PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios às genealogias paulistana e mineira

 

José Martins de Azevedo* nascido na Freguesia de São Pedro da Ribeirinha, Ilha Terceira, Açores, casou com Ana Teodora de Jesus. Sua naturalidade assim como a ascendência (e colaterais na Ilha Terceira), foi pesquisada e documentada por Décio Martins de Medeiros, 4º neto do casal.

História e documentação do casal, ascendentes e descendência na página da Família Medeiros, ramo de Passos-MG:

José Martins de Azevedo e sua mulher Ana Teodora foram moradores em Carmo do Rio Claro onde foram recenceados em 1831 (Censo neste site).

Carmo do Rio Claro (1831): casa 118

José Miz de Azevedo - branco, 44,  casado/lavrador

Anna Theodora, branca, 36, casada/fiandeira

José Miz, branco, 16, solteiro

Demenisiano ?, branco, 11

Francisco, branco, 5

Maria, branca, 19, solteira

Rita, branca, 17, solteira

Antonia, branca, 14, solteira

Prudenciana, branca, 3

Anna, branca, 1

 

Alem dos filhos relacionados no censo, houve ao menos mais uma filha: Claudina, nascida em 1823 em Carmo do Rio Claro (pesq. Décio Martins de Medeiros).

 

Entre seus filhos:

1- José Martins de Azevedo, 16 anos em 1831. Aos 04-02-1839 em Carmo do Rio Claro casou com Jesuína Francisca de Jesus, filha Francisco Martins Ferreira e Maria Rita de Jesus, conforme certificado no inventário de Francisco Martins Ferreira:

Certifico que revendo o L. de Assentos de Casam.tos desta Paróquia a fl. 8 se acha o assento do teor seg.e

Aos quatro dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos e trinta e nove nesta Matriz se receberam em Matrimônio na forma da Igreja José Martins de Azevedo, filho legítimo de José Martins de Azevedo e de Ana Theodora, natural e batizado nesta Matriz - e Jesuína Francisca de J.s, filha leg.ª de Fran.co Martins já falecido e de Maria Rita de J.s, natural e batizada na Matriz da S.ra do Bom Sucesso Bispado de Mariana e logo receberam a bênção nupcial, de que faço este Assento.

O Vigário Manoel Antonio de Moura.

 

          Jesuína era filha de Francisco Martins Ferreira e Maria Rita de Jesus, moradores em Bonsucesso-MG, neta paterna de Manoel Martins Ferreira e Joaquina Maria de Oliveira, moradores em São Gonçalo de Ibituruna. Manoel Martins Ferreira, filho de André Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro (Família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes”)

          Joaquina Maria de Oliveira, filha de Simão Pereira de Oliveira e Tereza Maria da Conceição, ele português, ela filha de Antonio de Brito Peixoto e Maria de Moraes, por esta neta de André do Valle Ribeiro e da paulista Francisca de Moraes Macedo.

 

2- Francisco Martins do Carmo, com 5 anos em 1831. Casou na Matriz de Passos-MG aos 01-09-1851 com Ana Rita de Jesus.

Pesquisa DMM- Registro de matrimonios de Passos ,

" Ao primeiro dia do mes de setembro de mil oitocentos e cincoenta e um nesta Matriz de Passos , depois de canonicamente proclamados , sem impedimento algum , pelas tres horas da tarde , se receberam em matrimonio com palavras dos presentes oradores Francisco Martins do Carmo , filho legitimo de José Martins de Azevedo , e de Anna Theodora de Jesus , nascido e batizado na Freguesia do Carmo do Rio Claro deste Bispado; e Anna Rita de Jesus, viúva do finado José Alves de Barros; ambos os contratantes moradores nesta freguesia. Testemunhas presentes foram José Ferreira de Souza e Manoel Ferreira de Souza, de que para constar faço este assento que assino. Vigario Francisco D'Assis Pinheiro Ulhoa Cintra

 

          Ana Rita nasceu por volta de 1829, filha de Antonio Ferreira de Medeiros e Maria do Rosário Alves (inventários do casal neste site). Antonio Ferreira de Medeiros foi filho de Manoel Jorge de Medeiros, natural da Ilha do Fayal e Maria Luiza da Conceição, casados em Passos-MG aos 14-01-1872. Ana Rita descende dos mais antigos povoadores de São Paulo, como João Ramalho, e de Pernambuco, como Jerônimo de Alburquerque.

          Sua história e ascendência foi pesquisada por seu terneto Décio Martins de Medeiros e se encontra na página da Família Medeiros.

 

          Francisco Martins e Ana Rita deixaram Passos onde moravam e em 1874 foram para Campos Novos de Paranapanema, onde se fixaram na paragem de São Matheus (na época parte de Conceição de Monte Alegre) e foram proprietários das Fazendas Sapé e Laranja Doce.

 

          Em 1890, quando da abertura do inventário de Francisco, Ana Rita morava a uns 120 kms de Campos Novos de Paranapanema, na sua Fazenda São Mateus, comarca de Santa Cruz do Rio Pardo-SP.

          Ana Rita faleceu aos 03-02-1896 com inventário aberto em março do mesmo ano na Vila de Campos Novos de Paranapanema.

 

Segundo seus inventários, foram pais de:

2-1 Antonio Martins de Medeiros ou do Carmo. Casou com Maria Francisca da Silva, filha de Domingos Teixeira de Carvalho e de Maria Jacyntha de Jesus, também com sua história, ascendência e descendentes na página da Família Medeiros. Em 1891 residiam em São Manoel-SP, conforme inventário de Francisco Martins do Carmo, e em 1896 em Santa Bárbara do Rio Pardo-SP, conforme o inventário de Ana Rita.

 

2-2 José Martins de Medeiros, solteiro, 25 anos de idade, mais ou menos em 1890. Em 1912 foi dado por falecido, sem que se tivesse absoluta certeza disso.

 

2-3 Valéria Martins de Medeiros, em 1890 já casada com Francisco de Paula Nantes, inventariante da sogra Ana Rita em 1896. Em 1912 morava em Mato Grosso.

 

2-4 Preciliana Martins de Medeiros, solteira, 16/18 anos de idade em 1890, em 1896 casada com José Cândido da Silva, residentes em Paranapanema. No inventário de Ana Rita: “salvo o engano contido na declaração de que a herdeira Presciliana é casada com José de Camargo visto ser seu marido o requerente José Cândido da Silva *nota – O requerente é conhecido vulgarmente por José de Camargo, e dahi nasceu o engano”

 

2-5 Marciano Martins de Medeiros, falecido antes do pai, deixando uma filha nascida em Mato Grosso:

2-5-1 Marciana, de treze para catorze anos em 1890, “nascida no estado de Mato Grosso, no lugar denominado fazenda  ----- em casa de seu tio e tutor Antonio da Silva Chaves.” Casou com José Alves Nantes e em 1912 residiam em Mato Grosso

 

 

* Nota: José Martins de Medeiros foi nomeado primeiro testamenteiro de seu meio irmão:

João Martins de Azevedo, natural da Ilha Terceira, Freguesia de S. Pedro da Ribeirinha, Bispado de Angra, filho legítimo de Manoel Martins de Azevedo e Martha de Santo Antônio.

             João faleceu com testamento (neste site, colaboração de José Francisco de Paula) redigido aos 08-12-1796, na Freguesia de N. S. da Conceição de Congonhas do Campo, termo da Vila de Queluz, Comarca do Rio das Velhas-MG. Declarou ser solteiro mas perfilhou:

- Daniel e Jerônimo, ambos pardos e forros, filhos de Genoveva, escrava de D. Maria de Jesus, viúva de José Alves Parreiras.

- Ana, cativa, filha natural de Ana, parda, escrava do Tenente Coronel Antonio Gonçalves Ferreira

 

 


FRANCISCO MARTINS DO CARMO

e

ANNA RITA DE MEDEIROS

Inventários

 

Inventario de Francisco Martins do Carmo

Original no CEDAP : Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Assis – UNESP

Processo n°: 10/1890  Ref.Forum:  IIL22  Caixa: 38/39

Transcrição feita em dezembro de 2005 por Decio Martins de Medeiros (trineto do inventariado)

A transcrição completa, em grafia original, está disponível no site “Família Medeiros”, de Décio Martins de Medeiros.

 

Fls 1:

1890; Abertura do inventário pelo Juizo de Orfãos do Termo de Campos Novos de Paranapanema

Escrivão – Sant’Anna

 

Francisco Martins do Carmo – Inventariado

Anna Rita de Medeiros de Jesus – Inventariante

 

Autuação: 29-10-1890, Vila de Campos Novos de Paranapanema

 

Fls 2: 1-10-1890

                                                               “Constando a este Juizo que falleceu Francisco Martins do Carmo deixando orphams, o Escrivão passe mandado para serem intimada a viuva do mesmo para prestar juramento de inventariante, e fazer as declarações precisas, marco o dia 21 do corrente em casa da mesma inventariante.”

                                                               Assinatura de Domingos Ursaia

 

Fls 3: 1-10-1890

Domingos Ursaia, Juiz suplente em exercício, paasou mandato para que a viúva prestasse juramento e apresentasse o rol dos bens deixados por eu finado marido

Foi intimada em São Matheus, aos 20-10-1890.

 

Fls 4: Auto de Inventario e Juramento

Data: 21-10-1890,

Local: Fazenda São Mateus, distante 20 léguas da Vila de Campos Novos de Paranapanema, comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, em casa da viúva D. Anna Rita de Jesus Medeiros

 

Primeiras Declarações

Termo de Falecimento e Herdeiros

“No mesmo dia, mez, anno e lugar já declarado no termo anterior, pela mesma inventariante foi dito que seu marido Francisco Martins do Carmo, falleceu a trez annos mais ou menos, e que falleceu em Jatay, Paraná, sem deixar testamento nem codicilo, e (Folha 5:) E nem tendo sido casado com outra mulher anteriormente; e que falleceu proveniente de maleita, e que de seu matrimonio ficarão os herdeiros seguintes: Primeiro ella inventariante cabeça de casal Anna Rita de Medeiros de Jesuz.”

 

Filhos:

1- Antonio Martins de Medeiros, casado.

2- José Martins de Medeiros, solteiro, 25 anos de idade, mais ou menos.

3- Valéria Martins de Medeiros, casada com Francisco de Paula Nantes.

4- Preciliana Martins de Medeiros, solteira, 16/18 annos de idade.

5- Marciana, 8 anos, filha do finado Marciano Martins de Medeiros (esta ultima é neta).

“E forão estas as declarações que fiz obrigando-se a fazer as mais --- em tempo oportuno, e assigno com o Juiz. Eu José Julio de Sant’Anna, Escrivão assignei.”

(Assinatura da Anna Rita)

 

Fls 6: Bens declarados pela viúva, mesma data e local:

“Uma Fazenda de Campo e Matta, legitimada, denominada Sapé, com oitocentos alqueires mais ou menos, mais uma Fazenda denominada Laranja Doce, de Campo e Matta, não legitimada.

Disse que nada mais possue nem existe mais nada, mas que se lembrar-se de mais alguma, em tempo competente compromete-se a declarar, para que possa ser avaliado e partilhado pelos herdeiros, de que para constar lavrei este termo em que assigno com o Juiz, com a inventariante. Eu José Julio de Sant’Anna, Escrivão assignei.”

Assina Ursaia

Assina Anna Rita

 

Requerimento

“Perante o Juiz compareceu a inventariante Dona Anna Rita de Medeiros de Jesuz requereu que, achando-se doente e incapaz de viajar, achando-se sem recursos de chegar na Villa, requer que o cidadão Juiz, conceda-lhe licença para passar procuração apud acta nos competentes autos, ao cidadão solicitador Alferes João Torquato da Piedade na forma da lei.

Aceito e ouvido pelo Juiz, foi deferido, do que para constar, lavrei este termo em que assigna a requerente com o Juiz.

Eu José Julio de Sant’Anna, Escrivão assignei.”

Assina Ursaia

Assina Anna Rita

 

Fls 7- Procuração:

Data: 21-10-1890

Local: Fazenda São Mateus

Outorgante: Dona Anna Rita de Medeiros de Jesuz

Outorgado: Alferes João Torquato da Piedade

 

Conclusão

“Em seguida, faço estes autos conclusos ao juiz de orphams supplente em exercicio cidadão Domingos Ursaia; fiz este termo. Eu José Julio de Sant’Anna, Escrivão escrevi.

- conclusos em 21 de outubro –

Não estando presente o curador geral nomeio o cidadão Frederico Baptista de Paiva para servir de curador Ad Fini, que será intimado para prestar juramento, hoje em minha presença. São Mateos 21 de outubro de 1890.”

(assina Ursaia)

 

Fls 8

“Dou fé ter pessoalmente nesta Fazenda de São Matheus, do cidadão Frederico Baptista de Paiva, para prestar juramento e servir como curador Ad Och na louvação, para que foi

Nomeado, em sua própria pessoa de que ficou sciente e dou fé. São Matheus 21 de outubro de 1890. O Escrivão José Julio de Sant’Anna”

 

Termo de juramento do curador

 

Fls 9: 21-10-1890 - Certidão

“Certifico que em virtude do despacho do Juiz, intimei a viúva inventariante Anna Rita de Medeiros de Jesuz, curador ad och Frederico Baptista de Paiva, do herdeiro Francisco de Paula Nantes, a orpha pubere Perciliana Martins de Medeiros, José Martins de Medeiros e Antonio Martins de Medeiros, por seu procurador José Justino Ferreira, para amanhã, louvarem se uns avaliadores que tem de avaliar os bens do presente inventário, isto em audiência do Juiz, em suas próprias pessoas de que ficarão scientes. São Matheus 21 de outubro de 1890. O Escrivão José Julio de Sant’Anna.”

 

Avaliadores indicados pela viúva aos 22-10-1890: José Luiz de Souza, Venâncio Dias Paixão e José Antonio de Paiva Junior

Avaliador aceito pelo curador: José Luiz de Souza

Avaliadores indicado pelo curador: Ângelo Orlando (este aprovado pela inventariante), Fernando Baptista de Paiva e Joaquim Vicente Pereira Alvim-

 

22-10-1890: Juramento dos avaliadores na fazenda S. Matheus, José Luiz de Souza e Ângelo Orlando.

 

Fls 12 - Auto Avaliação realizado aos 23-10-1890, na fazenda São Matheus

 

Bens de raiz:

“Uma Fazenda de Campo e Matta, denominada Sapé, legitimada, com oitocentos alqueires mais ou menos, que avalião por quatro contos de reis, que mostro (numero à margem)..

Outra Faxenda denominada Laranja Doce, de Campo e Matta, não legitimada, que avaliam por trez contos e quinhentos mil reis, que à margem sai

Prefazendo as duas a somma e quantia de sete contos e quinhentos mil reis e por esta forma e maneira, (Folha 13) Disserão elles avaliadores haver avaliado os bens que lhes foi apresentado. Sendo declarado pela inventariante que são os bens que existem de seu extinto casal. Por esta forma deram os avaliadores por concluída as avaliações dos bens que pela inventariante lhes forão apresentados, do que para constar lavrei este auto em que assigno com o Juiz, avaliadores e inventariante. Eu José Julio de Sant’Anna, Escrivão escrevi.”

 

                                                               “Ilustre Cidadão Doutor Juiz de Orphams.  Cumpre me levar ao vosso conhecimento que, segundo a resposta do Curador Geral, as partes não podem ser intimadas ou dado vista dos autos pelo motivo seguinte: Um mora em São Manoel do Paraizo, outros na Laranja Doce e outros não sabe-se onde; e não tendo Official de Justiça naturalmente, levo  vos estes autos conclusos para resolveres conforme julgares de direito e que se possa prosseguir. Campos Novos de Paranapanema 4 de Março de 1891. O Escrivão J. Julio de Sant’Anna.”

 

Fls 15

                                                                       “Em face da informação do Senhor Escrivão, e não sendo de absoluta necessidade legal, a intimação dos interessados que já foram intimados no começo do presente processado  para todos os seus termos até final partilha, acressendo que já fora ouvido à Inventariante que na forma da Lei representa os interessados maiores, ordemno que de novo abra-se vista ao Curador Geral dos Orphas para requerer o que for a bem dos menores que representa.

Campos Novos 5 de Março de 1891.

(assina Fraga)”

 

Proceda-se as partilhas no dia 19 do corrente às 10 horas da manha com citação aos interessados.

No acto darei a forma.

C. N. do Paranapanema 17 de Março de 1891.

 

Fls 16

“Certifico que nesta Villa, fora de meu cartório, intimei ao Inventariante procurador Alferes João Torquato da Piedade, para assistir as partilhas ordenadas pelo Juiz; em sua própria pessoa de que ficou sciente. Campos Novos de Paranapanema 18 de Março de 1891.” Escrivão José Julio de Sant’Anna.

 

14-04-1891: Auto de Partilha

“Aos quatorze dias do mez de Abril de mil oitocentos noventa e um, nesta Villa de Campos Novos de Paranapanema, Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, na casa da residência do Meritíssimo Juiz de Orphams Doutor Affonso José Gonçalves Fraga, onde vim eu Escrivão, de seu cargo, abaixo assignado, com os partidores José Pedro Coimbra e José Justino Ferreira, presente o mesmo Juiz que mando que se procedesse a partilha dos bens do finado Francisco Martins do Carmo, em presença das avaliações e declarações constantes do presente inventário, que foi por mim apresentado devidamente preparado. E passando o Meritíssimo Doutor Juiz de Orphams e os partidores, a calcular o monte partível e despesas, procederão a divisão dos quinhões e pagamentos como adiante se vê; do que para constar, fiz e lavrei o presente auto, em que assigna o Juiz e os partidores. Eu José Julio de Sant’Anna.”

Folha 17

 

Monte-mor: 7.000$000

 

“Haverá a inventariante para pagamento das custas os bens seguintes:

Parte na Fazenda do Sapé, avaliada por quatro contos de reis, somente a quantia precisa para as custas, na importância de quinhentos mil reis.”

 

Fls 18

Pagamento feito à viúva:  3,500$000

“Haverá a referida meeira para seu pagamento, parte na Fazenda do Sapé, avaliada por quatro contos de reis, somente a quantia de um conto setecentos mil reis, que são            1,700$000

Haverá mais finalmente para completar seu pagamento, parte na Fazenda Laranja Doce, avaliada por trez contos e quinhentos mil reis, somente a quantia de mil conto e oitocentos mil reis”

 

Pagamentos aos herdeiros órfãos: 700:000 para cada

1) Preciliana,  700$000em terras da fazenda Sapé

2) Marciana (neta do inventariado), 700$000 em terras da fazenda Sapé

 

Pagamento de legítima aos herdeiros:

1) Antonio Martins do Carmo, filho de Francisco Martins do Carmo, 700$000 assim distribuídos:

Parte na Fazenda do Sapé, 134$000

Parte na Fazenda da Laranja Doce, 566$000

 

2) José Martins de Medeiros, filho do inventariado, 700$000 assim distribuídos:

Parte na Fazenda do Sapé, 133$000

Parte na Fazenda da Laranja Doce, 567$000

O que prefaz e inteira o total de sua legitima da quantia de stecentos mil reis, que sai 700$000

 

3) Francisco de Paula Nantes (genro), por cabeça de sua mulher Valeria Maria de Medeiros: 700$000

Parte na Fazenda do Sapé, 133$000

Parte na Fazenda Laranja 133$000 (fls 20)

 

Extracto para Transcripção

Data: 21-10-1890

Responsavel:  Anna Rita de Medeiros de Jesus, lavradora

Domicilio: C. Novos de Paranapanema

Órfãos: Perciliana e Marciana

Filiação: Filhos de Anna Rita de Medeiros de Jesus e de seu finado marido Francisco Martins do Carmo.

Razão da responsabilidade: Administração dos bens das órfãs como tutora das legitimas paternas.

 

Seguem-se termos cartoriais de despachos e recebimentos, contas etc.

 

_______________________________________________________________________________________

 

ANNA RITA DE MEDEIROS

Inventário

 

CEDAP: Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa, Faculdade de Ciências e Letras - UNESP

Tipo de Documento: Inventário

Caixa: 37

Inventariada: Anna Rita de Medeiros

Inventariante: Francisco de Paula Nantes

Ano: 1896

Local: Campos Novos de Paranapanema

Transcrito por Decio Martins de Medeiros (trineto da inventariada) em março de 2006

Transcrição completa com grafia original no site “Família Medeiros”, de Décio Martins de Medeiros.

 

Autuação

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Chisto de 1896,aos 4 dias do mês de Março, do dito anno, nesta Vila de Campos Novos de Paranapanema em meu cartório autuo o requerimento adiante do curador geral de orphãos; de que fiz esta autuação.Eu, João da Silva Ribeiro, escrivão a escrevi.

 

Fls 2

CNd Paranapanema, 2 Março de 1896

.... Que no dia 3 do mês de Fevereiro passado falleceu no bairro de São Matheus da Frequesia do Monte Allegre desta comarca a viúva de Francisco Martins do Carmo, Anna Rita de Jezus de Medeiros, deixando bens e filhos, sendo um delles alienado, e acha-se no hospício da capital deste estado, de nome Jozé Martins de Medeiros, e estão nesta Comarca Valéria, Casada com Francisco de Paula Nantes, Perciliana, casada com Jozé de Camargo, e Antônia Martins de Medeiros morqador no município de S.Bárbara do Rio Pardo, e como seja preciso proceder à inventário e partilha dos bens deixados pela finada, requer V.E. para que se digne nomear inventariante e mandar que se prossiga até final sentença.

 

Fls 3

.........segundo informações que deram me, a finada tem dois filhos-um mora fora da comarca, e outro acha-se no hospício de alienados. Além desses dois filhos, tem uma filha casada com Francisco de Paula Nantes com a qual morou a finada até falecer. Francisco de Paula Nantes, mora nesta comarca e acha-se hoje nesta Villa, conheço-o, e julgo-o apto para ser o inventariante. É, pois o que tenho a honra de informar-vos.

Campos Novos de Paranapanema,29 de Abril de 1896, O escrivão, João da Silva Ribeiro

 

Fls 4

Certidão

Certifico que nesta Villa,intimei a Francisco de Paula Nantes ?? do despacho em frente; ficou sciente, de que dou fé.C.N.de Paranapanema 29 de Abril de 1896.

O escrivão, João da Silva Ribeiro

(segue o juramento do inventariante supra citado)

 

Termo de falecimento.

No mesmo dia, mês e anno já declarados no têrmo anterior, pelo mesmo inventariante, foi que sua sogra dona Anna Rita de Jesus Medeiros, faleceu no dia quatro de janeiro, do corrente anno, na casa dela inventariante, neste município no lugar denominado São Matheus, sem testamento, tendo sido casado duas vezes, a primeira com José Eduardo, e a segunda com Francisco Martins do Carmo, tendo este também falecido antes da inventariada, não tendo tido filho algum com o primeiro, e com o segundo ficaram os herdeiros seguintes:

 

Fls 5- Rol dos Filhos

1-. Antonio Martins de Medeiros, casado, residente em Santa Barbara do Rio Pardo

2-. José Martins de Medeiros, maior, solteiro, “acha-se no hospício de alienados a capital deste estado...”

3-  Persiliana de Tal, casada com José Camargo, residente nesta comarca.

4- Valéria Martins de Medeiros, casada com ele, inventariante.

Neta

Marciana, de treze para catorze anos, filha do finado Marciano Martins de Medeiros, “nascida no estado de Mato Grosso, no lugar denominado fazenda  ----- em casa de seu tio e tutor Antonio da Silva Chaves.”

 

Bens de Raiz

Em seguida declarou que os bens deixados pela sua finada sogra consistem em duas sortes de terras, nesta comarca, no lugar denominado Laranja Doce, sendo uma fazenda do sapé, legitimada e outra na fazenda da Cabeceira, apenas medida, mas não legitimada, e que nada mais deixou.

(mais adiante às fls 17)

Laudo de avaliação

... Uma sorte de terras pró indiviso na Fazendo do Sapé, legitimada, nas vertentes do ribeirão Laranja Doce, que avaliam por trez contos de réis, 3:000$000 réis

Uma sorte de terras pró- indiviso na Fazenda da Laranja Doce (cabeceiras), ora em divisão judicial,que avaliam por cinco contos de réis 5:000$000 réis.

Campos Novos do Paranapanema 18 de julho de 1912, Joaquim Barboza Filho José Pereira de Abreu Sodré (avaliadores)

 

Fls 6

M. Juiz

Requeiro a nomeação de novo inventariante que venha prestar as devidas declarações, porquanto consta já haver fallecido o nomeado.

Deve ser nomeado um curador para o interdicto, desde que se verifique estar ainda vivo.

Consta ter sido vendida, pelo inventariante o imóvel da Laranja Doce; como é ilegall esta venda dos bens do espólio, requeiro que continue a mesma a figurar no monto, para se proceder em tempo contra quem de direito.

Campos Novos, em 30 de maio de 1911

(C de Paiva Meira) Aux de proc fiscal da fazenda

 

Fls 8

Diz José Candido da Silva, como cabeça do casal de sua mulher Presciliana Martins de Medeiros,nos autos do inventário de sua finada sogra D.a Anna Rita de Medeiros,cujo processo está parado no cartório do Primeiro Officio desta comarca desde 1896,que sendo herdeiro daquella finada,como se vê do termo de fallecimento e declaração de herdeiros nos mesmos autos (salvo o engano contido na declaração de que a herdeira Presciliana é casada com José de Camargo visto ser seu marido o requerente José Cândido da Silva *nota – O requerente é conhecido vulgarmente por José de Camargo, e dahi nasceu o engano) vem requerer a V.Excia prossegmento do inventário com a nomeação do requerente para servir no cargo de inventariante , para o que prestará o necessário compromisso, attendendo-se por essa forma o pedido do representante do fisco .....

 

Do herdeiro Antônio Martins de Medeiros e do Co-Herdeiro Francisco de Paula Nantes, que servia no cargo de inventariante, não há notícia, constando terem fallecido e não se sabendo a residência de seus herdeiros e successores; O herdeiro José Martins de Medeiros, alienado, foi internado no hospício, não se sabendo também se ainda vive;a herdeira Marciana Martins de Medeiros, casada actualmente com José Alves Nantes, mora no estado de Matto Grosso lugar muito remoto;-donte se vê que todos esses herdeiros difficilmente (Fls 9) e com grande dispêndio, cousa que a exiguidade do espório não comportaria .......C.Novos do Paranapanema, 30 de Maio de 1912 como Procurador O Adv.° Antônio Ferreira de Palma.

 

Procuração (fls 10)

Outorgante: José Candido da Silva

Outorgado: Doutor Antonio Ferreira de Palma

Local: fazenda Anhumas de Adão Ferreira de Medeiros, comarca de Campos Novos do Paranapanema

Data: 15-05-1920

Motivo: representa-lo no inventário da sogra Dona Ana Rita de Medeiros, de quem é herdeiro por cabeça de sua mulher Presciliana Martins de Medeiros

 

Fls 12- representação dos demais herdeiros

“...Para representar os herdeiros ou seu sucessores Antonio Martins de Medeiros e Francisco de Paula Nantes ausentes em lugar incerto e não sabido, e para representar a herdeira Marciana Martins de Medeiros casada com José Alves Nantes, ora residentes no longinquo estado de Matto Grosso, no meio na forma da lei, o Dr. Mario Pedro da Silva, curador Geral de orphãos interino, curador a lider,...”

 

Fls 13- 02-07-1912

Termo de compromisso do inventariante José Candido da Silva.

 

Fls 20

Rectificação do rol dos herdeiros por ter passado 16 anos

1- Antonio Martins de Medeiros já fallecido, não se sabendo quantos herdeiros deixou e nem onde moram tais herdeiros;

2- José Martins de Medeiros consta ter fallecido no hospício em que fora internado, e como, entretanto não há absoluta certeza disso, deve o seu quinhão ser adjudicado a elle ou seus herdeiros caso seja fallecido;

3-  Presciliana Martins de Medeiros é casada com o declarante que por engano figura no termo de fls. Com o nome- José de Camargo- por ser mais conhecido por este appellido do que por seu nome próprio, facto, aliás, muito commum neste sertão; deve seu quinhão ser dado em seu nome, como cabeça do casal;

4- Valéria Martins de Medeiros, casada com Francisco de Paula Nantes, vive com seu marido em Matto Grosso.

5- Marciana Martins de Medeiros já maior, casada com José Alves Nantes, também reside em Matto Grosso.

 

Fls 21- Montemor 8:000.000

Repartida pelos 5 herdeiros cabe a cada um 1:418.960

19 de Julho de 1912. Domingos Ursaia

 

Seguem as contas judiciais e partilhas