PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Agostinho Vidal Pinheiro e outros

Justificantes

e

Maria Vitória casada com João Barbosa

Justificados:

 

Arquivo Histórico Municipal Prof. Altair José Savassi

Caixa: 65 Ordem: 03 Ano: 1810 Ofício: órfãos Cód.: 1SVC

Documento: Justificação de dívidas

Justificantes: Agostinho Vidal Pinheiro e outro

Justificados: Maria Vitória, casada com João Barbosa

Falecido: Antônio Lopes Chaves

Local e data: 21-11-1810, vila de Barbacena

Transcrito por Erlaine Januário e disponibilizado por Adonias Ribeiro Franco Júnior e Adair Franco dos Reis

 

f.1

(...) aí por parte dos justificantes o padre Agostinho Vidal Pinheiro e outros credores da herança do falecido Antônio Lopes Chaves me foi apresentada uma petição de itens justificativos com o despacho nela proferido pelo capitão e guarda-mor Domingos Dias Pereira atual juiz de órfãos (...)

 

f.2

Dizem o padre Agostinho Vidal Pinheiro, José Martins de Andrade, o capitão José Antônio Machado, Cipriano da Silva Leres, Pedro João dos Reis Silva, Miguel Esteves dos Reis, João Gonçalves Pires, João Lourenço de Barros, Antônio Lopes Chaves, Antônio Dias Tostes, José Branco de Ciqueira, Antônio Bernardes da Silva, o capitão João Bras de Almeida, Joaquim Pereira dos Santos, João Garcia Pereira, Manoel Gonçalves Loires// e o procurador (...) credores, moradores em Santa Rita de Ibitipoca ou de Barbacena, que lhes querem justificar os itens seguintes (...)

 

f.2v a 3

Obs.: em resumo, o falecido ficou devendo aos citados acima emolumentos da capela, peças de fazenda, mantimentos, tropa, jornais de ofício de carapina, empréstimo, bois, encomendas trazidas do Rio de Janeiro como remédios etc.

 

f.4 Na comarca do Rio de Janeiro reside a herdeira Maria Vitória, casada com João Barbosa.

 

f.5 a 7v Carta Precatória passada à cidade da Corte do Rio de Janeiro

 

f.8 José Joaquim de Andrade escrivão da [?]untina da freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alferes, Serra acima:

Certifico que, em cumprimento da precatória retro e respeitável despacho à freguesia da Sacra Família por nela não ter oficiais e ser eu o mais (...) vizinho, fui a casa donde vive e mora a suplicada Maria Vitória mulher de João Barbosa e a citei em sua própria pessoa (...), Sacra Família, 25 de janeiro de 1811. José Joaquim de Andrade.

 

f.9

Certifico que citei a dona Joana Franca, viúva de Antônio Lopes Chaves, a Jacinto Lopes, Antônio, Inocêncio, Lauriana e Inácia Portes, e ao tutor dos menores Francisco José Machado para virem jurar [como] testemunhas na presente justificação e como herdeiros do dito falecido. Em fé do que passo a presente que assino. Barbacena, 09-10-1811. Inácio Antônio de Carvalho