiro lugar a minha mulher Ana Leal de Jesus, em segundo lugar a minha filha Maria Theodora, em terceiro lugar a meu filho José Dias de Souza, e em quarto lugar a meu filho João Dias da Silva (...).

(...)

Declaro que sou filho legítimo de Alexandre Dias de Souza e sua mulher Maria Madalena, já falecidos, natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Arraial de Prados e de presente casado com Ana Leal de Jesus, morador na Aplicação de Nossa Senhora do Carmo do Japão freguesia de Santo Antonio do termo da vila de São José Comarca do Rio das Mortes.

Declaro que ao presente tenho oito filhos e destes Antonio e José eu lhes fiz porção de doze mil réis por ano a cada um, a saber Antonio andasse por cinco anos, e José nove anos, e estas porções meu testamenteiro lhes pagará sem contenda de Justiça.

Declaro que meu filho João é senhor e possuidor de um moleque que o compro com o seu dinheiro e por isso não poderão lhes tirar (...).

(...)

Declaro que o meu corpo será envolto no Hábito de Nossa Senhora do Carmo (...).

(...)

Deixo tudo o que sobrar da minha terça, das disposições que faço, seja repartido igualmente a meu filho Antonio e às minhas filhas Maria e Ana, e às minhas netas, filhas de minha filha Escolástica, e se alguns destes falecer se repartirão com os mais, como também os meus filhos são herdeiros da minha meação.

(...)

Declaro que o meu corpo será sepultado na matriz ou capela donde sou aplicado (...).

(...)

(...) pedi e roguei a João Pedro Celestino que este por mim escrevesse (...) e este por mim assinasse, por eu não saber ler nem escrever pedi e roguei a meu primo o Reverendo João Martins Lopes que este por mim assinasse (...).

Vila de São José, 02 de Março de 1816

Alexandre Dias de Souza

 

fls. 06v - Abertura

Aos quatorze dias do mês de Dezembro de mil oitocentos e vinte e quatro me foi apresentado este Testamento solene de Alexandre Dias de Souza depois do seu falecimento para o abrir (...).

 

fls. 20

Dizem Antonio José da Costa, por cabeça de sua mulher Ana Leal, outra filha de Alexandre Dias de Souza, que quer dar quitação (...).

*Obs.: a outra filha é Maria Theodora Dias.

 

fls. 22

Diz José Dias de Souza, testamenteiro de seu pai Alexandre Dias de Souza, que dos Livros de Óbitos precisa que o Reverendo Pároco da freguesia da vila de São José lhe passe por certidão no teor o assento do óbito de Antonio Dias de Souza, irmão do suplicante (...).

Certifico que revendo o Livro dos Suplementos desta freguesia a folha 147 se acha o assento seguinte: Aos dez de Setembro de mil oitocentos e vinte e um faleceu da via presente Antonio, filho legitimo de Alexandre Dias de Souza, foi encomendado pelo Reverendo Capelão José Pereira e sepultado dentro da Igreja de Nossa Senhora do Carmo do Japão (...). Coadjutor Manoel Martins Coimbra.

 

fls. 24

Diz Domingos Rodrigues Lima, por cabeça de suas filhas menores Joana e outras, que quer dar quitação (...).

 

Diz Domingos Rodrigues Lima, por cabeça de suas filhas menores Joana, Ana, Teodora e Joaquina (...), moradores no Rio Claro termo do Jacuí (...).

 

fs. 25 - Procuração

Data: 18-0201828

Local: Paragem e Freguesia do Rio Claro, termo da vila de Jacuí Comarca do Rio das Mortes.

Que Faz: Domingos Rodrigues Lima, casado com Escolástica Theodora de Souza, filha de Alexandre Dias de Souza (moradores na mesma freguesia).

Procuradores Nomeados: Reverendo João Ferreira Leite, Capitão José Moreira da Rocha.