PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Família “José Antonio de Araújo”, neste site.

 

 

INÁCIO BOTELHO DE SIQUEIRA

Inventário

 

 

Acervo Judiciário do Arquivo Nacional

Ano Inicial 1804 - Maço 386 - nº 6824

Falecido Inácio Botelho de Siqueira

Inventariante José Botelho de Siqueira

Disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto

 

Rio de Janeiro

Juizo de Órfãos

 

P.D Lionidio Bot.º de Siq.ra da q.ta de 960 em 13 de Mº 1841.

 

Inventário

Ignacio Botelho de Siqueira

José Botelho de Siqueira - Inv.e

 

 

Declarações que faz José Botelho de Siqueira como inventariante dos falecidos seus pais Ignacio Botelho de Siqueira e de Marianna Bernarda de Araújo.

 

Declarou que sua mãe, Marianna Bernarda de Araújo, falecera sem testamento há dez anos, pouco mais ou menos, sem que seu pai em sua vida concluísse o Inventário a que tinha dado principio com partilhas a seus herdeiros.

 

Declarou que o dito seu pai, Ignacio Botelho de Siqueira, também falecera da vida presente sem testamento, sempre conservou em seu poder todos os bens que ficaram por falecimento da dita sua mãe, e com eles adquiriu maior cabedal no giro do seu negocio até o seu falecimento sem que houvesse outros bens de parte alguma.

 

Pela razão acima dita e por se acharem misturados todos os bens, procedeu ele inventariante na avaliação de todos os bens com poder do depositário Ignacio da Luz onde se acham sequestrados por mandado deste Juízo e depositados cujo sequestro se deve apensar ao Inventário para a boa ordem da partilha.

 

Gráfico:

Defunto inventariado Antonio Victor da Silva foi

casado com Emerenciana Bernarda:

Filhos

- Maria, menor

- Victor, menor

 

 

 

Emerenciana Bernarda

c1c Antonio Victor e c2c Innocencio José.

Filhos do 1º matrimônio:

- Maria, menor

Victor, menor

Filho do 2º matrimônio:

- Ignacio, menor, falecido. Innocencio, pai e herdeiro

 

Defunto Ignacio Botelho de Siqueira, seus herdeiros hoje:

1- José Botelho de Siqueira, filho, vivo.

2- Ignacio Botelho de Siqueira, filho, vivo.

3- Mariana Bernarda, filha falecida, e por morte deixou sua filha Maria das Neves, q faleceu menor, e ainda não tem herdeiros habilitados definitivamente, por pender a habilitação na Meza da Consciência.

4- Emerenciana Bernarda, falecida, e foi primeira vez casada com Antonio Victor, de quem teve Maria e Victor, menores; e do segundo matrimônio com Innocencio Jose de Amorim teve Ignacio, q faleceu depois da mãe e é herdeiro seu pai Innocencio José de Amorim.

5- Leonido - filho natural - vivo.

6- Maria, filha natural, falecida e habilitou na mãe Narcisa Perpétua, q depois faleceu e passou a herança a seu filho Leonido, que é o mesmo herdeiro nº 5.

 

Defunta Emerenciana Bernarda e são seus herdeiros os q estão declarados em Nº 4.

Defunto Antonio Victor - são seus herdeiros os filhos do seu matrimônio com Emerenciana Bernarda de nomes Maria e Victor, menores como se disse no Nº 4.

 

Sentença Civil de Justificação para Emancipação passada a favor do Impetrante Leonidio Botelho de Siqueira, filho natural de Ignacio Botelho de Siqueira para seu título e conservação de seu direito e Justiça na forma que abaixo se declara.

 

O Dr. Luiz Fortunato de Brito e Abreu Souza Meneses, Cavalheiro na Ordem de Cristo e Moço Fidalgo da Casa de Sua Magestade Imperial com exercicio no Paço - Juiz de Orfãos e Ausentes no Municipio da Corte Muito Leal e Heroica Cidade do Rio de Janeiro Imperio Constitucional do Brasil. Por Sua Magestade Imperial o Senhor Dom Pedro Segundo.

A todos os Senhores Doutores, Dezembargadores, Provedores [fim da pagina]

[continuação] subscrita por Antonio Caetano da Cruz, atual Serventuario Vitalicio do Primeiro Oficio de Escrivão de Órfãos nesta Corte Por Sua Magestade Imperial e Constitucional o Senhor Dom Pedro Segundo a quem Deos guarde Dada e passada nesta sobredita Corte Imperial e Muito Nobre Leal e Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro Corte Constitucional do Imperio do Brazil nos 29 dias do mes de Novembro do ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1839, decimo oitavo da Independencia do Imperio. pagou-se (-----) desta na forma do novo Regimento do Contador observado neste Juizo a forma e quantia de cinco mil e duzentos reis e de assignatura passada e do selo e chancelaria.

 

Gráfico

Inventariado Ignacio Botelho de Siqueira

Filhos:

- Maria, natural, falecida, mãe Narcisa, falecida - Leonido filho de Narcisa.

- Ignacio Botelho

- Jose Botelho

- Leonido, natural

- Mariana Bernarda, falecida <Maria das Neves, falecida< herdeiro os que se habilitarem e pende no cível.

- Emerenciana Bernarda, falecida. < Maria, menor filha de Victor; Victor filho de Victor, < Ignacio, falecido, filho do 2º matrimônio com Innocencio.

 

Gráfico

Defunto Inventariado Antonio Victor da Silva casado com Emerenciana Bernarda.

Filhos:

- Maria, menor

- Victor, menor

 

Gráfico

Emerenciana Bernarda foi c1c Antonio Victor, e c2c Innocencio José.

Filhos:

- Maria, menor, do 1º matrimônio.

- Victor, menor, do 1º matrimônio.

- Ignacio, menor, falecido, do 2º matrimônio < Innocencio, seu pai e herdeiro.