PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Antonio Alves de Castro” neste site.

 

MANOEL MANSO DA COSTA REYS

De Genere

 

IANTT – Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo, Lisboa - PT

TESTAMENTOS E INVENTÁRIOS DIVERSOS

DE GENERE DE MANOEL MANSO DA COSTA REYS

Pesquisa de Ana Paula Pereira (Lisboa-PT) a pedido de Anamaria Nunes Vieira Ferreira

 

Fls. 1

Reverendíssima Patriarcal

Diligências de genere que fiz neste Patriarcado por Requisitória do Bispado do Rio de Janeiro a favor de Manoel Manso da Costa Reys.

P. Antonio (...)

 

Fls. 2

AO M.R. SENHOR DOUTOR PROVISOR E JUIZ DAS Justificações de Genere do (...) ou a quem seu nobre cargo servir, e poder viver, saúde, e paz em o Senhor, que de todos he verdadeiro remédio e salvação & c. do ...... Provisor do Excellentíssimo Reverendíssimo Senhor Bispo do Rio de Janeiro, e Juiz das Justificações de Genere o Doutor Gonzaga Gonçalves (...) e (...) deste officio. Faço saber que Manoel da Costa Reys, natural do Brasil, baptizado na Freguezia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto, filho do Dr. Manoel da Costa Reys , natural da cidade da Bahia e baptizado na Freguezia de Santo Antonio (...) Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha, natural desta cidade de Lisboa e baptizada na Freguezia de (...), neto paterno de Manoel da Costa Marinho, natural e baptizado na Freguezia de Xorento, Termo da Comarca de Bastos, e de Dona Catarina dos Reys, natural e baptizada na Freguezia de “Taquarandá” do Arcebispado da Bahia, neto materno do Dr. Joseph Manso Preto, natural da Comarca de Redinha do Arcebispado de (...), baptizado na Freguezia da Igreja Matriz da mesma cidade de Lisboa, e de Dona Mayor Antonia de Vasconcellos e Cunha, a qual depois se chamou Dona Antonia Vasconcellos e Cunha, natural da cidade de Lisboa e baptizada na Freguezia das Mercês da (...) pedindo a Sua Excellencia Reverendíssima por fim e conclusão da sua Súpplica, que para effeito de ser promovido a Ordens Menores, e Sacras, lhes fizesse merce admittillo a se lhe fazerem as diligencias de Genere na forma do estilo; a qual sendo vista sua Excellencia Reverendíssima, ma commetteo por seu despacho, e pelo meu mandei passar a presente para v.m. a quem requeiro da parte da Santa Madre Igreja de Roma, e da minha, lhe peço por mercê  que sendolhe esta apresentada, indo passada pela Chancelaria de Sua Excellencia Reverendíssima, e por mim assinada, a cumpra e guarde, e faça inteiramente cumprir, e guardar em em seu cumprimento será v.m. servido mandar passar ordem Secreta ao Reverendo Parocho da dita Freguezia de São Nicolau e das (...) desse Patriarcado. 

 

Fls. 3, 4 e 5

Folha impressa com as indicações para o questionário das Testemunhas.

 

Fls. 14

De Lisboa que, em comprimento do mandato retro que informei nesta Freguezia, e fora della com que faz antigas, fidedignas, eclesyaes velhas sobre as naturalidades de Geração, Limpesas de Sangue da Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha, may do habilitando Manoel Manço da Costa Reys, natural do Bispado do Rio de Janeiro, (...) filha do Dr. José Manço Preto, que foi Advogado nesta Corte, e morador à entrada da Calçada das Pedras Novas, defronte do Convento de Corpus Christy dos Religiosos Carmelitas Descalços de Santa Teresa, e de Dona Mayor Antonia de Vasconcellos e Cunha, que também se tratava por Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha, porém que se não lembrava onde os pays de Dona Bernarda de Vasconcellos foram naturaes nem também que a may do habilitando fosse baptisada nesta Freguezia de São Nicolau e só pelo Doutor José de Souza Freire, Advogado que mora defronte da Porta de Ferro da Basílica de Santa Maria (...) foi de que o Avô materno do habilitando José Manço Preto era natural do Bispado de Coimbra e Avó da Freguezia das Mercês, digo Avó Dona Mayor Antonia de Vasconcellos e Cunha, que também se chamava Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha da Freguezia das Mercês (...), e por todas as quatro pessoas (...) me foi possível achar may (...) da dona Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha me foi dito que sempre forão tidos e havidos (...) por legitimos Christãos velhos limpos e de limpo sangue, e geração sem raça jaça alguma de judeo, e mouro, mulato ou negro, pelos do avó materno José Manço Preto ser Irmão do Reverendíssimo Padre Antonio Manço, Provincial que foi da Companhia de Jesus, (...) Colégio de Santarém,  que todo o referido sabido pela (..) entrada, e amisades, além de serem vizinhos, que tinhão com os pays da ...

 

Fls. 15

... Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha e que a esta a conhecerão no berço e que teria dez ou dosi annos quando se ausentou na companhia de seus pays para a cidade da Bahia. (...) dos livros de baptisados nelles não encontrei (...) algum por onde (...) sobre a dita D. Bernarda de Vasconcellos e Cunha fosse baptisada na minha Igreja de São Nicolau, por filha dos sobreditos pays, o que tudo affirmo verdade dos Sacerdotes de São Nicolau de Lisboa, 24 de Maio de 1732.

 

Fls.

Abril de mil setecentos e cincoenta e três nesta Freguezia de São Nicolau onde (...) e comigo (...) fizemos a justificação de (...)

 

Fls. 23

Francisca Maria, solteira, filha de Manoel (...) e de Simoa dos Santos, natural desta Freguezia de São Nicolau e moradora no Beco da Bofetada desta mesma Freguezia de mais (...) e a fim de (...) com seus irmãos Custódio Nunes e José Nunes (...)

 

Depoimento de (...)

 

(...) disse que conheceu muito bem por mais de oito anos a Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha, mãe que se diz ser do “habilitando” a qual foi moradora com seus pais da Rua dos (...)  

 

Fls. 24

... da Freguezia (...) e sabe que foi com seus pays para o Rio de Janeiro onde se diz casara e (...)

De (...) disse que conheceu naquela rua (...) por mais de oito anos Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha avó materna que diz ser do “habilitando”, e conheceu muito bem a seu marido José Manço Preto, que foi letrado e não sabe (...) e sabe que passou para o Rio de Janeiro e da Sé teve notícia que para as minas de ouro preto e que ficou com hum ofício (...) de que (...)

 

De (...) que o habilitando pela dita sua may e avós maternos he legítimo (...) de puro sangue e geração sem jaça alguma de judeo, mouro (...)

 

Fls. 25

(...) ...

 

(...) que não sabe nem ouviu dizer qual (...) progenitores foram pessoas  (...) por seus officios (...)

 

Maria Teresa Souza, filha de Manoel (...) natural da Freguezia de São Nicolau, onde era moradora no Beco da Bofetada  nesta Freguezia em caza de seus irmãos Custódio Nunes e Jozé Nunes (...)

 

Fls. 26

(...)

 

(...) diz que conheceu Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha may que se diz do habilitando a qual era natural desta cidade e que a conheceu desde creança até a idade de treze annos (...) defronte da Igreja  nova dos Mariannos onde foi sua vizinha.

 

(...) diz que conheceu muito bem ao Dr. José Manço Preto o qual foi advogado, e a sua mulher Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha, os quaes foram vizinhos della (...) por muitos annos e foram para o Rio de Janeiro com a filha e (...)

 

(...) que o habilitando pela dita sua may e avós...

 

Fls. 27

... e avós maternos por legítimo e de limpo sangue etc.

 

Jozé Nunes, torneyro, natural da Freguezia de São Nicolau e morador no Beco da Bofetada da (...) nesta Freguezia de (...)

 

Fls. 28

(...) disse que conheceu muito bem por muitos annos naquela vizinhança a Dona Antonia (...) a Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha may que se diz ser do habilitando, a qual era natural de Lisboa, mas não sabe onde foi baptizada a qual sendo donzella foi embora (...) seus pays para o Rio de Janeiro onde ouviu dizer casara.

(...)

 

Fls. 29

(...)

 

(...)

 

Eu José Nunes, torneyro, natural da Freguezia de São Nicolau, e morador no Beco da Bofetada da (...) Freguezia (...)

 

Fls. 30

(...) que conheceu a Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha, may que se diz ser do habilitando, a qual era natural da Freguezia de São Nicolau donde foi com seus pays para o Rio de Janeiro (...) foi sua vizinha desde crença (...)

 

(...) que conheceu ao Dr. José Manso Preto, avô materno do habilitando o qual lhe parece era natural de Coimbra e depois foi advogado, e conheceu a sua mulher Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha, que não sabe dizer de onde era natural, cujo conhecimento teve por vizinhança por alguns annos.

 

... e avós maternos por legítimo e de limpo sangue etc.

 

Fls. 31

(...)

 

E logo no mesmo dia  nas cazas do (...) foi perguntado (...) Custódio Nunes.

 

(...) O Dr. José de Soares  (...) Advogado o qual foi (...) Cavaleiro

 

Fls. 32

Cavalleiro professo da Ordem de Christo, morador defronte do portão de ferro da Basílica (...)

 

(...) diz que conheceu muito bem Dona Bernarda de Vasconcellos e Cunha a qual foi natural desta cidade de Lisboa e foi para o Rio de Janeiro onde se casou.

 

(...) diz que conheceu muito bem o Dr. José Manso Preto, avô materno que diz ser do habilitando, desde os tempos de faculdade, na Universidade de Coimbra e sabe que era natural da Vila de Redinha, Bispado de Coimbra, e que (...) morador defronte da (...)

 

Fls. 33

(...) e conheceu sua mulher Dona Antonia de Vasconcellos e Cunha que também se chamou Dona Mayor, a qual se diz ser may do habilitando e que foi baptizada, e que conheceu a Antonio Vasques da Cunha, pai da avó materna, o qual foi “criado grave” do Ducque de “Cadaval” e a (...)

 

... e avós maternos por legítimo e de limpo sangue etc.

 

Fls. 34

(...)

 

Certificado do Escrivão

 

Fls. 35

Certificados e Assinaturas