PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

MARIA AUGUSTA MARCONDES LESSA

Testamento

 

Forum de Barra Mansa-RJ

Transcrito e disponibilizado por: Plinio Ursulino Marcondes Carvalho

 

Em nome da Santíssima Trindade: Padre, Filho e Espirito Santo, em cuja fé tenho servido e protesto morrer. Eu, Maria Augusta Marcondes Lessa, achando-me em perfeito juizo, faço o meu testamento pela forma seguinte: Sou viuva do Doutor José Gomes Varella Lessa, por cujo falecimento fiz inventário e dei partilha a meus filhos. Quero que, em suffragio de minha morte, digo, minha alma, sejao celebradas cincoenta missas. Deixo douse contos de reis em apolices da divida publica nacional, a meu filho Dourtor Leonidas Marcondes de Toledo Lessa; na residência de  sua falta, caso já não exista por occasião de minha morte, passará o legado para seus filhos e meus netos. Deixo a minha netta Leonidia, filha do mesmo, o predio numero cento e onze, a rua do Comendador Joaquim Leite, desta cidade ; na sua falta caso já tenha fallecido por occasião de minha morte, passará o legado do dito predio a seus irmãos. Deixo a minha netta Constança, filha do Doutor Américo de Moura Marcondes de Andrade, a quantia de dez contos de reis, em apolices da divida publica nacional ; na sua falta, caso já não exista por ocasião de minha morte, metade d’essa quantia, e na mesma especie será para minha filha Januaria, casada com João José Pereira e a outra metade para minha filha Maria, casada com o referido Doutor Américo de Moura Marcondes de Andrade. Deixo a Jacob, filho de Henriqueta e a Adelaide, filha de Generosa, a quantia de duzentos mil reis, a cada um.

Deixo a Santa Casa de Misericorida d'esta cidade a quantia de cem mil reis. Todos os legados são livres de impostos. Nomeio meus testamenteiros :

Em primeiro lugar o Doutor Leonidas Marcondes de Toledo Lessa; em segundo o bacharel Adolpho Pereira de Burgos Ponce de Leon; em terceiro o Doutor Candido Teixeira da Cunha. E assim tenho concluido o meu testamento, cujas disposições foram por mim dictadas ao referido bacharel Adolpho Pereira de Burgos Ponce de Leon, que a meu rogo o escreveu por me ser dificil fazel-o, assignando-o eu somente depois de o ter lido e achado conforme.

Barra Mansa, vinte e nove de Março de mil oito centos e noventa. Em tempo: o legado a minha netta Constança é de oito contos de reis na especie referida. E assim tenho concluido o meu testamento, cujas disposições por mim dictadas, foram escriptas, como disse, pelo bacharel Adolpho Pereira de Burgos Ponce de Leon, a meu rogo, por me ser difficil escrever, assignando eu este somente depois de o ter lido e achado conforme. Barra Mansa, vinte e nove de Março de mil oito centos e noventa.

Maria Augusta Marcondes Lessa.

 

TITULO DE HERDEIROS

 

1° - Dr. Américo Marcondes, digo, Dr. Américo de Moura Marcondes de Andrade, por cabeça de sua mulher D. Maria Francisca Marcondes Lessa de Andrade

2° - João José Pereira, por cabeça de sua mulher D. Januaria Marcondes Lessa Pereira

3° - Dr. Leonidas Marcondes de Toledo Lessa

4° - Dr. Carlos Marcondes de Toledo Lessa