PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “Felipa de Bulhões”, neste site.

 

 

JOÃO SOARES DE BULHÕES, sargento mor

Testamento e Inventário

e

MARIA ANGELA MACIEL

Inventário

 

Museu da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Transcrito e disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

Juizo de Orfãos

D. Maria Angela Maciel – Falecida

O Sarg. Mor João Soares de Bulhões – Inv.te

Inventario

 

Anno do Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e sete a .... de Fevereiro do dito anno nesta Corte...

 

Diz o Cap.m Bento Pereira de Carvalho testamenteiro de seu sogro o finado Sarg.to Mor João Soares de Bulhões, que havendo o mesmo principiado neste Juizo o inventario de seu Casal por falecimento de sua mulher D. Maria Angela Maciel em 10 de Fever. do corr.e anno, morreo sem o concluir e como seja necessário continuar por morte deste, o mesmo inventario, visto o pouco tempo que mediou, e não havendo alteração alguma, quer o supl. continuar o mesmo inventario com citação dos interessados, adicionado as declarações.

 

Auto de Inventario

Anno do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e sete aos vinte e nove do mês de Maio do dito anno nesta Corte em casa de residência do Desembargador Juiz dos Orfãos Antonio Monteiro da Rocha compareceu o Suplicante Capitão Bento Pereira de Carvalho a quem o mesmo Ministro deferiu juramento  dos Santos Evangelhos e lhe encarregou que debaixo do mesmo desse a inventario os bens que ficaram por falecimento de D. Maria Angelica Maciel e seo marido Sargento mor João Soares de Bulhões tanto dos moveis como dos de raiz, dinheiro, ouro, prata, dividas ativas e passivas, e o mais que a eles pertença, sem sonegar coisa alguma, pena de perjúrio, e de sonegados, declarando o dia do falecimento se com testamento ou sem este, os nomes estados e idades dos herdeiros, e recebido o juramento assim prometeu fazer comandou o mesmo Ministro a fazer este auto que assina com o inventariante.

Eu, José de Souza Coelho que escrevi.

(a) Rocha

(b) Bento Pereira de Carvalho

 

Dias dos falecimentos.

Declarou o inventariante que a primeira Inventariada Dona Maria Angelica Maciel faceleu sem testamento em dez de Fevereiro deste anno, e o inventariado Sargento mor João Soares de Bulhões com testamento em oito de maio deste mesmo anno dos quais ficaram os herdeiros seguintes.

 

Filhos:

D. Anna Luiza de Bulhões casada com ele o Inv.te

D. Maria Especioza de Bulhões casada com o Ten.te José Amancio de Souza Coutinho

D. Clara Augusta de Bulhões casada com o Cap.m Vicente de Souza Coutinho

 

Netos Fls.29 verso – imagem 49

Netos filhos da falecida Marianna Rita de Bulhões que foi casada com o Sarg. Mor Fran.co Antonio Machado Coelho, vivo.

D. Maria Tereza de _______ 18 a.

D. Marianna de__________  14 a.

Fran.co de ______________ 13 a.

 

E por nada mais declarar assina. Eu, José de Souza Coelho escrevi.

(a) Bento Pereira de Carvalho.

 

Avaliações: Escravos, Ovelhas, Moveis de casa, terras, cana, cobre, roupa. moveis de madeira e louça, canavial, casas.

 

Entre os bens de raiz:

Mil seiscentos e quarenta e duas braças de terras com pouco mais de mil braças de fundo partindo por um lado com o Engenho do brejo e pelo outro com o Engenho do Calundu(?) e pela testada com o mesmo Engenho do brejo (...) 19:704$000 rs.

Cem braças de terras de testada no rio Cainaba e fundos no buraco da onça que terão quinhentas braças de fundo, pouco mais ou menos, partem com terras do Padre José da Cruz pelo lado de baixo e pelo de cima com outra data abaixo declarada. 500$000

Quinhentas e vinte braças que fazem testada no mesmo rio Cainaba e fundos thé o alto da serra da tocaia, com mais de dous mil braças de fundo (...) 7:028$000

A data do Engenho com seiscentos e quarenta e duas braças (...) 8:928$000

 

Juntada

Aos 26-1-1828 nesta Corte em meu escritório junto o testamento do inventariado com cinco avaliações de bens a que por parte do inventariante me foi entregue. Eu José de Souza Coelho o escrevi.

 

Testamento:

Eu João Soares de Bulhões achando-me enfermo, mas não de cama, nem perturbado do entendimento juízo, que Nosso Senhor foi servido dar me; faço este meu testamento, e disposições de última vontade, na forma seguinte.

Em primeiro lugar declaro que sou Catolico Romano por Graça de Deus, que nesta fé tenho vivido, e pretendo morrer. Espero salvar minha alma pelos Merecimentos do Nosso Senhor Jesus Christo, e piedade de Maria Santissima, a quem invoco, a quem peço socorro, agora e quando minha alma estiver desatando as prisões da Carne para ir dar contas ao Criador.

 

Declaro que sou natural e Baptizado na Matriz da Villa de São João d’El Rei, Comarca do Rio das mortes: filho legitimo de outro do meu mesmo nome, e de Dona Maria Josefa da Silva Tavares, ambos já falecidos. Sou casado na forma da Igreja com Dona Maria Angelica Maciel; de cujo Matrimonio existem vivos três filhas, que são as seguintes: D. Anna, Casada com o Capitão Bento Pereira de Carvalho = D. Maria, Casada com o Tenente José Amancio de Souza Coutinho = D. Clara, Casada com o Capitão Vicente de Souza Coutinho = outra filha de nome Dona Marianna, Casada com o Sargento Mor Francisco Antonio Machado Coelho, e é falecida, deixou do seu Matrimonio dois filhos, e uma filha, cujos meus três netos, que representam por sua falecida mãe, minha filha, deduzem quatro herdeiros em partes iguais, das duas partes de meus bens; por isso que de minha terça disponho como a Lei me concede, e como adiante farei menção: aliás duas filha e um filho.

Declaro que meu corpo seja amortalhado, ou no habito da terceira de São Francisco de Paula ou de Cavalheiro da Ordem de Christo pois sou professo e meu testamenteiro a este respeito escolherá .. queira bem lhe parecer: sendo porém meu Corpo conduzido

 

Conduzido a elleição de meu testamenteiro, para a minha Ordem terceira, que me dará sepulcro; e se me fará no sétimo dia, na mesma minha Ordem terceira de São Francisco de Paula, um Ofício de Corpo presente, sem pompa maior, porém com decência; e do dia do meu falecimento até o sétimo se mandarão dizer duzentas Missas de Corpo presente de esmola de quatrocentos e oitenta reis, cada uma; ditas na dita minha Ordem terceira, e mais Igrejas; de cujas se apresentarão certidões extraídas dos livros de falecimento das Sachristias: repartindo-se no dia do mesmo ofício trinta mil réis com os pobres mendigos.

Declaro, rogo, e nomeio por meu primeiro testamento a meu Genro o Capitão Bento Pereira de Carvalho: em segundo lugar, e na falta do primeiro, a meu Genro o Capitão Vicente de Souza Coutinho: e em terceiro e ultimo lugar a meu Genro o Tenente José Amancio de Souza Coutinho; e segundo ordem da nomeação, a todos abono quanto em direito posso para entrarem no exercício da minha testamentaria, sem que prestem fiança em Juizo, ou fora dele.

Declaro que no caso de eu falecer nesta Corte, e não aparecerem na mesma meus Genros e testamenteiros, para cuidarem e tratarem do meu enterro e funeral, neste caso autorizo, peço e rogo ao Senhor Capitão Manoel José Ribeiro de Oliveira, e no impedimento deste, ao Senhor João da Costa Pereira, queiram por mercê tomarem a si o trabalho do meu enterro e funeral tão somente, sendo pagos pela conta e documentos , que entregarem a meu Genro e primeiro testamenteiro, para este continuar no cumprimento das demais disposições, que se seguem; e deixo por trabalho que tiver aquele dos dois que nomeio um pelo impedimento do outro, do meu enterro e funeral no sétimo dia, bem como declarado tenho: duzentos mil reis.

Declaro que meu Genro e testamenteiro mandará dizer as Missas seguintes: pela minha alma dez Capelas = duas Capelas pelas almas dos meus Pais, e duas Capelas pelas almas dos meus Escravos; de esmola de cruzado cada uma, mas serão ditas nas Igrejas, que de suas Sacristias digo que dos livros das Sacristias conste estarem ditas as Missas mencionadas.

Declaro que deixo cem mil réis a minha Ordem terceira de São Francisco de Paula; cem mil réis, a Freguesia de Santo Antônio de Jacutinga; e cem mil réis, a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim.

Declaro que deixo a meus netos e netas, quatrocentos mil réis a cada hum que existir ao tempo de meu falecimento.

Deixo a meus afilhados de Baptismo de um e outro sexo, cinquenta mil réis a cada um que existir vivo ao tempo de meu falecimento, e sendo menores, seus Pais receberão o legado.

Deixo a meu compadre Fernando José, cinquenta mil réis, cuja quantia se lhe dará o mais breve possível.

Deixo Às pardas Roza e Mariana, que moram em minha casa presentemente, dezesseis mil réis, por esmola a cada uma.

Deixo ao mulatinho Ludovico, o moleque Eleutério, e muito rogo ao meu testamenteiro, e sua mulher minha filha, que tenham debaixo de suas vistas ao dito Ludovico, dando-lhe boa educação, e pondo-o a aprender algum ofício, para se aproveitar da liberdade que lhe conferi, e do legado do moleque que lhe deixo, dito Eleutério.

(....)

Declaro que minha mulher pela enfermidade de mal de gota com que padece há anos, está reduzida a estado demente, e por isso meu genro e testamenteiro será Inventariante dos bens, e mesmo Administrador dos de sua meação; isto como melhor convirem os mais herdeiros por ser de interesse de todos.

Declaro que deverá haver muito cuidado em rever todos os meus papéis que constam declarações dos que me devem, títulos de terra, documentos a bem das questões judiciais com os confrontantes das terras do casal, e tudo mais, que é interessante.

Declaro que meus testamenteiros e herdeiros sabem quais são os bens do meu casal, e por isso não os especifico, porém al[gum] dinheiro que tenho se a há de achar por minha morte nas [gave]tas da cômoda, ...

Côrte do Império do Brasil em 30 do mês de Janeiro de 1827.

(a) João Soares de Bulhões

 

Abertura - 8-5-1827

Aceitação - 21-5-1827. (a) Bento Per.a de Carvalho

 

Monte:    134:290$093

Despesas   8:317$880

Líquido:  125:972$213

 

Meação da falecida: 62:986$106

Legítima materna: 17:955$814

A cada Neto: 5:985$271

 

Meação do 2º falecido: 62:986$106

Terça: 20:995$368

Dois 3ºs: 41:990$736

 

Legítima Paterna: 12:706$971

A cada Neto: 4:295$657

 

Documento

Certifico que revendo o Livro quinto dos assentos de baptismos de Brancos e libertos desta freguesia, nelle a folhas 206 achei o assento do theor seguinte: Aos 18 dias do mes de Abril de 1812 anos, nesta matriz de Sam Jose do Rio de Janeiro, por já eu ter baptisado em perigo de vida em Casa, pus somente os Santos Oleos a Marianna, inocente, filha legitima de Francisco Antonio Machado Coelho, nautral e baptisado na freguesia de Santa Maria de Ferreiros do Arcebispado de Braga e de Donna Marianna Rita de Bulhoens, natural e batizada nesta freguesia. Foi padrinho Antonio Jose Ribeiro da Cunha, de que fiz este assento = o Coadjutor Luis Marcianno da Silva. Diz a margem: Declaro que nasceo a 27 de dezembro de 1811 - Mendes =

 

4 de Abril de 1832 - Pedido de Emancipação de Maria Theresa de Jesus, filha legitima do Sargento Mor Francisco Antonio Machado Coelho e de D. Marianna Ritta de Bulhões (...).

 

Pag.to a herdeira menor D. Mariana Rita de Bulhões, filha da herdeira falecida do m.mo nome que foi casada com Fran.co Ant.o Max.do Coelho, e neta dos inventariados...

 

Diz o S[argento] M[or] Fran.co Ant.o Machado Coelho como tutor de seu filho Francisco Gregório que ficando a sua ...

 

Diz Fran.co Gregorio de Bulhões Coelho q havendo alcançado sua sent. de Emancipação (...) que se lhe entregue o dr. que lhe pertence, e se acha depositado no Cofre dos Orfãos (...).

 

(...) Certidão do teor seguinte: Bernardo Jose da Silva Veiga, Vigario Collado da Matriz de São Jose desta Corte do Rio de Janeiro etc. Certifico que revendo o Livro 5º dos baptismos de bracos e libertos desta freguesia nele a folhas 290 achei o assento do theor seguinte: Aos 15 dias do mes de julho de 1813 nesta matriz de São José do Rio de Janeiro pus só os Santos Oleos, por ter sido baptisado por mim em Casa, em perigo de vida, a Francisco, inocente, filho legitimo do Capitão Francisco Antonio Machado Coelho, natural e baptisado na Freguesia de Ferreiros Arcebispado de Braga e de Dona Marianna Ritta de Bulhoens, natural e baptisada nesta matris de São José. Avos paternos Francisco José Antunes e Josefa Rosa Machado, Avos maternos o Cap. João Soares de Bulhões natural do Bispado de Mariana, ignora-se a Freguesia, e Donna Maria Angella Maciel, natural e baptisada na Freguesia de Santo Antonio de Jacotinga deste Bispado, foi Protetora Nossa Senhora do Parto, e Padrinho Francisco Pereira de Mesquita, de que fiz este assento. O Coadjutor Lourenço Mendes de Vasconcellos.